António Costa está já a preparar as mudanças no partido. Eduardo Ferro Rodrigues ou Manuel Alegre na short list para presidente do PS. Ana Catarina Mendes para líder parlamentar

No próximo debate quinzenal, Passos Coelho já terá um novo opositor. Será o novo líder parlamentar do PS. Ou uma nova líder parlamentar. Ana Catarina Mendes, a deputada mandatária da candidatura de António Costa, é o nome mais falado para comandar os destinos da bancada.

Mas as mudanças não ficam só por aqui. Na presidência do partido, Maria de Belém será também substituída. Em cima da mesa estão dois nomes históricos do partido segundo apurou o Observador: Ferro Rodrigues e Manuel Alegre.

Se o nome de Alegre aparece nesta lista, há quem não acredite que assim seja. Ferro, ex-líder do PS, é o nome mais forte e com maior apoio dentro da bancada parlamentar.

Nos próximos dias, Costa sairá da Câmara de Lisboa e Fernando Medina, número dois, subirá a presidente. No corpo de vereadores, entra Catarina Albergaria, dirigente da UGT. Medina terá depois de escolher o vice-presidente que, tudo indica, será o vereador Duarte Cordeiro.

Costa, no entanto, só será efetivamente secretário-geral do PS em novembro. Com a demissão de António José Seguro, perdedor nestas primárias, a presidente do partido, Maria de Belém Roseira, ocupará interinamente o cargo e será ela também que convocará as eleições diretas para a eleição do secretário-geral e dos delegados ao congresso. Esta convocatória tem que obedecer, no mínimo, a um período de 45 dias. Poderão votar todos os militantes com quotas em dia até a um mês antes da data das diretas, o que significa que os cadernos eleitorais usados nas eleições das federações em setembro têm que ser refeitos. O congresso terá lugar 15 dias depois das diretas e só 10 dias depois tomarão posse os novos órgãos do partido. Isto significa que, em termos formais, o PS só está arrumado no início de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR