Três pessoas foram detidas durante uma operação conjunta da GNR e da Autoridade Tributária e Aduaneira, em que foram apreendidos 25 automóveis, uma mota, 17.380 cigarros e três quilos de tabaco, foi esta sexta-feira anunciado.
A operação “NETWORK VI” decorreu na quinta-feira em várias estradas do país e envolveu 366 inspetores da Autoridade Tributária e 503 militares da GNR, de todos os distritos e das regiões autónomas dos Açores e Madeira e a Unidade de Ação Fiscal.
Em comunicado conjunto, as entidades responsáveis por esta ação precisaram que os veículos de transporte de mercadorias foram o alvo preferencial para fiscalização, mas também automóveis ligeiros.
O objetivo foi controlar o cumprimento das normas relacionadas com documentos de transporte e faturação de mercadorias sujeitas a impostos especiais sobre o consumo, designadamente sobre os produtos petrolíferos e energéticos, tabaco, bebidas alcoólicas e IVA, bem como “a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira” em circulação no território nacional.
Foram inspecionados 8.839 veículos e detidas três pessoas, duas por condução sem habilitação legal e uma por condução sob o efeito do álcool.
As autoridades elaboraram um auto de notícia por falsificação de documentos e levantaram 347 autos de notícia por infrações fiscais e aduaneiras, além de 443 autos por infrações diversas à legislação rodoviária, condições do trabalho e ambiental.