Esta vai ser uma boa semana para os utilizadores de redes sociais. O Facebook resolveu um dos seus maiores problemas ao adicionar a opção de guardar ligações para ler mais tarde. E o Twitter está a testar remodelações na opção de retweetar.

Até agora, qualquer utilizador que acedesse à página do Facebook à procura de uma publicação que tinha visto “há tempos no feed de notícias” iria ter uma tarefa, no mínimo, herculeana. Com intenções já anunciadas de tornar-se o “local onde as pessoas vão para encontrar as notícias”, o Facebook fez uma mudança que pode os pode catapultar nesse sentido. A nova funcionalidade chamada “Save” (Guardar, em português) permite marcar ligações, músicas e locais para ler mais tarde.

Todas as ligações guardadas são privadas, o que significa que os amigos nas redes sociais não vão saber se quer guardar para ver mais tarde uma “galeria de fotos do aniversário do príncipe George”, a não ser que escolha partilhar essa informação.

Para guardar uma ligação, basta ir ao canto superior direito da “publicação”. Lá, depois de clicar, vai surgir a opção de guardar para ler mais tarde. Se o utilizador estiver a ver uma página de local ou uma banda de música, o novo botão de “guardar” vai aparecer sob a fotografia de apresentação da página. Os utilizadores podem aceder às ligações guardadas ao clicar no botão “guardados” na coluna esquerda da página da rede social, ao ser utilizada num computador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao disponibilizar desta função, não existia nenhuma forma fácil de revisitar uma publicação no feed de notícias, sendo que o algoritmo da rede social não ordena os elementos cronologicamente. E para os utilizadores mais esquecidos o Facebook vai também adicionar lembretes para revisitar as histórias que foram guardadas.

Esta funcionalidade já está disponível em Portugal.

Twitter: retweetar mais 140 caracteres

O limite de 140 caracteres do twitter é um colete-de-forças para muitos utilizadores da rede social. Ainda pior, quando querem fazer retweet de uma publicação com um comentário. Impossível, digamos, a não ser que a publicação original seja muito pequena.

Segundo a revista Forbes, o Twitter está a tentar uma nova funcionalidade: poder “retweetar com um comentário”. Quando o utilizador partilhar uma publicação vai poder anexar um comentário de 140 caracteres à publicação.