Um argelino residente na Bélgica, alegadamente com ligações aos ataques terroristas de 13 de novembro em Paris, foi detido este sábado pelo Ministério Público de Bugia, na Argélia.

O suspeito está em prisão preventiva em Akbou, na província de Bugia (250 quilómetros a este da capital argelina, Argel), precisou um comunicado do Ministério Público local, citado pela agência noticiosa senegalesa (AFS).

A procuradoria indica que o argelino é suspeito “de ter ligações aos ataques terroristas de Paris, perpetrados em novembro passado”.

O homem foi detido na sequência de relatos de “possível envolvimento com terrorismo e participação num grupo terrorista ativo”, acrescenta.

O suspeito foi detido depois de ter respondido a uma intimação do tribunal de primeira instância de Akbou, acrescentou a procuradoria, sem revelar a identidade do suspeito e o seu suposto papel nos ataques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o diário Le Soir d’Algérie, o detido é Zouhir Mehdaoui, de 29 anos, que terá trocado a Argélia pela Turquia, em 2012.

Apresentado como próximo de Abdelhamid Abaaoud, um dos presumíveis mentores dos ataques de Paris, Zouhir Mehdaoui viveu na Grécia, antes de se estabelecer perto de Bruxelas, onde se casou com uma belga, de acordo com o diário argelino.

Os ataques ‘jihadistas’ de 13 de novembro fizeram 130 mortos e dezenas de feridos em vários locais de Paris, capital francesa.