O tenista João Sousa, eliminado pelo britânico Andy Murray na segunda ronda do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, manteve esta segunda-feira o 37.º lugar no “ranking” mundial, liderado pelo sérvio Novak Djokovic.

Num torneio que prepara o Open dos Estados Unidos, quarto e último “Grand Slam” da temporada, o número um português não resistiu ao atual nono da hierarquia, mas a derrota não comprometeu a posição entre os 40 melhores jogadores do mundo.

No cimo da lista, Djokovic reforçou a liderança, apesar de eliminado nos oitavos de final de Cincinnati, beneficiando da ausência, por lesão, do seu perseguidor direto, o espanhol Rafael Nadal.

Nadal, em dúvida para o Open dos Estados Unidos, está agora a 2.100 pontos do sérvio, quase o dobro da distância da semana passada (1.190), enquanto o suíço Roger Federer continua na terceira posição, um dia depois de ter ganho pela sexta vez em Cincinnati, conquistando o 80.º troféu da carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os restantes portugueses mais cotados, Gastão Elias, que não compete desde finais de julho, quando foi eliminado na segunda ronda do “challenger” de Tampere, na Finlândia, mantém-se na posição 142.

Rui Machado, que já foi 59.º do “ranking”, em 2011, foi um dos portugueses que escalou mais posições na classificação do ATP Tour, com a subida de nove lugares a permitir-lhe entrar nos 250 melhores (248.º).

No circuito feminino, Serena Williams cimentou o comando da hierarquia com a vitória em Cincinnati, passando a deter 2.680 pontos de vantagem sobre a romena Simona Halep, eliminada nos quartos-de-final do torneio do Ohio.

Derrotada por Williams na final de Cincinnati, a sérvia Ana Ivanovic conseguiu, mesmo assim, reentrar no “top-10” mundial, figurando esta semana no nono lugar.

Michelle Larcher de Brito, fora dos “courts” desde que foi eliminada na segunda ronda do “qualifying” para o torneio canadiano de Montreal, no início de agosto, continua a ser a mais cotada portuguesa, mantendo-se às “portas” do “top-100” (104.ª).