Desta vez é inevitável fazer um destaque particular: a estreia de Dune: Prophecy. Em causa não está só a extensão do universo de Dune — depois dos livros, os filmes e agora o streaming — mas também o surgimento daquilo que mais próximo existe por estes dias do conceito Guerra dos Tronos. Não é fantasia, é ficção científica, mas a conjugação de um universo robusto e uma insaciável sede pelo poder podem fazer destes seis episódios o início de algo que estaremos a falar nos próximos anos. Ou não, logo veremos.
Mais para o final da semana, regressa a dupla Mike Schur e Ted Danson. Schur vestiu Danson de Deus em The Good Place, uma das melhores séries de comédia ligeira da última década (e não fique ofendido com o ligeiro, é o que é e é muito bom), e agora quer tirar um homem da reforma para o meter a trabalhar como agente infiltrado. Estamos muito expectantes para começar a rir com isto.
“Dune: Prophecy”
Max, segunda-feira, 18 de novembro
É um salto para um novo formato e é também um pulo no tempo. Embora Dune: Prophecy não seja a primeira adaptação do universo de Frank Herbert para a televisão, é o começo de uma visão mais global, de uma tentativa de criar aqui algo mais extenso que adense detalhes. O que podemos esperar? Uma viagem de mais de dez mil anos para o passado, a explicação da fundação das Bene Gesserit (aquelas mulheres vestidas de negro que são uma combinação de bruxas com marionetistas) e das lutas e rivalidades de poder entre os diversos clãs de Dune. É uma série que criará o chamado “mixed feelings”, mas isso poderá ser algo de bom, como explicamos aqui.
“Families Like Ours”
TVCine Edition/TVCine+, terça-feira, 19 de novembro
Sempre que se fala do hoje e do ambiente, também se fala da mania de que há uma agenda. A agenda de Thomas Vinterberg é a de estimarmos aquilo que temos, para não o perdermos. E não tem a ver só com o planeta, mas com a nossa cultura, as raízes, onde vivemos. Por isso, imaginou uma Dinamarca que está prestes a ser tomada pelos níveis do mar e uma população que se tem de dispersar. Não é ficção científica e os alarmes soarão de forma diferente na cabeça de cada um. O que é igual é a questão que permanece logo desde os primeiros diálogos de Families Like Ours: o que conseguimos ceder hoje para não ter de ceder amanhã?
“Os Segredos de Chinatown”
Disney+, terça-feira, 19 de novembro
Jimmy O. Yang ganhou alguma notoriedade como personagem secundária em Silicon Valley e, desde então, tem participado numa miríade de séries, em papéis secundários ou a dar voz a personagens, especiais de comédia e até filmes. O papel principal surge agora em Os Segredos de Chinatown, série criada por Charles Yu e com Taika Waititi na lista de produtores executivos, sobre um ator que decide levar os seus papéis de polícia para a vida real — daí até começar a descobrir uma série de coisas interessantes no submundo de Chinatown vai muito pouco. Uma comédia, pois, que pode ser uma bela surpresa. Os dez episódios estarão logo disponíveis na estreia.
“Landman”
SkyShowtime, quarta-feira, 20 de novembro
Ainda na semana passada falávamos da estreia da segunda parte da quinta temporada de Yellowstone e, esta semana, estreia mais uma série saída da indústria Taylor Sheridan. É a América que conhecemos de outras produções que o homem tem lançado, mas desta vez com um grupo de magnatas que gostam de mudar o rumo das coisas (com os seus negócios de petróleo e os seus milhares de milhões). Com Billy Bob Thornton, Demi Moore, Jon Hamm, Ali Larter e Jacob Lofland.
“Cruel Intentions”
Prime Video, quinta-feira, 21 de novembro
O romance do século XVIII de Pierre Choderlos de Laclos é um daqueles clássicos que já teve várias vidas em vários média e, no cinema, já conheceu mais versões do que aquelas que se podem contar com os dedos de uma mão. A Amazon Prime Video gosta de pegar em clássicos e dar-lhes uma boa volta para aguçar o interesse dos adolescentes. Esta é mais uma dessas tentativas.
“A Man On The Inside”
Netflix, quinta-feira, 21 de novembro
Mike Schur tem mão em alguma da melhor comédia da última década e picos: Parks And Recreation, Brooklyn Nine-Nine e The Good Place. Aí trabalhou com Ted Danson e é com ele que volta a colaborar para este A Man On The Inside, sobre um agente infiltrado em circunstâncias muito especiais: Charles é um reformado que um dia se vê envolvido numa investigação ultrassecreta. Ted Danson é sempre ótimo a nadar fora de água. Mal podemos esperar para ver a série completa no final da semana.
“Blitz”
Apple TV+, sexta-feira, 22 novembro
Um filme para terminar a semana? Desta vez é Steve McQueen que se junta à superequipa da Apple TV+ com uma longa metragem sobre os bombardeamentos em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. É a história de uma mãe (Saoirse Ronan) e de um filho (Elliott Heffernan) que ficam separados e tentam reencontrar-se, além de recuperar o caminho para casa. É também o regresso de McQueen, cuja obra até agora — Fome, Vergonha, 12 Anos Escravo, Small Axe, Occupied City — deixa inevitavelmente o peso da expectativa sobre tudo o que faça.