758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Serviços De Informações

Serviços De Informações

Espiões também receberam aumento no final do ano

Os trabalhadores do Sistema de Informações foram aumentados quando foi atribuído suplemento aos agentes da PJ. Observatório de Segurança Interna explica que carreira não era revista há 32 anos.
Serviços De Informações

Caso Galamba "não ajuda à imagem do SIS"

Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna defendeu "serviços essenciais ao Estado" e garantiu que, entre diretores e secretária-geral, não existem "jogos partidários".
Noticiário

3h. PAN quer comissão para fiscalizar as secretas

Foi apresentado hoje um projeto de lei que pretende impedir antigos primeiros-ministros, ou ministros de algumas pastas, no Conselho de Fiscalização das secretas.
Noticiário

10h. CPI. Sindicato lamenta questões por resolver

O presidente do SNPVAC, Ricardo Penarroias, defende que o fundamental a discutir ficou para segundo plano. Ainda neste jornal, as contradições e dúvidas que ficaram dos três meses da CPI à TAP.
Noticiário

14h. Atuação do SIS. PS acusa PSD de estar confuso

É a resposta dos socialistas às 15 perguntas endereçadas pelo PSD. Ainda neste jornal, as declarações do PR sobre a atuação das secretas no incidente no Ministério das Infraestruturas.
PGR

PGR confirma que está a investigar ação do SIS 

Procuradoria-Geral da República confirma que está a investigar a ação dos Serviços de Informações de Segurança na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.
Serviços De Informações

Uma democracia sob suspeita

A última coisa que Portugal precisava, mas também este governo, era da suspeita de que um serviço de inteligência ultrapassou as suas competências e atuou como uma polícia criminal.
Noticiário

14h. Galamba. PSD volta a exigir explicações

Em causa estão as declarações do Diretor do Serviço de Informações de Segurança, numa audição à porta fechada ontem à noite. Ainda neste jornal, Benfica pode ser campeão já este fim-de-semana.
Governo

Palarva dada é palarva honrada

As palavras mudam de sentido como as larvas se transformam em borboletas. A CEO responder ao convite “queres vir à reunião?” com um “quero” passa a significar que ela é que se propôs participar.
Serviços De Informações

"O Conselho de Fiscalização do SIRP não é idóneo"

Constitucionalista Teresa Violante censura parecer do Conselho de Fiscalização do SIRP que atestou legalidade da ação do SIS e contesta o facto de ex-adjunto de Galamba não ter sido ouvido.
TAP

Missão improvável

A defesa da Nação face ao fascismo implica a defesa de quem a representa, o Governo; e a defesa do Governo face ao fascismo obriga à defesa de quem o sustém, o Partido. Cautela com o fascismo.
Serviços De Informações

Das nada secretas operações da secreta

O ministro Galamba, talvez para sacudir a culpa, matou o carácter “confidencial” da operação, tornando-a aberta e assumidamente ilegal, colocando um selo oficial sobre a “politização” do SIS.
Terrorismo

SIS: "Europa está preparada para o terrorismo"

O Serviço de Informações de Segurança salienta a preparação da Europa para enfrentar o terrorismo. O diretor Adélio Neiva da Cruz enaltece o desafio de "lone-actors", radicais convertidos online.
Serviços De Informações

Bem nascida segurança da lusitana antiga liberdade

Não podemos continuar a fingir que somos um estranho ou predestinado oásis de segurança neste mundo cada vez mais variável e perigoso.
Serviços De Informações

A saciedade de informação

Um dos protagonistas da infeliz reforma dos serviços de informações em 2004 foi o actual Secr. Ger. de Segurança Interna – que tanto se empenha agora no controlo directo das informações policiais.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: secretas devem ser isentas

Augusto Santos Silva defendeu a preservação da confidencialidade e até secretismo dos serviços de informações e considerou estes órgãos como "estritamente indispensáveis" à democracia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O caso de Setúbal é segredo?

Convenientemente, fica tudo no segredo dos deuses e ficamos sem perceber para que servem as informações dos serviços secretos.
Noticiário

16h. Clientes da Vodafone queixam-se à DECO

O principal conselho passar por documentar todas as falhas do serviço. Ainda neste jornal, o arquivamento do inquérito à morte da criança de 6 anos no Hospital Santa Maria.
Educação

Literacia mediática "fundamental para democracia"

"Quando estamos a trabalhar literacia mediática, estamos a pôr nas mãos de cada aluno um instrumento fundamental para a preservação da democracia", disse o secretário de Estado Adjunto e da Educação.
NOS

NOS vai ao 5G mas reduz investimento

Miguel Almeida falou à Lusa numa altura em que decorre o prazo para as candidaturas do leilão de quinta geração (5G), cujo regulamento elaborado pelo regulador Anacom tem sido amplamente criticado.
Hong Kong

China persegue apoiantes de Hong Kong em Fátima

Cerca de 200 líderes políticos e religiosos estiveram reunidos em Fátima. Elementos da embaixada chinesa terão tentado condicionar a presença de três participantes críticos do regime de Pequim.
Secretas

"Secretas" precisam de pessoal e de meios técnicos

O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações defende que as "secretas" precisam de um reforço de meios técnicos e humanos. O Conselho já tinha alertado para a mesma necessidade em 2016.
Serviços De Informações

Metadados. Falta portaria para acesso das secretas

A lei que daria às secretas acesso aos metadados portugueses já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto mas falta a portaria do Governo para que entre em vigor.
Assalto em Tancos

Tancos. SIS só soube do roubo pelas notícias

O secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, admitiu que soube do roubo de armamento de Tancos pelo SIS. E que o SIS só soube do mesmo pela imprensa no dia seguinte.
Serviços De Informações

Espiões “preocupados” com escolha de novo chefe

Primeiro-ministro ainda não indicou um nome ao Parlamento. Audição do secretário-geral pelos deputados é obrigatória, mas já só deverá ser feita depois de os trabalhos serem retomados.
Serviços De Informações

Apreensão nas "secretas" com nome de Pereira Gomes

Episódios que envolvem o embaixador chamado por António Costa para os serviços de informações estão a ser recebidos com reservas. Primeiro-ministro mantém o apoio.
Serviços De Informações

O diplomata errado para a cúpula secreta

A actuação de José Júlio Pereira Gomes em Timor foi contrária aos objectivos da Missão que chefiava, afectou os interesses portugueses, prejudicou os desejos do povo timorense e colocou em risco vidas
CDS-PP

CDS quer retirar nacionalidade a terroristas

O CDS vai avançar com um pacote legislativo onde defende a retirada da nacionalidade aos cidadãos portugueses condenados por terrorismo e o acesso das secretas aos metadados das comunicações.
Espionagem

Antigo espião até quer vender serviços ao Estado

Ex-espião deseja que a sua empresa venda serviços de informações ao Estado, como os operadores privados norte-americanos fizeram no Iraque. Ruben Ribeiro foi do SIED mas nem chegou a quadro dirigente.
Secretas

Ex-espiões criam empresa para vender informações

"Conseguimos em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", garante um dos fundadores ao DN. Vendem serviços de Intelligence para ajudar políticos e empresários a "neutralizar ameaças".
Serviços De Informações

Costa rejeita preocupação com as "secretas"

O primeiro-ministro considerou que a detenção de um funcionário do SIS (Serviços de Informações de Segurança) resultou de uma "cooperação exemplar" entre autoridades judiciárias e policiais e rejeitou qualquer preocupação face ao funcionamento das "secretas".
Provedor de Justiça

Provedor analisa utilização de detetor de mentiras

Queixa de espião sobre utilização de detetores de mentiras nas secretas leva Provedor de Justiça a investigar a utilização destes aparelhos nas secretas.
Justiça

Secretas. Depoimento explosivo abre investigação

Ex-diretor operacional afirmou no julgamento de Silva Carvalho que as secretas fazem escutas ambientais com o conhecimento e autorização das chefias. Extração de certidão leva a nova investigação.
Operação Labirinto

Vistos Gold. Defesa de Figueiredo tenta libertação

O principal arguido do processo Vistos Gold está preso desde novembro de 2014 enquanto que as certidões extraídas contra dois juízes e um procurador-geral adjunto foram arquivadas em maio e junho.
Tribunal Constitucional

Secretas. Cavaco envia para o TC novo regime

Novo regime permitiria aos agentes dos serviços de informações do Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) o acesso a metadados.
Serviços De Informações

Escúchame!

Portugal é o único país europeu que não autoriza os Serviços de Informações a fazer escutas ou interceptar outras comunicações. Esta condição não nos deixa mais democráticos, mas sim mais vulneráveis
Secretas

Pertence à maçonaria? Nem sim, nem não

Neiva da Cruz foi indigitado pelo primeiro-ministro para o cargo de diretor do SIS. Mas antes, teve de passar pelo crivo dos deputados, que quiseram saber se pertence à maçonaria. Resposta foi vaga.
Secretas

Fiscalização chama dirigentes das secretas

Conselho de Fiscalização marcou reuniões para os próximos dias, para tirar conclusões sobre a "limpeza informática" feita pelo diretor do SIS ao gabinete de um agora suspeito no caso dos vistos Gold.
Serviços De Informações

SIS admite limpeza eletrónica "fora de expediente"

O SIS confirmou hoje ter estado no Instituto de Registos e Notariado a fazer "uma limpeza eletrónica", a pedido do presidente desta entidade, "fora do horário de expediente".
Vistos Gold

Diretor do SIS de saída, Passos procura substituto

Horácio Pinto está de saída do SIS, regressando à magistratura. Primeiro-ministro procura substituto e exclui o número dois. Objetivo: escolher alguém sem relações com a maçonaria.
Vistos Gold

Chefe do SIS apanhado no caso dos vistos Gold

Horácio Pinto foi fotografado pela PJ a ajudar um dos detidos esta semana, procurando escutas judiciais a pedido do suspeito, diz o jornal Expresso. Rede de conhecimentos alarga-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.