Todos os invernos ergue-se em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no nordeste da China, uma cidade de gelo que, eventualmente, acaba por derreter. Arrancou no sábado, dia 21 de dezembro, e este ano apresenta-se como a maior edição de sempre.

Desde 1995 que o Festival Internacional de Esculturas de Neve e Gelo atrai milhares de pessoas até Harbin. Apesar de só ser oficialmente inaugurado no dia 5 de janeiro, antes do Natal é já possível visitar esta cidade gelada — que chega a registar temperaturas de -25ºC — e explorar as diferentes atividades que oferece.

Este ano, ocupa um milhão de metros quadrados e conta com, para além das grandes esculturas de gelo, espetáculos de luzes, patinagem, exposições de fotografia, espetáculos de música e dança e até cerimónias de casamento celebradas no gelo. À noite, o cenário muda, com as esculturas de gelo a iluminarem-se.

O Festival Internacional de Esculturas de Neve e Gelo decorre de dezembro até quando as temperaturas começarem a subir, perto de fevereiro ou março, não tendo por isso uma exata data de encerramento.

Uma exposição que vai derreter. As mega esculturas de neve e o parque de gelo de Harbin

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR