Os preparativos para o aniversário do partido de Kim Jong-un, que acontece no sábado, já estão em marcha e a celebração será marcada por um enorme desfile militar . Imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte espalhou um conjunto de cerca de 800 tendas pela cidade de Pyongyang e mobilizou mais de 600 camiões e cerca de 200 veículos blindados, que deverão estar a ser preparados para a maciça parada militar, conta o The Telegraph.

O instituto US-Korea anunciou que a Coreia do Norte terá começado a mobilizar estas unidades militares desde maio, para iniciar os testes de preparação para o desfile, revelando que as fotos mostram os vários veículos mobilizados numa antiga base aérea no leste de Pyongyang.

À imagem da megalomania do líder norte-coreano, espera-se que o desfile seja o maior espetáculo desde que Kim Jong-un está no poder, a que subiu em 2011. A maior atração do desfile deverão ser as plataformas de lançamento de mísseis. Nas imagens já é possível perceber a instalação de sete drones nas estruturas de lançamento móveis.

kim

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cronograma dos eventos ainda não foi anunciado, embora se saiba que a grande parada militar se vai iniciar de manhã, na praça Kim II-sung. Irá ser apresentado um grande desfile acompanhado de tochas e também vão ser vários os concertos a ser realizados num palco especialmente criado para o efeito nas proximidades do rio Taedong, que atravessa a capital.

Se Kim irá ou não falar publicamente, não se sabe. A verdade é que a imprevisibilidade é uma das características do líder norte-coreano. A sua extravagância é conhecida, tornando o ditador uma figura bizarra que dá sempre que falar.

A paixão de Kim por veículos, por exemplo, já vem de tenra idade: o the Telegraph lembra Kim Jong-un é apresentado como uma espécie de criança prodígio que conduziu o seu primeiro veículo aos três anos e, aos nove, já ganhava corridas de iates. Não admira que para a parada já tenha mobilizado tantos veículos.

Se Kim aproveitar a oportunidade para falar em algum dos eventos, não desperdiçará, certamente, a possibilidade de posar para as fotografias. É que o líder, embora não parecendo, até já fez cirurgias plásticas para ficar mais parecido com o fundador da dinastia comunista da Coreia do Norte, o seu avô, Kim Il-sung. Para além disso, o ditador norte-coreano até já foi nomeado em 2012 – mas por um website satírico – como o “homem mais sexy” do mundo. Não há dúvidas que a Kim Jong-un não falta auto-estima.

A preparação do desfile também está a ser feita há várias semanas também por estudantes, trabalhadores e outros grupos que têm preenchido várias praças públicas no sentido de melhorar as suas habilidades de marcha, gritando slogans de patriotismo. Na quinta-feira foi possível ver uma multidão de estudantes que encheu várias praças com bandeiras vermelhas e roupas tradicionais coloridas.

parade

“Estamos muito orgulhosos com o 70º aniversário da fundação do nosso partido, que é uma honra para nós. Com este aniversário vamos demonstrar a nossa união, de corações invencíveis”, disse um estudante que vai participar, Chang Yong-ho.

A celebração de aniversários é habitualmente utilizada para celebrar o poder de um dos países mais miseráveis do mundo, fazendo-o através de paradas militares, numa demonstração de que o seu líder é todo-poderoso. Kim Jong-un parece de resto decidido a reforçar a sua liderança sólida e incontestada, tentando ao mesmo tempo criar a ilusão de que o partido está a melhorar o padrão de vida dos habitantes de um país que sofrem de graves carências alimentares.

Um professor da oficialíssima Associação norte-coreana de Ciências Sociais, Kim Chang-Gyong, disse por isso à Associated Press Television News que ” o partido está agora concentrado na construção de um estado socialista economicante poderoso”.