Cerca de 600 estudantes universitários, de 20 nacionalidades, participam este ano no European Rocketry Challenge (EuRoC), concurso europeu de lançamento de foguetões que começa na quinta-feira em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

A iniciativa, que vai na 5.ª edição, é promovida pela agência espacial portuguesa, Portugal Space, e, além do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, decorre também no campo militar de Santa Margarida, em Constância, distrito de Santarém, prolongando-se até 15 de outubro.

Em comunicado, a organização indicou esta quarta-feira que o EuRoC, “a única prova do género na Europa”, que desafia jovens europeus a lançaram os seus foguetões, reúne este ano “cerca de seis centenas de jovens universitários de vários países europeus”.

Os participantes, de 20 nacionalidades e distribuídos por 25 equipas universitárias, vão competir entre si em lançamentos de foguetões que alcançarão entre os três e os nove quilómetros de altitude, segundo a Portugal Space.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os foguetões, pensados, desenvolvidos e construídos pelos jovens, “podem ultrapassar os 10 metros de comprimento”, adianta o comunicado.

Nesta edição, “pela primeira vez na história da competição” vai estar presente uma equipa australiana.

Portugal estará representado com uma equipa do Instituto Superior Técnico e outra da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Segundo Marta Gonçalves, gestora de programas educativos da POrtugal Space, o EuRoC “oferece um ambiente único para o desenvolvimento de tecnologia e o fortalecimento de colaborações internacionais” e “impulsiona não só o futuro de Portugal no espaço, mas também contribui para o avanço da Europa neste setor estratégico”.

A cerimónia de abertura da competição está marcada para as 11h00 de quinta-feira, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, enquanto os lançamentos dos foguetões estão agendados para o Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, a partir do dia seguinte.

A agência espacial portuguesa destacou que a iniciativa pretende “fomentar sinergias entre a academia e a indústria aeroespacial, procurando a promoção do setor, assim como a inovação e a competitividade, contribuindo para a captação de talentos e criação de empregos altamente qualificados” e que serve de “plataforma para o desenvolvimento de competências técnicas e incentiva uma cultura científica e inovadora entre os jovens, alargando a base de futuros profissionais e fortalecendo os meios que garantirão a sustentabilidade do setor aeroespacial em Portugal”.

A “prova do sucesso” do EuRoC como “rampa de lançamento para o crescimento do ecossistema espacial português” é a criação, desde a 1.ª edição do evento em 2020, “de várias equipas de ‘rocketry’ nas universidades portuguesas”, argumentou.

A iniciativa é apoiada pelo Exército Português e pela Câmara de Ponte de Sor, que também promove, entre quinta-feira e sábado, no aeródromo municipal, a edição deste ano da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit.