O Governo português e a Comissão Europeia finalizaram esta quarta feira, em Bruxelas, as negociações sobre o Acordo de Parceria relativo às prioridades de financiamento dos fundos estruturais europeus para o período 2014-2020, anunciou o executivo comunitário.

A conclusão das negociações será assinalada hoje à tarde, na sede da Comissão Europeia, numa curta cerimónia que contará com a presença de José Manuel Durão Barroso, do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, do comissário europeu responsável pela Política Regional, Johannes Hahn, e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

“Os 21 mil milhões de euros postos à disposição de Portugal serão uma alavanca decisiva para a criação de emprego, para o investimento reprodutivo e para um crescimento económico sustentável do país. Esta é mais uma prova da solidariedade europeia para com Portugal”, declarou o presidente da Comissão, Durão Barroso, numa primeira reação ao acordo.

O Governo português apresentou a 31 de janeiro, em Bruxelas, o Acordo de Parceria relativamente as prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020, estando o quadro de programação assente em quatro eixos temáticos essenciais: competitividade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego e sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos.

As regiões menos desenvolvidas vão receber 93% dos cerca de 21 mil milhões de euros do Portugal 2020, atendendo a que beneficiam também da quase totalidade dos montantes previstos para os programas temáticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR