A Força Aérea promoveu na segunda-feira a primeira mulher oficial ao posto de major-general das Forças Armadas, divulgou esta terça-feira o ramo, destacando o “ato histórico” na instituição militar.
“A cerimónia, que decorreu no Estado-Maior da Força Aérea, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, representando mais um ato histórico na instituição militar ao ser promovida ao posto de Major-General a engenheira Aeronáutica Ana Baltazar”, lê-se num comunicado.
De acordo com a Força Aérea, a agora major-general Ana Baltazar ingressou no quadro permanente daquele ramo em 1991, na especialidade de Engenharia Aeronáutica.
[Já saiu o quarto episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts e no Spotify. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro.]
Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções, destacando-se a “docência na Academia da Força Aérea, as funções de representante do Comando da Logística da Força Aérea na OGMA, Adida de Defesa em Berlim e a de Subdiretora da Direção-Geral de Política da Defesa Nacional, cargo que exerce atualmente”.
No comunicado é lembrado que a Força Aérea “foi o primeiro ramo a incorporar mulheres nas suas fileiras”, tendo atualmente uma representação de 21% de militares do género feminino no efetivo, “a percentagem mais alta das Forças Armadas”.