O relógio passava poucos minutos das 19h00 (18h00 em Portugal Continental) desta sexta-feira quando, num mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, um BMW entrou pelo espaço a grande velocidade e percorreu pelo menos 400 metros até parar, deixando para trás pelo menos dois mortos e mais de 60 feridos, 15 deles em estado grave.

O atacante, que as autoridades revelaram ser um médico da Arábia Saudita que terá entrado na Alemanha em 2006, foi logo detido. A polícia de Magdeburgo isolou o local porque havia suspeitas de um explosivo no veículo. As autoridades admitem que o atacante não tenha agido sozinho.

Nas redes sociais, circula uma suposta imagem do atacante, bem como um vídeo do momento em que este é detido pela polícia alemã.

Vários outros vídeos de testemunhas do momento demonstram também a violência do atropelamento — e os momentos seguintes. [ndr: os vídeos seguintes podem conter imagens violentas que podem ferir a suscetibilidade dos leitores]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/stillgray/status/1870185714295472231

Este atropelamento, que as autoridades estão a definir como um “ataque”, acontece oito anos depois de um atentado com um camião, também num mercado de Natal, mas dessa vez no centro de Berlim. Reivindicado pelo Estado Islâmico, o ataque de 19 de dezembro de 2016 matou 12 pessoas.

Veja a fotogaleria que acompanha esta notícia

[Já saiu o primeiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]

estripador foto link