Vint Cerf é um dos pioneiros fundadores da internet. Hoje é um dos responsáveis da Google para o futuro da internet e foi nessa condição que discursou na abertura de uma conferência organizada pela Universidade de Columbia em Nova Iorque, na quinta-feira. E nesse discurso alertou para o perigo da transição que está neste momento a ser feita na gestão da internet – que pode conduzir a uma fragmentação das instituições, pondo em causa o futuro de toda a estrutura.

A conferência, intitulada “Governança e Cibersegurança da Internet”, reuniu na mesma sala os principais nomes da gestão da rede global: os antigo e atual diretores do ICANN, a CEO da Internet Society e outras figuras que terão uma palavra a dizer na forma como a rede será gerida a partir de outubro – data definida por Barack Obama para concluir um novo contrato de concessão sobre a internet.

O relato é da Business Insider, que também afirma que parte da sessão foi ocupada não com as limitações técnicas futuras mas com a proteção e disseminação de conteúdo – onde se destacaram críticas ao modo como alguns países europeus (nomeadamente a Alemanha) tem insistido em proteger os nos servidores locais os dados dos seus cidadãos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR