A Câmara de Chaves restabeleceu as comunicações telefónicas, afetadas após um ciberataque na semana passada, mas mantém-se sem acessos informáticos e condicionada no atendimento ao público, informou esta segunda-feira.
O município do norte do distrito de Vila Real foi alvo de um ataque informático malicioso na quarta-feira que comprometeu, de “forma severa”, o normal funcionamento dos serviços municipais.
Câmara de Chaves alvo de ciberataque que afeta serviços e atendimento ao público
Esta segunda-feira, em comunicado, a autarquia fez um ponto de situação após o ciberataque e salientou que os serviços estão a efetuar todos os esforços para garantir os serviços mínimos de resposta aos cidadãos, tendo já esta segunda-feira restabelecido as comunicações telefónicas, que possibilitam uma primeira resposta de proximidade aos cidadãos.
No entanto, ressalvou que se “mantém sem acessos informáticos e, por esse motivo, condicionada, de forma severa, designadamente nas áreas administrativa e de atendimento ao munícipe”.
A câmara disse ainda que “continua a laborar, de forma intensa, para a célere resolução do incidente, lamentando os transtornos causados e apelando, mais uma vez, à compreensão de todos os munícipes, sendo que, neste momento, ainda não existe uma data previsível para a reposição dos serviços”.
O município de Chaves foi alvo de um ataque informático malicioso, na quarta-feira, cuja dimensão ainda se encontra a ser avaliada pelos serviços municipais e por uma entidade externa especializada, e, em consequência, os serviços da autarquia encontram-se sem acessos informáticos e com condicionamento severos na sua capacidade de resposta.