O Presidente da República dirigiu-se na noite de sábado ao Teatro da Trindade, quando soube que o mesmo tinha sido evacuado após um incêndio num edifício contíguo. Foi questionado pelos jornalistas sobre as manifestações deste domingo e elogiou a “serenidade” com que decorreram, esperando semelhante tom neste domingo, dia em que se realiza o funeral de Odair Moniz.

Após ter enviado condolências à família, Marcelo foi questionado se iria ao funeral: “Em princípio, nessas circunstâncias não quero intrometer-me num momento importante da vida daquela família.” Ainda assim, desejou que a cerimónia possa decorrer num “ambiente de serenidade”.

Quanto às duas manifestações deste sábado, o Presidente revelou que esteve sempre informado sobre o que se passava em Lisboa, a partir de Oliveira de Azeméis, onde esteve este sábado.

Fotogaleria. Vida Justa e Chega: duas manifestações em simultâneo, o mesmo tema, mas perspectivas diferentes

Sobre a investigação em si, limitou-se a dizer: “O que está a ser investigado, está a ser investigado. A investigação judicial no nosso Estado de Direito democrático obedece a regras, as instituições irão funcionar.”

À noite, Marcelo Rebelo de Sousa tinha estado a assiastir a uma peça, no Teatro Aberto. Ainda assim deslocou-se até ao Chiado quando foi informado do incêndio que estava a acontecer na zona da Trindade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR