O primeiro caso de contágio de ébola direto nos Estados Unidos foi confirmado este domingo no Texas Health Presbyterian Hospital, em Dallas. O mesmo hospital onde morreu, na quarta-feira, Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente a ser diagnosticado com ébola nos Estados Unidos, mas contagiado na Libéria.

O contágio deu positivo no primeiro teste, segue-se agora o teste de confirmação, de acordo com um comunicado emitido pelo Departamento Estadual de Serviços de Saúde do Texas. O infetado é profissional de saúde naquele hospital, mas não é especificada a função.

“Sabíamos que um segundo caso poderia ser uma realidade e temo-nos vindo a preparar para essa possibilidade”, disse o comissário do Departamento Estadual David Lakey.

“Estamos a alargar a nossa equipa em Dallas e a trabalhar diligentemente para impedir mais contaminações”, explicou. Ou seja, as autoridades de saúde estão agora a identificar as pessoas que estiveram em contacto com o profissional contaminado e todas vão ser monitorizadas a fim de detetar potenciais infetados.

O profissional terá estado em contacto com Eric Duncan, 42 anos, que morreu esta semana devido ao ébola. Eric chegou da Libéria, país natal, a 20 de setembro e deu entrada no hospital no dia 28 do mesmo mês. Trabalhava como motorista na cidade de Monrovia, capital da Libéria, e começou a sentir os primeiros sintomas no dia 25 de setembro, sendo que se deslocou até ao hospital para se queixar, mas, por razões ainda desconhecidas, foi mandado de volta para casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR