A subida do tom no discurso de André Ventura e do Chega nos últimos dias tem naturalmente explicações portuguesas, mas não deixa de criar algumas perplexidades se pensarmos que o partido se integra numa família política europeia e muitas das suas posições estão alinhadas com o discurso de partidos como o espanhol Vox, a italiana Lega ou a francesa União Nacional. Mas nem sempre. As semelhanças entre os discursos e as práticas dos diferentes partidos da chamada direita radical europeia nem sempre são fáceis de compreender e nem sempre é fácil fazer comparações entre o nosso Chega e alguns dos seus parceiros europeus. No Contra-Corrente vamos tentar perceber melhor estas semelhanças e diferenças e também porque é que estes partidos continuam, por regra, a crescer eleitoralmente.

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; em 88.1 no distrito de Aveiro; 92.6 no distrito de Santarém e 94 fm na região de Leiria. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR