A startup que José Neves lançou em 2008 fechou uma ronda de investimento em capital de risco série F num valor superior a 95 milhões de euros, avança a Business of Fashion. A operação foi liderada por um fundo de Singapura, o Temasek, por outro chinês, o IDG Capital Partners e pelo Eurazeo – tudo nomes novos que se juntam à empresa. Na mesma operação, participaram os já investidores Vitruvian Partners.

Desde que foi lançada, a startup portuguesa já recebeu investimento na ordem dos 264 milhões de euros e estará avaliada em cerca de 1,5 mil milhões de dólares, ou seja, 1,3 mil milhões de euros. Com este aumento de capital, a plataforma de comércio eletrónico de moda de luxo vai poder expandir-se em força para a China – mercado que já capta 12% das vendas da Farfetch – e outros mercados asiáticos os quais os fundos Temasek e IDG Capital Partners estão envolvidos e que representam 14% das vendas.

“Estamos muito entusiasmados por apoiar José Neves e toda a equipa no próximo passo de expansão internacional. Estamos particularmente excitados com o crescimento da Farfetch na China, onde esperamos ajudá-los a alcançar um sucesso ainda maior”, afirmou Alexandre Quirici, sócio IDG Capital Partners, em comunicado.

A Farfetch recusou avançar com números sobre os resultados da empresa, mas sabe-se que as transações globais das compras efetuadas na plataforma superaram os 500 milhões de dólares (433 milhões de euros), mais 70% do que no ano anterior. As estimativas apontam para que as receitas estejam na ordem dos 125 milhões de dólares (108 milhões de euros), ou seja, a startup ainda não atingiu sustentabilidade financeira. Não é rentável, diz o Business of Fashion.

“As pessoas vivem num mundo online e offline, e a empresa que conseguir ser pioneira nessa fusão entre o retalho físico e digital será a vencedora desta indústria. E é essa empresa que estamos a tentar ser”, afirmou José Neves, que acredita que a admissão da empresa em bolsa (IPO) será o próximo passo da empresa. “Vai demorar algum tempo, mas será, sem dúvida, a nossa meta em termos financeiros”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR