O Facebook redesenhou o botão “Gosto” — também conhecido por botão Like. A rede social está a modernizar a imagem do conhecido ícone azul presente em muitos milhões de páginas na internet. Desaparece o logótipo da empresa para dar lugar ao já conhecido polegar virado para cima.

À esquerda, o botão antigo. À direita, o novo botão “Gosto”

Num comunicado, o Facebook apresenta várias justificações para a mudança. Entre elas, garante que o novo botão está mais adaptado aos dispositivos móveis, tem um desenho mais moderno, funciona em qualquer página na internet e — muito importante — terá uma melhor integração nos artigos instantâneos (Instant Articles). Abaixo, o pacote completo dos novos botões:

Os botões permitem gostar, partilhar, seguir e guardar no Facebook. Cada botão também tem uma versão portuguesa

A empresa explica que “o botão ‘Gosto’ é um dos nossos produtos mais icónicos, com mais de dez mil milhões de visualizações diárias em milhões de sites“. O antigo botão já foi substituído pelo novo, que foi “exaustivamente testado” pela rede social. Esses testes terão ainda revelado um aumento das interações com o botão na ordem dos 6%, de acordo com o site The Verge.

Estas não é a única novidade do Facebook. A rede social anunciou também duas novas extensões para o Google Chrome: uma para partilhar conteúdos na rede social e outra para guardar páginas para ler mais tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR