A autoestrada 23 (A23) foi reaberta ao trânsito e ao início da madrugada desta terça-feira na zona da Guarda, no sentido sul — norte, encontrando-se já “totalmente descondicionada”, depois de ter estado encerrada mais de 12 horas.
Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda confirmou à agência Lusa que a circulação foi reaberta ao “início da madrugada” entre os nós de Belmonte e da Benespera, no sentido Covilhã — Guarda, ao quilómetro 199,2, e encontra-se “já totalmente descondicionada”.
Um despiste de um pesado de mercadorias, que transportava, bobines de fio elétrico, ocorrido ao princípio da tarde de segunda-feira determinou o encerramento da via.
O alerta para o acidente, de que resultou um ferido ligeiro, o motorista do pesado, tinha sido dado às 13h42, de acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.
Também o Itinerário Principal 3 (IP3) reabriu ao trânsito às 00h27, oito horas depois de um veículo pesado de mercadorias ter-se incendiado na zona do Chamadouro, no concelho de Santa Comba Dão, no distrito de Viseu.
Segundo fonte da Proteção Civil, o IP3, que esteve cortado nos dois sentidos desde as 16h30, foi reaberto ao trânsito depois de terminados os trabalho dos operacionais que combateram o fogo.
Estiveram envolvidos nas operações 13 veículos e 34 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Bombeiros Voluntários de Mortágua e da Guarda Nacional Republicana.