O navio de patrulha oceânico Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, resgatou esta sexta-feira 196 pessoas ao largo de Tripoli, no Mediterrâneo, no âmbito da missão Triton, da União Europeia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Defesa.

A mesma fonte adiantou que a operação de salvamento teve lugar a cerca de 40 milhas de Tripoli, capital da Líbia, numa embarcação que tentava fazer a travessia para a costa de Itália.

Os militares da Marinha Portuguesa estão neste momento a “fazer a triagem” das 196 pessoas resgatadas no âmbito da missão Triton, levada a cabo pela FRONTEX, a Agência Europeia responsável pela Gestão e Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia.

Fonte oficial do Ministério da Defesa referiu ainda que o ministro José Pedro Aguiar-Branco, o chefe da Armada, almirante Macieira Fragoso, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Pina Monteiro, acompanharam o desenrolar da operação ao longo da tarde e noite.

A Marinha Portuguesa deverá emitir nas próximas horas um comunicado com mais detalhes sobre esta operação de resgate.

O navio Viana do Castelo participa desde o início de novembro nesta missão da União Europeia a sul da costa italiana e que tem como objetivo controlar os fluxos migratórios procedentes do norte de África.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR