Com a temporada da Fórmula 1 a chegar ao fim, cumprindo este fim de semana o derradeiro Grande Prémio em Abu Dhabi, arranca a temporada de Fórmula E. São Paulo recebia a primeira etapa do Campeonato do Mundo de carros elétricos e a grande novidade tinha um nome: GEN3 Evo.
O novo carro que estará em competição é um gigantesco avanço na tecnologia de corridas elétricas e tem uma aceleração mais rápida do que um carro de Fórmula — em 30%, indo dos 0 aos 100 km/h em 1,82 segundos. Além disso, esta será a primeira vez que os pilotos de Fórmula E terão tração nas quatro rodas, algo que obviamente oferece um controlo sem comparação ao passado da modalidade.
The GEN3 Evo is almost three seconds quicker than its predecessor! ????
Same track, same driver, new generation of Formula E car ⚡️#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/UEyjTuk9GD
— Formula E (@FIAFormulaE) December 7, 2024
“Para efeitos de comparação, o carro acelera mais rápido no arranque do que se o soltarmos de um prédio. Não existe nenhum carro no planeta a fazer isto. É um carro muito mais forte, com uma carroçaria muito maior. Temos a expectativa de conseguir fazer muitas ultrapassagens, de ter provas muito mais disputadas. A Fórmula E já é conhecida por isso e a tendência é intensificar esse fator ainda mais”, explicou Lucas Di Grassi, campeão mundial da modalidade em 2016/17.
Ora, em São Paulo, a Fórmula E arrancava uma temporada que vai contar com 16 etapas que passam por Brasil, México, Arábia Saudita, Estados Unidos, Mónaco, Japão, China, Indonésia, Alemanha e Reino Unido, terminando a 27 de julho de 2025 em Londres. Pascal Wehrlein, que é colega de equipa do português António Félix da Costa na Porsche, é o atual campeão mundial e defende um título que teve nove donos diferentes em dez anos de existência.
???? WE GO GREEN IN SÃO PAULO!!! ????
Oliver Rowland gets the jump on Pascal Wehrlein at the start and leads! #SaoPauloEPrix pic.twitter.com/ZoVbzkMxQM
— Formula E (@FIAFormulaE) December 7, 2024
Na primeira corrida da época, Pascal Wehrlein recomeçou exatamente onde tinha ficado e alcançou a pole-position, seguido de Oliver Rowland e Jake Dennis, com António Félix da Costa a arrancar em 5.º. A etapa foi muito acidentada, com duas bandeiras vermelhas e vários incidentes mecânicos, e o campeão Pascal Wehrlein acabou por ser o protagonista do primeiro acidente brutal do ano ao não evitar o capotamento do Porsche.
Mitch Evans, que partiu da última posição, acabou mesmo por vencer o Grande Prémio de São Paulo, tornando-se o primeiro vencedor da temporada. António Félix da Costa beneficiou das interrupções e conseguiu o segundo lugar, alcançando o primeiro pódio da época depois de ter sido sexto na classificação geral do último Mundial, enquanto que Taylor Barnard foi 3.º.
LAST TO FIRST! ????
Incredible from @mitchevans_ ????#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/VOThNscmZx
— Formula E (@FIAFormulaE) December 7, 2024
???? @mitchevans_ is your first race winner of Season 11!
What a start from the @JaguarRacing man! ⚡️#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/b4KHlvMsUs
— Formula E (@FIAFormulaE) December 7, 2024