Não foi propriamente uma novela, nem chegou sequer a ganhar dimensão de capítulo, teve um início e um fim que durou apenas 24 horas. Após a apresentação do Orçamento do Estado para 2025, que começou no Ministério das Finanças pouco depois das 16h, não demoraram a surgir várias vozes críticas no setor do desporto perante o cenário desenhado, que baixava em 16% o montante para o setor em comparação com 2024. As críticas passaram a conversações, as conversações sobretudo internas analisaram a situação para a correção de um “erro”, tudo mudou esta sexta-feira com um cenário diferente do que estava previsto e que vai ao encontro das explicações no Relatório do Orçamento de Estado que tinha sido apresentado.

A “esperança real” para corrigir o “mais do mesmo”: setor do desporto acredita que verba será revista ainda neste Orçamento

“Na área do desporto, o Governo pretende com o Plano de Desenvolvimento do Desporto Nacional, conciliar uma atividade desportiva regular, eventualmente de âmbito associativo ou de clube, com o sucesso académico. Este caminho reconhece que a prática desportiva permite obter benefícios do ponto de vista formativo e de saúde relevantes e de longa duração, além de promover a integração dos jovens nas suas comunidades. Quando o desempenho dos jovens seja compatível com o alto rendimento, o reforço das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento permitirá o desenvolvimento de carreiras duais, com uma componente desportiva e formativa forte e articulada no quadro do estatuto do alto rendimento”, explica a página 53. Mais tarde, a página 211 fala de novo no desporto em Portugal para salientar o “reforço do investimento, dado o contexto desportivo internacional, aproximando-o da média da União Europeia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, e em vez dos 42,5 milhões de euros que representavam um montante 16% abaixo do que tinha sido disponibilizado em 2024, o atual Orçamento do Estado para o desporto passou agora para 54,5 milhões de euros, o equivalente a mais 8,3% do que tinha sido praticado no último ano, que coincidia com Jogos.

“Na elaboração do Orçamento do Estado para 2025, houve uma inconsistência na classificação dos valores afetos ao Desporto por parte de algumas entidades. Nesse sentido, o valor ontem [quinta-feira] divulgado para o Desporto, no Relatório do Orçamento de Estado para 2025, entregue na Assembleia da República, não corresponde à real dotação do Governo nesta área fundamental para os portugueses”, começa por assumir o gabinete do ministério dos Assuntos Parlamentares num comunicado divulgado esta tarde.

OE2025. Verba para desporto baixa 16% para 42,5 milhões de euros

“Esse valor está a ser corrigido, pelo que nos cumpre informar que o montante afeto ao Desporto, para 2025, corresponderá a 54,5 milhões de euros (e não 42,5 milhões de euros). Tal representa uma subida de 8,3 % face ao valor que consta do Orçamento do Estado para 2024″, acrescenta a mesma nota do ministério dos Assuntos Parlamentares, que manteve no seu organograma a tutela do Desporto.