460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Globalização

Ucrânia

Ucrânia e Moldova. "Não devemos ter barreiras"

Comissão Europeia assinou acordos de cooperação com a Ucrânia e a Moldova, que permitirão aos operadores ter "livre acesso" ao território europeu, face ao impacto da invasão russa.
Extremismo

A revolta dos enraizados – Parte II

Os movimentos populistas têm conseguido capitalizar o descontentamento gerado pela dinâmica da globalização e da agenda globalista e viver de ressentimento e humilhação sentidos por parte da população
Globalização

"Europa não levou a sério sinais de aviso"

Ryan Avent, jornalista da Economist, acha que os preços do petróleo vão continuar altos. E diz que a Europa devia ter começado há anos a desligar-se da Rússia em termos energéticos. Foi "um erro caro"
Extremismo

Radicais moderados

Não podemos pensar que os populismos e os totalitarismos se extinguirão naturalmente por si. O combate político moderado não deve sofrer de tibiezas ou cedências aos extremos.
Inflação

Os custos de parar a globalização

Parar o processo de globalização será prejudicial para todos. Nas sociedades ocidentais será pago com inflação e nos países menos desenvolvidos com fome.
Pedro Nuno Santos

Ministro quer centro da globalização no Atlântico

"Temos que conseguir que o centro da globalização volte ao Atlântico", afirmou Pedro Nuno Santos. Para o ministro, Brasil e Portugal têm "capacidade de dinamizar".
Globalização

Uma nova ordem económica

O que se torna claro para muitos decisores e para grande parte da opinião pública é que a globalização, um fenómeno económico na sua génese, tem consequências muito para além do plano económico
Ocidente

Direitas: líderes, identidades e diversidades

As novas direitas nacionais e populares têm em comum a rejeição do globalismo. No resto, coerentemente, defendem as suas raízes e identidade histórica e política.
Impostos

Os paraísos fiscais perdidos

Começam a desenhar-se regras globais para os impostos das empresas. Países como Portugal têm de ser mais corajosos nas políticas económicas. Deixará de ser possível “roubar” receita fiscal ao vizinho.
Globalização

Globalização, democracia e pobreza

Desde 1980 a percentagem da população que vive abaixo do limiar de pobreza diminuiu de mais de 40% para menos de 10%. Neste período a percentagem de países democráticos subiu de cerca de 30% para 57%.
Global Shapers

Virtude capital

Da esquerda revolucionária à direita conservadora, está disseminada a ideia de que a criação de riqueza ou o investimento não contêm valor intrínseco nem aportam mérito individual ou para a sociedade.
Economia

A atração e os perigos do protecionismo 

As cadeias globais de produção têm fragilidades, mas resistiram e a sua flexibilidade tem permitido evitar desastres maiores. Sem elas, os custos de muitos bens e serviços seriam muito mais elevados.
Extremismo

É preciso matar o homem branco?

Sob a capa de ativista antirracista, Mamadou Ba mais não é do que um agente político. A luta antirracista mais não é do que nova semântica, essencial para reforçar a “luta pela transformação social”.
Direto ao Assunto

"Iliberais contaminam a democracia liberal"

Globalização e política interna em análise com Adolfo Mesquita Nunes, autor do livro "A Grande Escolha" e signatário da carta aberta em defesa das democracias liberais.
Economia

A globalização não está em risco 

A globalização é um fenómeno descentralizado, promovido pela acção de biliões de pessoas, sem qualquer “organizador” a comandá-la. Esta é a melhor garantia de que a globalização veio para ficar.
Globalização

Covid, eficiência económica e segurança nacional

As grandes empresas chinesas atuam numa lógica de prossecução dos objetivos do partido comunista em vez de uma lógica de mercado concorrencial. É ver o papel que têm na estratégia “Made in China 2025”
Coronavírus

A disaster waiting to happen

Throughout history, the poor have always been the hardest-hit by pandemics. There is no reason to believe this one will be different.
China

A China – o percurso do dragão comunista

A China tem o tempo, regime, determinação e ambição que mais nenhum país possui. Terá o Ocidente capacidade e vontade para resistir ao expansionismo ou é já tarde demais para bater o Dragão comunista?
Relações Internacionais

Ordem internacional pós-pandemia: As raízes fundas

A ordem internacional assenta em princípios aceites pelos principais poderes mundiais e numa realidade geopolítica que leva em conta os interesses dos Estados – dos grandes, dos médios e dos pequenos
Globalização

Não é paixão, é interesse

Seria de esperar que o confinamento e o fecho das fronteiras tornassem evidente as vantagens da globalização. Afinal de contas, o mundo manteve-se a funcionar graças aos computadores e telemóveis.
Coronavírus

O retrocesso da globalização

Longe de acelerar a globalização, a crise de saúde está a alimentar a subida do protecionismo que já vem de trás, liderado pelos Estados Unidos.
Coronavírus

O fim da globalização?

Somos tão fortes quanto o nosso elo mais fraco. Não faz sentido controlar ou até mesmo resolver a evolução da pandemia apenas no nosso país se o mundo que nos rodeia se estiver a desmoronar.
Globalização

The end of Globalisation?

We are only as strong as our weakest link. There is little point in controlling or even resolving the pandemic in our country if the world around us is falling apart. Africa will be the next calamity.
Globalização

O pós-pandemia, uma nova fronteira civilizacional

Passámos do risco localizado para o risco globalizado, do risco concreto para o difuso, do risco conhecido para o desconhecido, do risco circunscrito para o sistémico,do risco visível para o invisível
Economia

Sem mangas do Brasil, sobram peras em Portugal

Era o transporte das mangas para Portugal que embaratecia o transporte das peras para o Brasil. A redução da compra de mangas tornou o transporte das peras muito caro. Resultado: sobram-nos as peras.
Crescimento Económico

Como perdemos a oportunidade das nossas vidas 

Os últimos vinte anos em Portugal poderiam ter sido muito diferentes, como foram para outros países. Perdemos a maior oportunidade das nossas vidas. Convinha discutir e perceber o que aconteceu.
Tecnologia

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin"

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Global Shapers

A ciência da nova gestão

A gestão até aos dias de hoje estava preocupada em como construir um produto. Agora precisa de ferramentas para saber que produto produzir.
Estados Unidos da América

China para EUA: parem de agir como donos do mundo

China pediu hoje aos Estados Unidos da América que abandonem "a ideia de serem os donos do mundo" e defendeu que nunca fez uma política de "ataque económico".
Global Shapers

Talvez o voluntariado seja um monte de tretas

Apenas um em cada dez portugueses faz voluntariado. Assim, é urgente questionarmo-nos: será que o voluntariado realmente importa? Sete lições aprendidas em dez anos ajudam a responder.
Web Summit

“Construir muros só vai dar força ao populismo"

Num debate com George Papandreou e Philip J. Jennings, na Web Summit, António Costa defendeu que só um aprofundamento da União Europeia pode dar resposta aos desafios que a globalização coloca.
Global Shapers

Já ouviram falar do Dia Global da Dignidade?

Se tivessem de escrever num papel que atitude mudariam para garantir que os princípios da dignidade são cumpridos e ajudar a garantir a dignidade dos outros à vossa volta, qual seria a vossa promessa?
Global Shapers

Pela liberdade de uma alimentação mais saudável

Para quando um sistema único, obrigatório, como o semáforo nutricional de que todos já ouvimos falar, definido pela Direcção-Geral da Saúde, para todos os alimentos disponíveis no país?
Global Shapers

Agora é o momento

A verdadeira questão é como preparar os futuros líderes. Cerca de 50% da população mundial tem menos de 30 anos e esta é a geração que tem de ser mais envolvida como parte da solução para os problemas
Globalização

BRICS querem "globalização mais aberta e inclusiva

Os líderes do grupo de potências emergentes apelaram a uma globalização "mais aberta e inclusiva" que beneficie as nações em desenvolvimento, sublinhando a sua "firme oposição ao protecionismo".
NOVA SBE: Management Hot Topics

Voltamos aos Caramelos de Badajoz?

O bom senso manda e custa a alguns. Mas a pouco-e-pouco a geometria de mundo aberto – entrecortada pelos também inevitáveis assomos da ira (e era) terrorista – vai sendo reposta.
Globalização

E se pagar 50% de IVA fosse uma boa ideia?

Com a globalização, a esquerda tem de entender que a competitividade não é uma questão fútil e a direita tem de compreender que políticas de redistribuição são uma necessidade e não uma escolha.
Global Shapers

O poke mental e as redes sociais

Há quem diga que no amor e na guerra não há limites nem regras. E nas redes sociais? Estamos a tornar-nos mais empáticos ou mais violentos? Emocionalmente mais inteligentes? Tenho as minhas dúvidas.
Global Shapers

A privacidade morreu! Viva a privacidade!

Somos, em grande medida, aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está a ver. Que pessoas nos tornaremos se sentirmos que nunca estamos realmente fora do alcance dos outros?
Global Shapers

Global Shapers: o futuro está nas mãos dos jovens

O país não tem dado tanto quanto poderia. Faz falta um Portugal jovem, polido, dinâmico, na frente. Arrojado sem ser ridículo. Moderno e consciente da sua história. Cosmopolita e solidário.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.