757kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Legislativas 2024

Legislativas 2024

O debate Pedro Nuno/Montenegro mudou alguma coisa?

Pedro Nuno Santos não consegue vender a ideia de que o PS é a única alternativa ao PS porque não tem resultados em áreas como a saúde, a educação ou até a economia. Vão agora fazer melhor? Como?
Legislativas 2024

O que defendem os dez partidos sem assento na AR 

Obrigar mulheres a pagar IVG, cortar nos funcionários públicos, reverter o casamento de pessoas do mesmo sexo e afastar "boys" da Administração Pública. O debate entre os partidos sem assento na AR.
Legislativas 2024

Encontro dos polícias adiado para pós-eleições

Plataforma garante que "manterá reivindicação do suplemento de missão, através de ações de luta a outros níveis" e vai "solicitar uma audiência imediata ao futuro líder do governo".
Legislativas 2024

Pedro Nuno Santos: "A direita é a bagunça"

Líder do PS defende que, ao contrário da direita, "PS conseguirá proporcionar ao país estabilidade, estabilidade política". E garante que Montenegro "não é capaz de liderar o seu campo político".
Legislativas 2024

Pedro Nuno reanima e tenta encurralar Montenegro

Debate deu novo alento a um PS preocupado com novo líder. A uma semana da campanha, Pedro Nuno centra ataque no principal adversário e a esquerda aparece alinhada, naquilo que é quase um guião comum.
Legislativas 2024

Cabeças de lista do Porto em debate no Observador

PS, Aliança Democrática, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda vão estar em debate na Porto Business School na quinta-feira, 22 de fevereiro com particular atenção a temas da região norte
Semáforo Político

Que partido deu gás ao Chega? O PS!

Ana Abrunhosa abandona debate por não concordar com deputado do CH. "Virar costas não é bom, útil é combater ideias". Sobre Carla Castro, IL pode dar-se ao luxo de desperdiçar quadros desta qualidade?
Legislativas 2024

As propostas dos partidos para a habitação 

O que propõem os partidos para quem quer ter casa e não consegue? E para quem já tem mas está com dificuldades em pagar? Habitação é tema-chave dos programas eleitorais. Conheça as principais medidas.
Comentário

Debate PS-AD. “Nenhum esmagou a concorrência”

Jorge Fernandes considera que o frente a frente ficou empatado. Pedro Nuno Santos “beneficiou de debates anteriores fracos”, já Luís Montenegro alcançou-o “quando se falou de temas mais setoriais”.
Direto ao Assunto

Santana Lopes: PNS "fez uma cambalhota completa"

Pedro Santana Lopes considera que Pedro Nuno Santos mudou de posição quanto à viabilização de um governo AD. ​Ex-primeiro-ministro sublinha que Montenegro sempre manteve posição de cenário de vitória.
Prometer é fácil

A IL propõe "novo sistema de saúde"

Os liberais querem sistema de saúde que integre os setores público, privado e social, onde se possa escolher onde ser tratado, sem custos acrescidos além dos existentes como na Holanda ou na Alemanha.
Legislativas 2024

Montenegro também avança com aeroporto

Luís Montenegro não tinha esclarecido posição sobre o novo aeroporto durante o debate com Pedro Nuno Santos, mas assume agora posição semelhante à do PS. E critica relação com a ANA.
Legislativas 2024

Católicos e evangélicos apelam à participação

A CEP reconhece "momento difícil" e apela à participação "à luz do Evangelho" e Doutrina Social da Igreja. Aliança Evangélica apela a "promotores de valores cristãos" e alerta para instrumentalização.
Explicador

Debate. O duelo PNS/Montenegro e o hospital Leiria

Eurico Brilhante Dias (PS) diz que o debate entre Pedro Nuno e Montenegro mostrou quem pode ser PM mas Telmo Faria (AD) discorda. Já Gabriel Mithá Ribeiro (CH) acusa o PS de querer dominar o Estado.
Legislativas 2024

PS pressiona Moedas a denunciar polícias ao MP

Vereadores do PS insistem na tese de Pedro Nuno Santos e acusam os polícias de "tentativa de intimidação e condicionamento de decisores políticos".
Legislativas 2024

Montenegro não se sentiu "cercado" pelos polícias

O presidente do PSD afirmou que não se sentiu intimidado, coagido nem "nada cercado" pela concentração de polícias junto ao cineteatro Capitólio, mas reitera que "não decide nada na campanha".
Noticiário

13h. IL pede "clareza" para cenários pós-eleições

Rui Rocha pede aos partidos para deixarem claro que cenários vão viabilizar depois de 10 de março. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo diz que "não foram apresentadas soluções" no debate de ontem.
Legislativas 2024

Ana Abrunhosa abandona debate em Coimbra

A cabeça de lista do PS por Coimbra abandonou um debate na noite de segunda-feira, após considerar "xenófobas" as declarações de António Pinto Pereira, cabeça de lista do Chega pela região.
Noticiário

12h. Mortágua critica debate de PNS e Montenegro

Mariana Mortágua criticou o debate entre PNS e Montenegro e sublinha a importância de uma maioria à esquerda. Ainda neste jornal, número de desempregados nos centros de emprego aumenta em janeiro.
Legislativas 2024

"PSD não tem coragem para a reforma das pensões"

Em entrevista, Rui Rocha defende reforma da segurança social, redução fiscal e número de funcionários públicos, lamentando falta de coragem do PSD. Líder da IL não desperdiçará maioria de direita.
Guerra na Ucrânia

Cravinho: Putin quer destruir a Europa

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz acreditar numa vitória da Ucrânia e refere que é fundamental que CE contribua para a agência UNRWA — a única que pode ajudar os palestinianos.
Legislativas 2024

Pedro Nuno vs Montenegro: verdades e enganos

O debate definitivo rumo às legislativas pôs frente a frente Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro. Saúde, habitação, salários e educação marcaram o duelo que analisamos em 8 fact checks.
Legislativas 2024

O "impreparado" e o "inexperiente" mediram forças

Pedro Nuno e Montenegro disputaram cada centímetro. Socialista atirou polícias, aeroporto e pensões contra líder da AD. Social-democrata trouxe habitação, saúde e educação. Passos e Sócrates no debate
Legislativas 2024

Os programas dos partidos para a saúde

Nos debates, a abordagem à saúde tem sido variável, sendo raras as medidas concretas e ficando muitos candidatos mais pelo diagnóstico de situação ou posicionamento mais ideológico.
Legislativas 2024

Direita sem (A)Venturas

Ninguém com dois dedos de testa pode embarcar nesta aventura que não tem ideologia, mas não tem principalmente competências, nem projecto. Está fora do poder porque é aí que sobrevive.
Legislativas 2024

Organizações querem pobreza infantil na agenda

Organizações defendem que crianças têm "um papel fundamental no presente e no futuro do nosso país" e pedem "um compromisso de todos os partidos políticos" para que a pobreza infantil seja prioridade.
Legislativas 2024

Debate. Quem venceu, Pedro Nuno ou Montenegro?

Num debate muito aguerrido e cheio de interrupções, Pedro Nuno anunciou que viabilizará um Governo minoritário da AD, Montenegro não desfez o tabu. Todos os temas mereceram acesa discussão.
Legislativas 2024

Debate Viana: legado na habitação e nos estaleiros

Em áreas diferentes de governação, Marina Gonçalves (PS) defende o legado na habitação e Aguiar Branco (AD) defende a solução que encontrou em 2014 para os estaleiros navais de Viana do Castelo.
Legislativas 2024

Centenas de polícias protestam junto ao Capitólio

Atualizado
Vestidos de camisolas pretas e empunhando bandeiras de Portugal, os elementos da PSP e da GNR assobiaram, bateram palmas e gritaram "polícias unidos jamais serão vencidos".
Caça ao Voto

Debate PS x PSD. "Montenegro tem mais a perder"

Avizinha-se um bom debate em que Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos precisam de vincar as diferenças para esclarecer eleitorado. Sobre Albuquerque, terá sido uma "espécie de cabala montada pelo PS"? 
Semáforo Político

"André Ventura ganha quando os debates são maus"

Rui Rocha, com apenas uma frase a abrir o debate frente a Luís Montenegro, conseguiu marcar o tom em que o debate decorreu. Análise ainda ao pior debate da campanha: André Ventura frente a Rui Tavares
Legislativas 2024

Livre quer motivações de ódio de crimes reportadas

Rui Tavares refere que a obrigatoriedade de reportar motivações de ódio de um crime é aplicada em outros países e é importante para a proteção adequada das vítimas ao longo das investigações.
Noticiário

Pedro Nuno x Ventura foi o debate mais visto 

O debate entre Pedro Nuno Santos (PS) e André Ventura (Chega) foi o mais visto de todos os debates televisivos já transmitidos. Hoje há debate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro.
Legislativas 2024

"O acordo escrito não deu estabilidade nenhuma"

O líder do PCP admite um acordo com o PS, mas não vê vantagens em que fique por escrito. Não tem problemas de aparecer ao lado de Mortágua numa fotografia. Afasta-se do "governo capitalista russo".
Explicador

Debate Viana: habitação, estaleiros e impostos

Marina Gonçalves (PS) defendeu o legado na habitação e José Pedro Aguiar Branco (AD) na solução encontrada para os estaleiros navais. A discórdia deu-se no incentivo à economia. 
Legislativas 2024

Organizações pedem prioridade ao desperdício

Organizações pedem aos partidos que se comprometam a aprovar legislação para reduzir desperdício alimentar. E lembram que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.
Legislativas 2024

Sondagem. PS lidera, mas direita tem vantagem

Sondagem da Aximage dá a vitória ao PS nas eleições, com uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre a AD. Porém, o bloco da direita (contando com o Chega) tem vantagem sobre a esquerda.
Legislativas 2024

Mortágua isola PAN. Sousa Real prega influência

Líder do BE quis mostrar que o PAN é "incoerente" por se entender com todos e até com quem comete "atentados ambientais". Já a líder do PAN tentou aproveitar posição como vantagem.
Legislativas 2024

As 10 condições da IL para coligação com o PSD

Rui Rocha entregou a Luís Montenegro um documento com 10 propostas necessárias para um futuro acordo pós-eleitoral entre PSD e IL. AD já respondeu na rede social X
Legislativas 2024

Montenegro e Rocha numa mesa com solução comum

Luís Montenegro ainda tentou piscar o olho ao voto útil, mas acabou a mostrar que várias propostas do PSD e IL se tocam e que, apesar das pequenas discordâncias, têm objetivos (e muitos) em comum.
Legislativas 2024

Quem venceu no penúltimo dia de debates?

Montenegro e Rui Rocha apresentaram-se como diferentes, mas compatíveis em temas como impostos, saúde ou justiça. Mariana Mortágua esteve sempre ao ataque com Inês Sousa Real.
Legislativas 2024

Livre. Cheque a cada bebé custa 400 milhões/ano 

Rui Tavares explica que este instrumento poderá ter origem na reintrodução do imposto sucessório sobre as grandes heranças ou numa conta em certificados de aforro.
Legislativas 2024

Os debates de Raimundo e a abertura q.b. ao PS

Disponibilidade para diálogos existe, mas comunistas não querem "condicionar-se" sobre a forma nem antes das eleições. Raimundo mostra-se como um português comum após fragilidade inicial nos debates.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.