Foi adiado para sexta-feira o lançamento da cápsula espacial Orion, que se espera, um dia, levar astronautas a Marte. A hora inicialmente prevista para o lançamento era as 12h05, mas aparentes problemas com válvulas e até, a certa altura, a aproximação de um barco ao Cabo Canaveral, na Flórida, levaram a atrasos sucessivos.

É possível acompanhar, no site da NASA, as imagens em direto. A própria NASA tinha reconhecido que a “janela” de descolagem só duraria até às 14h44, pelo que o exercício foi adiado.

A próxima “janela possível” para o lançamento, sexta-feira, começa, uma vez mais, às 12h05.

O objetivo será apenas fazer um pequeno voo, sem tripulação, à volta do globo terrestre. A cápsula deverá subir a uma altitude de quase seis mil quilómetros e, depois, voltar a entrar na atmosfera. Os cientistas terão oportunidade para avaliar a resistência das proteções de temperatura da cápsula, que deverá chegar aos 2.000ºC.

Ao mesmo tempo que a NASA e a Lockheed Martin trabalham na cápsula, está a ser desenvolvido um propulsor ultra-potente que deverá estar pronto em 2017 ou 2018. Será com esse propulsor que se prevê que a cápsula Orion possa viajar além da Estação Espacial Internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR