A aplicação para telemóveis Navegante, que permite aos utilizadores da área Metropolitana de Lisboa carregar os seus passes de transportes públicos, esteve esta segunda-feira sob um “ataque informático massivo” que está ainda a causar fortes perturbações na utilização do sistema.

A informação foi confirmada através de um comunicado divulgado no site da plataforma Navegante, controlada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), empresa responsável pelo sistema de passes que abrange os vários transportes públicos que operam na capital portuguesa.

“Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados”, lê-se ainda na nota.

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Fonte da Polícia Judiciária confirmou, entretanto, que está a investigar o caso.

Ao Observador, fonte da TML explicou que houve uma “tentativa de acesso a dados” dos utilizadores e que o site da plataforma, uma vez que não tem uma área privada, continua a funcionar normalmente.

A mesma fonte confirmou que logo na segunda-feira foi feita uma participação às autoridades e ativado o protocolo previsto para estas situações.

Neste momento, os resultados do ataque informático estão a afetar apenas a aplicação — embora na segunda-feira tenha chegado a haver constrangimentos nas lojas onde os cidadãos também podem carregar os passes.

Uma vez que se trata não só do início de um novo mês, mas também de uma altura após as férias do verão marcada pelo arranque de um novo ano letivo, a afluência às lojas também costuma ser maior nesta época, acrescenta ainda fonte da TML.