Um homem em liberdade condicional agrediu violentamente, esta tarde, uma Técnica de Reinserção Social da Equipa Algarve 1, no distrito de Faro, com um pé de cabra. A notícia foi confirmada ao Observador por fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Por volta das 16h30, o homem arrombou a porta de entrada usando um pé de cabra e desferiu um golpe na perna da técnica, tendo tentado atingir, sem sucesso, a zona da cabeça.
A PSP tomou conta da ocorrência. Sabe-se ainda que já foram feitas as devidas participações ao Tribunal de Execução de Penas.
Ao Observador, Miguel Gonçalves, presidente do Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, descreveu a situação como “impensável”. Aproveitou também para criticar a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, que acusa de “desconhecer por completo a realidade dos serviços” e de tomar decisões tardias, limitando-se apenas a reagir “sem qualquer proatividade”.
Miguel Gonçalves alerta ainda para os problemas da revisão das carreiras dos profissionais e pede à entidade para tomar medidas. Exige, portanto, que sejam colocados vigilantes a acompanhar os Técnicos de Reinserção Social.