Os Correios de Portugal (CTT) chegaram a acordo para comprar a espanhola Cacesa (Compañia Auxiliar al Cargo Expres) por 104 milhões de euros, anunciou a empresa.

A operação deverá ficar concluída em março ou abril de 2025, segundo indicam os CTT, revelando que os ativos da Cacesa estão avaliados, por este negócio, em 91 milhões de euros, um múltiplo de 5,5 vezes o resultado operacional. A operação será financiamento por dívida.

A Cacesa é uma sociedade espanhola que tem uma plataforma de desalfandegamento de comércio eletrónico internacional. E tem serviços adicionais de distribuição de encomendas de última milha e de transporte de carga, incluindo frete aéreo/marítimo e expresso. Presente em 15 países, tem em Espanha, Itália, Bélgica e Polónia os seus principais mercados. Em 2023, tinha 276 trabalhadores, com um volume de negócios de 92 milhões de euros.

Os CTT consideram que esta aquisição faz parte “do caminho de transformação que os CTT têm vindo a fazer para se tornarem um operador logístico de e-commerce de referência na Península Ibérica”. “Numa altura em que o retalho online é cada vez mais transfronteiriço, as soluções integradas de desalfandegamento assumem um papel crucial na estratégia de crescimento nessa cadeia de valor”, acrescenta a empresa em comunicado. E estima em 5 milhões o impacto no resultado operacional com as sinergias estimadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR