Uma vaga de frio ártico fez cair as temperaturas no centro e nordeste dos Estados Unidos e está a deslocar-se para sul. Em vários estados do centro e sul do país têm-se registado vento fortes e queda de neve, obrigando ao fecho de escolas e de serviços públicos esta segunda-feira. Mais de 60 milhões de pessoas estão sob aviso de tempestade de inverno.

Espera-se que as condições meteorológicas dificultem muito as deslocações, causando inclusivamente cortes de energia. Segundo a Associated Press, várias estradas que atravessam os estados do Kansas, Nebraska e Indiana ficaram cobertas de neve e registaram-se centenas de acidentes rodoviários, em que morreram pelo menos três pessoas — duas no Kansas e uma terceira no Missouri.

Só no estado da Virgínia, houve 135 ocorrências, de acordo com a polícia local. No Missouri, durante o fim de semana, pelo menos 600 condutores ficaram presos nas estradas.

No Kansas, caíram 25 centímetros de neve e o National Weather Service prevê que este pode vir ser o maior nevão da última década no norte daquele estado, assim como no norte do Missouri, com até 38 centímetros de neve acumulada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maior parte das ocorrências foram registadas no Midwest, região onde se localizam os estados mais afetados. Na noite de segunda-feira, 300 mil pessoas estavam sem eletricidade — mais de 90 mil dos apagões foram registados no estado da Vírginia, informa o Washington Post.

As tempestades causaram destruição na linha férrea por todo o país, com mais de 20 viagens canceladas no domingo e a previsão de outras 40 esta segunda-feira. Cerca de 200 voos foram cancelados no aeroporto de St. Louis, no Missouri.

O NWS alertou no sábado para a formação de uma tempestade de inverno nas regiões centrais e do Médio-Atlântico (nordeste) até esta segunda-feira, com “fortes nevões” e “acumulações de gelo”.

A autoridade destacou um maior impacto nos estados centrais do Kansas e do Missouri e alertou para o perigo de deslocação nas estradas devido à baixa visibilidade e acumulação de neve.

O noroeste dos EUA não foi afetado pela tempestade, registando até temperaturas acima do normal na Califórnia, embora o resto do país enfrente valores abaixo da média para esta época do ano, especialmente os estados do sudeste.

Já em Nova Iorque (nordeste), as autoridades pediram às pessoas que se preparem para temperaturas negativas, até -26º Celsius, ventos gelados e queda de neve nas áreas do norte, próximas do Canadá, até este domingo à noite.

De acordo com o escritório do NWS no Texas (sul), as temperaturas mantiveram-se no sábado quentes neste estado, mas espera-se para este domingo a chegada de uma frente fria.

Devido aos avisos de mau tempo, várias companhias aéreas norte-americanas vão permitir que os clientes mudem as datas dos voos sem custos adicionais. Na American Airlines, vão ser permitidas alterações para voos marcados até 1 de janeiro e que se realizam entre este domingo e segunda-feira, 6 de janeiro.  As alterações sem custos só podem ser feitas para voos para o mesmo destino e que se realizem até 9 de janeiro. As alterações só podem ser feitas até esta segunda-feira.

A Delta Airlines, a Southwest e a United Airlines também vão disponibilizar alterações sem custos, noticia a BBC.