Depois de um verão em cheio, os melhores surfistas nacionais colocaram-se a postos para disputar a 5ª e última etapa da Liga Meo Surf 2024. Em causa, esteve a disputa pelo título nacional masculino e todos os caminhos levaram até à Praia de Supertubos onde, anualmente, é disputada uma das etapas do circuito mundial de surf da World Surf League, pelos melhores surfistas do Mundo.
Recorde os vencedores do Bom Petisco Peniche Pro dos últimos 3 anos
↓ Mostrar
↑ Esconder
2023: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado;
2022: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado;
2021: Afonso Antunes e Francisca Veselko.
1º Dia: que comece a contagem decrescente
O dia começou bem cedo, com o mar a crescer ao longo do dia e a oferecer alguma exigência aos surfistas. Tanto Guilherme Ribeiro, que chegou a Peniche na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill; como Tomás Fernandes, o mais direto concorrente, superaram a ronda inaugural de forma relativamente segura.
– Guilherme Ribeiro venceu a bateria 8 com um total de 11,70 pontos e, de seguida, Tomás respondeu com o triunfo no heat 9, graças a um score de 10,25;
– Destaque para Francisco Ordonhas, com a melhor onda do dia, com 7,75 pontos, e melhor score, com 13,50;
– Afonso Antunes, com 12,85 pontos, Luís Perloiro, com 12,25, Jaime Veselko e Daniel Nóbrega, ambos com 12 pontos;
– Na próxima fase, Guilherme Ribeiro vai estar no heat 4 da ronda masculina, onde enfrenta João Roque Pinho, Matias Canhoto e Salvador Dias. Já Tomás Fernandes, teve pela frente Halley Batista, Miguel Matos e Francisco Anglani.
– Já na ronda inaugural feminina, Kika Veselko e Teresa Bonvalot, campeã nacional feminina por antecipação, estiveram um nível acima da concorrência, com 12,75 e 12,25 pontos.
No decorrer deste primeiro dia, teve também lugar a ação “Amar o Mar”, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, e que contou com a participação de uma centena de crianças das escolas do concelho de Peniche, em iniciativas e dinâmicas dedicadas à sustentabilidade e proteção dos oceanos.
2º Dia: de olhos postos nas contas do título masculino
Com esta etapa a terminar, os nervos adensaram-se no 2º dia de provas. A praia de Supertubos ofereceu mais uma jornada de condições exigentes para os melhores surfistas nacionais, no segundo dia de ação do Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024. Com o mar a subir ao longo do dia, as dificuldades mostraram-se acrescidas para Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, depois de uma ronda inaugural vencida de forma segura.
– No heat 4 Guilherme Ribeiro foi superado pelo jovem local Matias Canhoto, que somou 11,05 pontos;
– Já na disputa pela segunda posição, Guilherme somou 10,75 pontos, contra João Roque Pinho e Salvador Dias;
– Tomás Fernandes, vence o heat 5 com 9,55 pontos, contra 9,15 de Halley Batista, 8,65 de Francisco Anglani e 7,75 de Miguel Matos;
– Francisco Ordonhas volta a conquistar o melhor score do dia, com 13 pontos;
– Luís Perloiro e João Maria Mendonça protagonizaram as eliminações mais surpreendentes nesta fase;
– Na prova feminina, Francisca Veselko vence a bateria 2 com um total de 13,50 pontos e Teresa Bonvalot triunfa na bateria 3, com um score de 10,50.
No sábado foram, também, disputadas as Go Chill Expression Session, com João Maria Mendonça a consagrar-se na prova masculina e Camila Cardoso a vencer a prova feminina.
3º Dia: a grande despedida
No último dia de prova, o mar acompanhou o entusiasmo vivido, com ondas de qualidade a fazer frente a tanto talento nacional. Sem tempo a perder, a ação retomou bem cedo e a prova masculina foi a primeira a ir para a água, com o título em jogo.
– Guilherme Ribeiro venceu o heat inaugural, com um score de 13,00, e assegurou a passagem aos quartos-de-final;
– Tomás Fernandes, o segundo candidato ao título, competiu no heat 3. Acabou por ser eliminado, numa bateria dominada por Afonso Antunes;
– Guilherme Ribeiro sagrou-se automaticamente campeão nacional. Ainda assim, continuou a superar rondas na prova, vencendo nos quartos-de-final o júnior Jaime Veselko;
– As meias-finais foram disputadas pelo recém-coroado campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e o campeão deposto, Joaquim Chaves, com o triunfo a sorrir a Guilherme, que garantiu a quarta final consecutiva em etapas da Liga MEO Surf;
– Na prova feminina as surfistas mais experientes dominaram a ronda 3, com Kika Veselko e Teresa Bonvalot a conseguirem triunfos rumo às meias-finais, sendo acompanhadas por Gabriela Dinis e Teresa Pereira;
– Gabriela Dinis venceu com com 9,40 pontos.
Depois de um dia repleto de emoções, o sentimento de dever cumprido fez-se sentir. “É a terceira vez seguida que venço em Peniche”, lembrou Guilherme Ribeiro. “Embora não seja uma onda em que passe muito tempo, acabo por ter uma boa conexão com o mar aqui. Nos dois últimos anos foi no Lagido, este ano em Supertubos. Ambas as ondas são em Peniche, mas são muito diferentes, o que significa que a minha capacidade de adaptação está cada vez melhor”, concluiu o vencedor da quinta etapa da carreira na Liga MEO Surf.
Já para Gabriela Dinis, o sentimento é de igual comoção: “No início do campeonato não tinha grandes expectativas. Como tenho investido muito tempo nos estudos e na faculdade, queria apenas fazer bom surf. Apesar de no futuro querer continuar a investir nos estudos, vou continuar a vir às etapas da Liga MEO Surf e competir no circuito europeu de qualificação”, prometeu a surfista de 20 anos.
Com o Bom Petisco Peniche Pro a acabar, sobrou ainda tempo para um heat especial entre três jovens promessas do surf angolano, com Júlio Baleia a vencer a concorrência de Baita Júnior e Edilson Beto.
Os fatos foram despidos e as pranchas arrumadas, mas no ar ficou a certeza de que esta foi mais uma edição onde o surf de excelência e o talento nacional rechearam as praias desta competição com o melhor que se faz por cá. Para o futuro, fica a promessa de que a Liga MEO Surf voltará para o ano, com uma nova edição, mas com a mesma qualidade de sempre!
Bom Petisco Peniche Pro: resultados
– Final masculina: Guilherme Ribeiro 12,50 pontos x Afonso Antunes 10,15 pontos
– Final feminina: Gabriela Dinis 9,40 pontos x Kika Veselko 8,75 pontos
– Best Wave: Afonso Antunes, 9,50 pontos
– Bom Petisco Girls Score: Kika Veselko, 15 pontos
– Waversby Round: Afonso Antunes, 17 pontos
– Go Chill Expression Session: João Mendonça e Camila Cardoso
– Waikiki Junior Award: Jaime Veselko
– Peniche Best Surfer: Guilherme Fonseca e Ana Mel
– Heat especial Angola: Júlio Baleia 12,25 pontos x Baita Júnior 11,35 pontos x Edilson Beto 6,90 pontos