É um kit que permite diagnosticar precocemente o cancro e foi desenvolvido pela portuguesa Targetalent, que esta quinta-feira venceu o 16º Prémio do Jovem Empreendedor. São precisos apenas alguns minutos para a solução Blue Stain analisar as células que colhe do corpo humano. Paula Melo, 29 anos, e Fernando Ferreira, 46 anos, são as mentes por detrás do projeto que arrecadou 30 mil euros com esta distinção.

A tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que venceu o galardão promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) já foi patenteada e serve, sobretudo, para diagnosticar precocemente o cancro oral, doença que regista 540 mil novos casos por ano e que tem uma taxa de mortalidade de 80%: seis em cada dez pacientes morrem nos cinco anos seguintes ao diagnóstico.

“Não existe outra solução no mundo igual à nossa. Além disso, tem potencial para ser desenvolvida rapidamente, introduzida no mercado dentro de pouco tempo e envolve custos relativamente baixos de produção”, explicou Paula Melo ao Observador.

Os promotores avançam que a Blue Stain é indolor, não invasiva e permite que os hospitais e clínicas médicas reduzam custos. Com esta tecnologia, vai ser possível saber se os pacientes têm cancro durante a consulta em que a colheita é feita. Para poderem avançar, os empreendedores precisam de um investimento de 200 mil euros, que já foram assegurados por dois business angels, a Creative Wings e a Green Capital. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A startup de Paula Melo e Fernando Ferreira nasceu em 2012. No ano seguinte, os empreendedores participaram numa sessão com investidores, promovida pela ANJE, durante a Feira do Empreendedor, e foi aí que cativaram os dois investidores. O investimento chegou em agosto de 2014.

A Peekmed permite que o ortopedista utilize um modelo 3D gerado a partir da tomografia computorizada do paciente e de representações digitais 3D do material de osteossíntese, como parafusos.

Na edição de 2014 daquele que é o prémio de empreendedorismo mais antigo do país, a cirurgia ortopédica também esteve em destaque. A Peekmed recebeu uma menção honrosa pela solução tecnológica para o planeamento a três dimensões que desenvolveu para este tipo de intervenção. A Peekmed espera atingir mais de 176 mil potenciais clientes, que se traduzem em cinco mil milhões de euros.

A tecnologia desenvolvida por João Ribeiro, Sara da Silva e Jaime de Campos permite que o ortopedista utilize um modelo 3D gerado a partir da tomografia computorizada do paciente e de representações digitais 3D do material de osteossíntese, como parafusos, placas de fixação e próteses completas. Os empreendedores avançam que a solução permite reduzir para metade o tempo que demora a planear uma cirurgia e reduzir o risco de infeções.

Dezasseis anos depois da Critical Software

O Prémio do Jovem Empreendedor contempla um prémio em dinheiro, no valor de 20 mil euros, e um conjunto integrado de apoios, como um ano de incubação numa das infraestruturas da Rede de Incubação da ANJE, no valor de dez mil euros. O galardão oferece também uma pós-graduação promovida pela área de formação da associação e o acesso a instrumentos e programas de incentivo financeiro e de acompanhamento da atividade empresarial.

Na corrida pelo galardão estavam mais três startupsGesto  – tecnologia que converte gestos em ações de controlo, através da leitura de sinais musculares -, a Expertus  – técnica de ensaios de tratamentos tumorais, que utiliza ovos de galinha transplantados com amostras de tumores de doentes – e a Coolfarm – sistema inteligente para monitorizar plantas e estufas.

O Prémio foi criado em 1998, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Na primeira edição, quem saiu vencedora da iniciativa foi a Critical Software, empresa de Coimbra que presta serviços à NASA e que tem um pé em Silicon Valley, nos Estados Unidos da América.

A atribuição do galardão ocorreu durante Feira do Empreendedor, que já vai na 17ª edição e foi subordinada ao tema Born Global. Com início a 27 de novembro, termina no sábado, 29 de novembro.