Olá

873kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De verde esmeralda, princesa Amália da Holanda surpreende no Dia do Príncipe

Ao longo dos anos, das ruas às redes sociais, a princesa herdeira tem sido vítima de bullying devido à sua aparência física. Esta terça-feira deu uma lição de glamour.

7 fotos

A última vez que Amália tinha aparecido em público foi com um visual informal, do qual se destacava o casaco cor de laranja, que vestiu para apoiar a equipa de basquetebol neerlandesa nos Jogos Olímpicos de Paris, onde no início de agosto esteve acompanhada pelo rei de Espanha, Felipe VI, a assistir a um jogo. Esta terça-feira, ao deixar ao início da tarde o Palácio de Noordeinde, em Haia, em direção ao Teatro Real, onde decorreu o evento solene de comemoração do Dia do Príncipe, Amália parece ter mudado de postura, mostrando-se agora mais confiante e aparentando até ter perdido algum peso. Acompanhada pelos pais, a jovem princesa deslocou-se ao Teatro Real na Carruagem de Cristal, propriedade da família real, que tem vindo a ser utilizada para este tipo de ocasiões solenes desde há alguns anos.

Esta é a segunda vez que Amália dos Países Baixos se destaca numa data em que a família se reúne todas as terceiras terças-feiras de setembro. Nesta ocasião, ao lado dos pais e da irmã Alexia, apareceu com um vestido verde esmeralda com mangas compridas estilo capa, com abertura lateral e também no peito, da marca Safiyaa.

Amália tem apenas 20 anos, mas pelo papel que virá a ocupar na sociedade neerlandesa já apareceu nas páginas de várias revistas e nem sempre por bons motivos. A filha mais velha dos reis Williem-Alexander e Máxima é a herdeira do trono dos Países Baixos e recentemente esteve a residir em Espanha, um facto que só foi trazido a público durante os discursos dos reis neerlandês e espanhol, Felipe VI, na visita oficial do soberano de Espanha e da mulher aos Países Baixos, no passado mês de abril.

A princesa não se mudou para Madrid por vontade própria, mas sim por sofrer constantemente ameaças da máfia marroquina, que a obrigaram a tornar-se quase reclusa no Palácio de Haia, onde reside com os pais, que tomaram a decisão de sigilosamente enviar a jovem para Espanha, para que pudesse ter uma vida mais tranquila e ‘normal’, ainda que temporariamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em maio de 2022, a Casa Real anunciou que Amália começaria a estudar em setembro desse ano Política, Psicologia, Direito e Economia na Universidade de Amesterdão. Para estar mais perto da faculdade, a princesa chegou a viver na capital do país, numa residência com outras estudantes, mas essa mudança durou pouco, uma vez que novas ameaças da máfia fizeram a Casa Real temer pela sua segurança, obrigando-a a regressar a Haia e passar a estudar em à distância, tal como aconteceu durante os tempos da pandemia.

Mas nem só com a máfia sofria a princesa. Durante grande parte da adolescência e já no início da idade adulta, Amália tem sido alvo de bullying, recebendo comentários negativos constantes pela aparência física. “Esta é a princesa mais gorda que já vi”, “como é que vai governar bem se nem sequer sabe cuidar dela própria?” ou “uma miúda que está gorda, obesa”, são alguns comentários que estão presentes num entre vários vídeos que circulam no TikTok sobre a princesa e representam apenas três dos muitos comentários negativos que Amália foi ouvindo ao longo da vida devido à sua aparência física.

@upso.showbiz Critican a la princesa de #Holanda por su peso #entretenews #realeza #paisesbajos #amaliadeorange ♬ sonido original - upso.showbiz

Já durante a visita de Estado que a princesa fez às Caraíbas com os pais em fevereiro de 2023, o Express falava sobre a frequência com que Amália era vítima de bullying por causa do peso. O tema era frequentemente comentado também no Twitter, havendo no entanto quem defendesse a princesa. “As pessoas que estão a envergonhar a princesa Amália dos Países Baixos são as mesmas que envergonham a princesa Catherine [Kate Middleton] porque ela é demasiado magra e não tem curvas. Essa é a realidade nesta rede social, as pessoas odeiam que estejamos contentes connosco próprios e que nos amem pelo que somos”, referia o tweet.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.