A Fundação de Serralves vai levar uma exposição de arte contemporânea a Leiria por ano, no âmbito de um protocolo com a Câmara de Leiria, anunciou esta sexta-feira o município.

Segundo a autarquia, o acordo com a Fundação de Serralves é “uma oportunidade estratégica para ampliar e diversificar a oferta cultural de Leiria”, especialmente quando se anuncia para 2025 a abertura do Centro de Artes Villa Portela, projeto que será dedicado à arte contemporânea.

“Espaço de grande potencial cultural, a Villa Portela será não apenas um centro de promoção das artes, mas também um ponto de confluência de ações culturais, educativas e ambientais que beneficiarão diretamente a comunidade leiriense”, acrescenta, em comunicado, a Câmara de Leiria.

O entendimento anunciado esta sexta-feira prevê “uma série de benefícios para os cidadãos de Leiria”, entre os quais “uma exposição anual de arte contemporânea, que será uma grande mostra da coleção de arte contemporânea da Fundação de Serralves, a realizar anualmente em Leiria”.

A par disso, Serralves prestará colaboração pedagógica, em parcerias com escolas locais que a autarquia antevê como tendo “elevado impacto”.

A experiência da Fundação será ainda relevante na “revitalização do parque envolvente da Villa Portela”, no centro de Leiria, através de “um programa de atividades culturais, ambientais e educativas”, bem como na formação de agentes culturais na área da arte contemporânea e na consultoria técnica para a programação cultural do município.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em sentido inverso, Leiria participará em eventos como “Serralves em Festa” e “Festa do Outono”, “promovendo a cidade e o seu tecido criativo e associativo”.

O protocolo garante ainda “condições especiais para grupos de jovens, seniores e docentes de Leiria” em visitas guiadas ao museu e parque de Serralves.

A parceria entre as duas entidades visa o “enriquecimento da oferta cultural local” através do “compromisso de ambas as partes com a arte contemporânea, a educação cultural e a sustentabilidade ambiental”.

O protocolo, que aguarda autorização do Tribunal de Contas, estabelece a entrada do município de Leiria como membro fundador da Fundação de Serralves.

“A ligação do município de Leiria à Fundação de Serralves representa um compromisso com a cultura e o futuro da arte contemporânea em Leiria”, afirma a vereadora da Cultura de Leiria, Anabela Graça, citada pelo gabinete de comunicação da autarquia.

Segundo a responsável, a abertura do Centro de Artes Villa Portela “consolidará Leiria como um polo cultural de referência, alavancada pela notoriedade e experiência da Fundação de Serralves”.

“Esta parceria será decisiva para incrementar a capacidade de realização de eventos culturais, promovendo a valorização e a projeção do Centro de Artes Villa Portela no plano nacional e internacional”, conclui a vereadora.