O RN24 ainda não é um veículo que a Hyundai projecte vender, uma vez que se trata apenas de um “carro-laboratório” que serve para desenvolver novas soluções e tecnologias para futuros modelos. Mas, a avaliar pelas imagens, não lhe faltam argumentos para divertir mesmo os condutores mais exigentes.

Nem todos os veículos propostos pelos construtores são automóveis racionais, destinados apenas a transportar os clientes do ponto A para o ponto B, uma vez que visam igualmente dar gozo a quem os conduz, transmitindo emoção e, por vezes, sensações próximas de carros de competição. A Hyundai parece estar a preparar a sua mais recente proposta deste tipo, que denomina RN24.

3 fotos

Com a apresentação do Hyundai 5 N, o desportivo eléctrico da gama que além de mais potência e um comportamento mais acrobático, oferece ainda a capacidade de roncar como se possuísse um motor a combustão, o construtor sul-coreano está pronto a voltar a surpreender. Só que, desta vez, não se sabe ainda o que a marca está a preparar, uma vez que apenas se conhece um protótipo, apresentado como um “carro-laboratório” internamente designado RN24.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Usufruindo das vantagens, em matéria de versatilidade, de possuir um chassi tubular, associado a um roll-bar similar a um carro de competição, o RN24 destina-se a testar a base para um modelo eléctrico, pequeno e desportivo. Apesar do aspecto compacto, que pelas fotos não parece ultrapassar em muito os 4 metros, o curioso modelo/laboratório consegue incluir o mesmo pack de baterias do Hyundai 5 N, com 84 kWh de capacidade bruta. Os dois motores, um por eixo, mantêm a potência do 5 N, ou seja, 650 cv, fruto de montar um motor com 238 cv à frente e 412 cv atrás. Um valor impressionante para um veículo alimentado por bateria com somente 1905 kg.

Associado a esta mecânica e à bateria de 84 kWh, o RN24 adopta suspensões derivadas dos modelos WRC, no caso da Hyundai, o i20 Rally Car, o mesmo que brilha no Campeonato do Mundo de Ralis. Além das suspensões de competição, este RN24 possui um Rally Mode, que reproduz o controlo de binário no motor do i20 N do WRC, para melhorar o comportamento e optimizar a diversão de quem está ao volante. E até o roncar do Hyundai 5 N foi melhorado, com Manfred Harrer, vice-presidente executivo de Inovação e Alta Performance a garantir que “o RN24 é a prova das nossas ambições arrojadas para o futuro”.