Há cerca de três anos que ninguém conhecia o paradeiro de Tom Philips e dos três filhos. Até esta terça-feira, quando foram divulgadas filmagens do grupo no meio da natureza selvagem da Nova Zelândia, avança a 1News. Imagens registadas por caçadores na semana passada que caminhavam por terras agrícolas perto de Marokopa, a cerca de 3 quilómetros de Waikato, de onde Phillips fugiu com as crianças, mostram o grupo.
As imagens, consideradas “credíveis” pela polícia, mostram o pai, com uma longa barba e uma espingarda e Jayda, de 11 anos, Maverick, de 9 e Ember, de 8. Todos levavam grandes mochilas às costas.
“Esta é a primeira vez que as três crianças são vistas, o que é uma informação positiva e tranquilizadora para toda a família”, referiu o inspetor da Polícia, Andrew Saunders. Mas as buscas continuam a ser um desafio para as forças policiais porque Tom está a ser ajudado por pessoas e conhece bem o terreno, lamentou um detetive ouvido pela 1News.
A private investigator who has himself been out searching the bush for Marokopa fugitive Tom Phillips says it remains challenging for police to locate him because he knows the terrain well and is being helped by people. https://t.co/jsXZ3bmjcN
— 1News (@1NewsNZ) October 9, 2024
O The Guardian noticia que a fuga se deu depois de um conflito entre Phillips e a mulher. A mãe das crianças considerou as ações de Tom equivalentes a abuso, negligência e abandono, acrescentando que os filhos “não merecem a vida que lhes está a ser proporcionada neste momento”. Citada pela 1News, a mãe referiu ainda que o que Phillips “está a fazer não é correto. Não é correto dividir e conquistar. Não é correto isolar e controlar”.
[Já saiu o segundo episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]
O pai das três crianças não tem a custódia legal dos filhos e é procurado desde que desapareceu, em dezembro de 2021 pela polícia há três anos que emitiu também um mandado de captura relacionado com roubo agravado e posse ilegal de uma arma de fogo. Em novembro de 2023, câmaras de vigilância filmaram aquele que se julga ser Tom Phillips e um dos filhos a partir o vidro de uma loja.
John McOviney, avô de um dos caçadores que avistou agora Phillips e as crianças, contou à 1News que o neto considerou que as crianças estavam “de boa saúde”, não duvidando que as filmagem mostram o pai fugitivo e os filhos: “Não se veem muitos adultos com três filhos a andar com mochilas às costas na zona de Marokopa sem juntar os pontos, pois não?”.
No início deste ano, foi oferecida, ainda que sem sucesso e apenas durante duas semanas, uma recompensa de 80 mil dólares (cerca de 73 mil euros) por informações que levassem ao regresso das crianças em segurança.
Texto editado por Dulce Neto