O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta terça-feira acreditar que o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) vai ser viabilizado e que, na área de habitação, reflete um consenso geral.

“Sou um otimista militante e acredito que [o OE2025] vai ser viabilizado”, afirmou Miguel Pinto Luz, no discurso de encerramento da conferência “Aceleração da construção da habitação”, promovida pelo Grupo Casais, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, à chegada, o governante tinha já transmitido o otimismo quanto à viabilização do documento, após ter sido também questionado sobre se há margem do Governo para negociar na especialidade.

“Acho que é um orçamento de consenso geral e é isso que é preciso na habitação, é um problema que deve ter de nós todos um consenso”, respondeu Pinto Luz.

O Governo entregou, na quinta-feira, no parlamento, a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A proposta ainda não tem assegurada a viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31, no parlamento.

Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.

OE2025: Bom para o Governo, mau para o país