Os fundos de investimento Apax e Bain estão a preparar uma oferta conjunta sobre a PT Portugal, de acordo com agência Bloomberg. A oferta alternativa à da Altice deverá ainda incluir a CVC Capital Partners.

Os fundos estão a analisar com detalhe os aspetos financeiros da oferta de 7025 milhões de euros anunciada esta semana pela Altice. O objetivo, adianta a Bloomberg, é igualar esta proposta. Os fundos estão equacionar aumentar o endividamento para financiar a aquisição. Não apostando no argumento financeiro, o consórcio da Apax confia que terá maior abertura por parte do governo português, adianta a agência.

A oferta de 7025 milhões de euros da francesa Altice exclui a dívida da PT Portugal, que ascende a cerca de 6500 milhões de euros, e condiciona o pagamento de 800 milhões de euros do preço à geração de receitas futuras por parte da empresa portuguesa.

A imprensa portuguesa já tinha revelado que representantes da Apax estavam esta semana em Lisboa para contactos com os acionistas portugueses da Portugal Telecom SGPS. Apesar da Oi ser a entidade que controla a PT Portugal, a PT SGPS tem direito de veto sobre o negócio, tal como avançou o Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos trunfos desta oferta, pelo menos do ponto de vista da Oi, será uma aprovação mais rápida pela Autoridade da Concorrência, uma vez que estes fundos, ao contrário da Altice, não têm qualquer operação de telecomunicações em Portugal. O objetivo da empresa brasileira será fechar a venda até final do ano.

A venda da PT Portugal permite à Oi gerar fundos para entrar num processo de consolidação no Brasil. O negócio está contudo a levantar oposição em Portugal, onde várias personalidades pediram já ao governo para agir no sentido de travar a venda de uma empresa estratégica para Portugal.

Depois de uma queda de 12% ontem na bolsa, as ações da Portugal Telecom seguem a negociar no verde com uma valorização superior a 4% depois de uma abertura negativa. O regulador proibiu hoje as vendas a descoberto com os títulos da operadora.