O próximo Salão de Paris, que abre portas a 14 de Outubro, foi o palco escolhido pela Alpine para revelar o seu futuro SUV coupé eléctrico. No certame da capital francesa, o modelo será assumido ainda como concept (e daí a denominação A390_β), mas, à semelhança do que aconteceu antes com o pequeno A290, passará à produção em série praticamente sem alterações na carroçaria. Tanto mais que este construtor de desportivos do Grupo Renault pretende iniciar a comercialização do novo SUV a bateria em 2025.

Além da foto de perfil, a Alpine não avança com muitos mais pormenores acerca do modelo. Contudo, sabe-se que será construído em cima da plataforma CMF-EV do grupo, a mesma que a Renault utilizou para o Scénic e a Nissan para o Ariya. O construtor adiantou ainda que o A390 será um crossover GT do segmento C, ou seja, com menos de 4,7 metros de comprimento, com a designação “crossover” a implicar que a altura do A390 seja inferior à do Scénic e do Ariya, de forma a garantir que o comportamento do modelo, apesar de ser mais alto do que o coupé A110, será eficaz e desportivo para estar de acordo com os pergaminhos da Alpine.

O A290 é o primeiro eléctrico da Alpine, concebido sobre a base do novo R5

Construir um crossover mais baixo do que os 1,57 m do Scénic ou os 1,66 m do Ariya não será um problema para a arquitectura CMF-EV, que foi concebida para também dar corpo a berlinas e coupés desportivos. A plataforma adapta-se às necessidades do SUV coupé da Alpine, uma vez que permite criar versões com tracção à frente ou às quatro rodas, instalando packs de baterias com uma capacidade de até 87 kWh, no caso do Scénic, ou superior caso a marca decida recorrer a células mais caras e com maior densidade energética.

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