A seleção portuguesa de basquetebol assumiu, esta sexta-feira, a liderança do grupo A de qualificação para o EuroBasket 2025 ao receber e vencer a Eslovénia, por 82-74, em jogo da terceira jornada.

Com este resultado, Portugal soma agora cinco pontos, os mesmos que a Eslovénia. Israel, terceira, com três, defronta este sábado a Ucrânia, última posicionada com dois, no jogo de encerramento desta ronda.

O esloveno Klemen Prepelic com 23 pontos, dois ressaltos e cinco assistências foi o MVP do jogo, seguido do português Gonçalo Delgado, com 16 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

A “equipa das quinas” entrou melhor no encontro e, ao apresentar dois postes (Miguel Queiroz e Gonçalo Delgado) a jogar de início, deixou a Eslovénia desorientada nas marcações (8-1).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de um time out, os forasteiros rodaram a equipa com o intuito de equilibrar as forças, mas a estratégia eslovena caiu por terra com a rapidez ofensiva de Portugal, que chegou ao final do primeiro quarto a vencer por claros 22-10.

Bem organizado defensivamente, a apostar no ataque organizado somado à excelência de Gonçalo Delgado debaixo do cesto, Portugal foi-se superiorizando e chegou ao intervalo com uma vantagem 25 pontos (49-24).

Esta almofada permitiu aos comandados de Mário Gomes encararem com outro ânimo os restantes 20 minutos, até porque tudo ia correndo mal aos forasteiros. Foram várias as vezes que a bola ficou a rodar no aro do cesto e depois saía.

A abrir a segunda parte a Eslovénia fez três “triplos” seguidos e mostrou que estava muito longe de dar o jogo por perdido. E com um parcial de 24-15 (em 10 minutos pontuou tanto como na primeira parte) deixou claro que, apesar dos 16 pontos de desvantagem, iria apostar tudo nos últimos 10 minutos para a conquistar a vitória.

No último parcial, a Eslovénia agigantou-se, pressionando Portugal logo na primeira fase de construção e assim que a formação lusa passava o meio campo o contacto físico era a arma para se defenderem.

A cinco minutos do final, a Eslovénia reduziu para nove os pontos de desvantagem e relançou o jogo. Portugal já estava a acusar desacerto, nomeadamente na insistência dos lançamentos de três pontos sem qualquer êxito.

Ainda assim, Portugal cerrou os dentes e entrou nos últimos três minutos a vencer por 69-59. Depois foi aguentar-se como podia até ao triunfo por 82-74 selado por Diogo Ventura.

Jogo realizado no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada.

Portugal – Eslovénia, 82-74.

Ao intervalo: 49-24.

Sob a arbitragem de Luis Castillo (Espanha), Andris Aunkrogers (Letónia) e Zafer Yilmaz (Turquia) as equipas alinharam e marcaram:

  • Portugal (82): Diogo Brito (16), Travante Williams (12), Gonçalo Delgado (16), Diogo Ventura (6) e Miguel Queiroz (2). Jogaram ainda: Ricardo Monteiro (3), Diogo Gameiro (6), Francisco Amarante (5), André Cruz (6), Rafael Lisboa (7) e Cândido Sá (3).

Treinador: Mário Gomes

  • Eslovénia (74): Matic Rebec (6), Edo Muric (3), Jaka Blasic (6), Miha Cerkvenik e Ziga Dimec. Jogaram ainda: Mark Padjen, Klemen Prepelic (23), Tibor Mirtic (6), Luka Scuka (11), Zoran Dragic (6), Leon Stergar (5) e Ziga Daneu (8).

Treinador: Aleksander Sekulic.

Marcha do marcador: 22-10 (10 minutos), 49-24 (intervalo), 64-48 (30) e 82-74 (resultado final).

Assistência: cerca de 1.500 espetadores.