O antigo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, revelou esta terça-feira através de um comunicado de imprensa que recusou o convite que lhe foi endereçado por António Tomás Correia, atual presidente do Montepio, para assumir a liderança do banco mutualista.

No comunicado, Teixeira dos Santos afirma que “após uma prolongada reflexão, achei por bem não aceitar o referido convite” e que “a decisão foi já transmitida ao Montepio”.

A decisão de Teixeira dos Santos acontece na sequência da assembleia-geral que a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) realiza esta terça-feira para a aprovação da alteração parcial dos estatutos, que prevê separar os seus órgãos de administração e da Associação Mutualista. Com esta mudança, será ajustado o modelo de funcionamento da CEMG à última versão da lei europeia bancária, que obriga a uma separação entre a gestão executiva do Montepio, os órgãos sociais e os acionistas.

Desta maneira, António Tomás Correia, atual presidente do grupo Montepio, deverá ficar com a presidência da Associação Mutualista, o que deixa aberta a presidência executiva do Montepio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tomás Correia já havia afirmado em abril à agência Lusa que Fernando Teixeira dos Santos era “um dos nomes em cima da mesa, mas não o único” e que “havia outros três nomes”, sublinhando que, “quando chegasse o momento próprio”, se saberia quem seria o próximo presidente executivo do Montepio “com independência e sem qualquer tipo de pressões”.