A primeira pedra surgiu ainda de manhã, quando o AC Milan oficializou a saída de Paulo Fonseca. A última pedra surgiu durante a tarde, quando o AC Milan oficializou a contratação de Sérgio Conceição. O treinador português, que estava sem clube desde que saiu do FC Porto no fim da temporada passada, vai substituir o compatriota e treinar uma das principais equipas da Serie A.
Sérgio Conceição foi visto no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, durante a manhã desta segunda-feira, tendo depois seguido num voo privado em direção a Milão. O treinador português deve estrear-se já na próxima sexta-feira, na meia-final da Supertaça Italiana contra a Juventus — ou seja, defrontando desde logo o filho, Francisco Conceição, que atua no clube de Turim.
Official Statement: Sérgio Conceição #SempreMilan
— AC Milan (@acmilan) December 30, 2024
“Sérgio Conceição é o novo treinador do AC Milan. O treinador português junta-se aos ‘rossoneri’ até 30 de junho de 2026. O clube estende boas vindas calorosas ao Sérgio e à restante equipa técnica e deseja uma jornada cheia de sucesso e objetivos alcançados”, pode ler-se na curta nota emitida pelos italianos.
O treinador de 50 anos tinha sido associado a vários clubes ao longo das últimas semanas, desde o West Ham da Premier League até um regresso ao Nantes, mas a verdade é que a ida para a Serie A foi sempre uma das principais possibilidades em cima da mesa. Nas últimas semanas no comando do FC Porto, ainda com a dúvida para fora sobre a continuidade ou não no papel de treinador dos dragões quando tudo estava mais do que resolvido em termos internos, Sérgio Conceição foi falando com o representante, Jorge Mendes, à espera de notícias sobre o futuro e sobre a Serie A. Era aí, em Itália, que o técnico apostava todas as fichas. Era no AC Milan, de Itália, que estava a grande oportunidade para continuar no ativo. Entretanto, Paulo Fonseca foi confirmado.
Com todas as portas italianas fechadas, incluindo outras que nos sete anos anteriores chegaram a andar mais do que entreabertas sem confirmação final como o Nápoles ou a Lazio, Sérgio Conceição foi preferindo fazer um período sabático. Renovou a equipa técnica que deixou de contar com Vítor Bruno, foi observando muitos jogos de futebol, começou a preparação para aquele que seria o próximo desafio. Nesse hiato, não faltaram convites. Do Médio Oriente, de França, do Brasil. Não faltaram abordagens, de alguns dos principais campeonatos europeus. Agora, o regresso está confirmado e surgirá mesmo via AC Milan.
De acordo com a imprensa italiana, o empate dos rossoneri em San Siro com a Roma, que não só atrasou ainda mais a equipa em relação ao primeiro lugar mas também às quatro posições de acesso à Champions, foi a gota de água para a saída de Paulo Fonseca, técnico português que foi expulso nos minutos finais do encontro deste domingo. Nesse sentido, o ex-treinador do FC Porto foi rapidamente apontado como o principal candidato ao lugar, com a Gazzetta dello Sport a avançar que já existia um acordo verbal para a contratação.
“Sim, falei com a direção. Vou sair, é a vida. Mas estou de consciência tranquila, dei tudo”, confirmou Paulo Fonseca à imprensa transalpina ainda este domingo, quando abandonava no seu carro o estádio de San Siro. A partir daí, tudo o que envolvia Sérgio Conceição ganhou mais força.
“É uma questão de tempo até encontrar clube, porque ele é um treinador fenomenal. É um treinador destinado a estar em qualquer equipa do mundo, tal como é um sério candidato a ganhar a Liga dos Campeões com um grande clube ou os Campeonatos da Europa e do Mundo, com uma grande seleção”, tinha comentado na semana passada o seu agente, Jorge Mendes, em entrevista ao jornal Tuttosport. O AC Milan ocupa nesta fase o oitavo lugar da Serie A com 27 pontos, a cinco da Juventus, que está na última posição com acesso às provas europeias, e a oito da Lazio, que ocupa o quarto posto. Na Champions, o AC Milan mantém a 12.ª posição com 12 pontos, fruto de quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos realizados.