A exposição de pintura de D’Assis Cordeiro e mostra documental Um tempo de passagem, sobre a chegada do primeiro carro a Portugal, é inaugurada no sábado na Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola, divulgou o município.
Em comunicado, a Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, explicou que na exposição o artista plástico D’Assis Cordeiro apresenta um conjunto de obras alusivas à chegada do primeiro carro à cidade de Santiago do Cacém, com passagem por Grândola, há quase 130 anos.
O carro Panhard et Levassor foi adquirido em Paris, em 1895, pelo quarto conde de Avillez.
A exposição e mostra documental intitulada Um tempo de passagem: memórias da passagem em Grândola do primeiro carro em Portugal é inaugurada pelas 16h00 e e vai estar patente ao público até 8 de fevereiro.
Durante a visita, o público terá acesso ao “estudo e mostra documental sobre aspetos da vida social, económica, cultural e política do concelho naquela época”, indicou a Câmara de Grândola.
Segundo a autarquia, o trabalho de D’Assis Cordeiro deu origem a “uma investigação da Biblioteca e Arquivo sobre a conjuntura política, administrativa e social de Grândola daquela época”.
Este trabalho, acrescentou, permitiu desvendar “informações importantes sobre a história e o património locais, que se dão a conhecer nesta exposição e mostra documental”.
“Ricardo D’Assis Cordeiro nasceu em Moçambique em 1963. Entre 1982 e 1987 frequentou os ateliês do Centro de Arte e Comunicação Visual, Ar.Co., em Lisboa. Ao longo da sua carreira realizou cerca de 40 exposições individuais, sendo o seu trabalho reconhecido com diversos prémios e distinções, como a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Cascais”, lê-se na nota do município.
A exposição e mostra documental, com entrada gratuita, podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00, informou o município.