Já está escolhido o candidato do PS à Câmara da Setúbal, uma das capitais de distrito que os socialistas ambicionam recuperar. O protagonista da candidatura do PS será o deputado Fernando José, que é também vereador na autarquia liderada pelo PCP.
Segundo as informações apuradas pelo Observador junto de fonte conhecedora do processo, um fator fundamental para a decisão foi a sondagem encomendada pelo PS, que colocou Fernando José como o nome mais bem colocado entre três figuras testadas pelos socialistas.
O vereador não é um estreante nesta corrida: já em 2021, no final do ciclo da ex-autarca comunista Maria das Dores Meira em Setúbal, concorreu à liderança da autarquia, num ‘ticket’ que incluía Ana Catarina Mendes como candidata à Assembleia Municipal. Na altura, perdeu para André Martins, o candidato da CDU que hoje lidera a Câmara de Setúbal.
Os socialistas têm esperança em que, apesar de este ser o primeiro mandato de André Martins, seja possível conquistar a autarquia ao PCP, que tem registado perdas no número de câmaras que governa nos dois últimos ciclos autárquicos. Para esta esperança contribui um novo fator: é que desta vez Maria das Dores Meira, que se desfiliou do PCP e já veio entretanto fazer duras críticas ao partido por posições como as que assumiu sobre a invasão da Ucrânia, vai concorrer como independente, o que pode ajudar a dividir o eleitorado.
A dúvida entre os partidos passa agora por perceber quem poderão ser os mais prejudicados com a entrada da independente, já criticada abertamente pelo PCP, na corrida. Já o PS espera que esta seja a oportunidade do repetente Fernando José de conquistar uma das capitais de distrito que o partido, que está fora das principais autarquias do país, tanto quer liderar.