1926

13 de agosto

Fidel Castro Ruz nasce no povoado cubano de Biran, no município de Mayarí. É filho ilegítimo de Ángel Castro, um agricultor espanhol rico. Era bom aluno (não excelente) e praticava basquetebol, tendo sido considerado o melhor atleta do secundário de Belen. Viria a estudar Direito na universidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imager

1948

Abril

Na Colômbia, Fidel Castro participa nos protestos de rua do Bogotazo.

D.R.

1953

Julho

Fidel Castro lidera uma insurreição armada contra o ditador Fulgencio Batista. Cem rebeldes, entre os quais Raúl Castro, assaltaram o quartel Moncada. Na foto, na província de Los Palos antes do ataque.

AFP/Getty Images

1953

26 de julho

O golpe falha: vários rebeldes são mortos, outros são detidos. Fidel foi condenado a 15 anos de prisão. “A História vai absolver-me”, disse em tribunal.

AFP/Getty Images

1955

Maio

Assalto ao Quartel Moncada Fidel Castro (centro), Raul Castro (primeiro à esquerda) e outros rebeldes do assalto ao Quartel de Moncada são postos em liberdade.

D.R.

1955

Maio

O Estado cubano amnistia Fidel Castro, que sai da prisão e se exila no México.

AFP/Getty Images

1956

2 de dezembro

Fidel Castro e outros 81 revolucionários atracam na costa cubana a bordo do iate “Granma”. A maior parte é derrotada, mas doze deles – entre os quais Fidel, Raul Castro e Che Guevara – reúnem-se na Serra Maestra para iniciar uma guerrilha.

AFP/Getty Images

1957

Janeiro

Che Guevara com Fidel Castro na Serra Maestra, armados com metralhadoras.

D.R.

1958

13 de abril

O líder rebelde na selva durante um concerto dado em sua honra.

AFP/Getty Images

1959

Janeiro

Raul Castro entra em Havana. Fá-lo na qualidade de “comandante supremo” das Forças Armadas. Começa então a transformação política, económica e social de Cuba através de uma onda de nacionalizações e uma reforma agrária. A repressão implacável dos adversários políticos torna-se também uma marca do regime.

AFP/Getty Images

1959

4 de janeiro

Fidel fotografado pouco depois da queda do ditador Fulgêncio Batista.

AFP/Getty Images

1959

8 de janeiro

Durante o seu discurso ao povo, aquando do triunfo da Revolução Cubana, uma pomba pousou no ombro de Fidel Castro, que estava acompanhado por Che Guevara.

Imgur

1959

13 de fevereiro

Fidel Castro é proclamado primeiro-ministro de Cuba. Aqui, fala em Washington numa sessão da associação que reúne os diretores de jornais americanos, a 21 de abril.

Getty Images

1959

5 de abril

Quatro meses depois da revolução, Fidel visita os Estados Unidos e encontra-se com o então vice-presidente, Richard Nixon.

Getty Images

1959

15 de abril

Fidel Castro visita o Memorial a Lincoln em Washington, poucas semanas depois de assumir as rédeas do governo cubano. O líder socialista sempre se declarou admirador das políticas de Abraham Lincoln.

Imgur

1959

23 de abril

Durante a visita aos EUA, Fidel recebe um convite para o Baile dos Fotógrafos de Nova Iorque.

Getty Images

1959

abril

Fidel janta no Harlem, Nova Iorque, durante a sua visita aos Estados Unidos.

Getty Images

1959

abril

Fidel joga basebol, o desporto que une os Estados Unidos e Cuba.

Getty Images

1959

5 de maio

Fidel encontra-se em Havana com a atriz irlandesa Maureen O’Hara.

Getty Images

1959

1 de dezembro

Fidel Castro chega a Havana com Che Guevara (à direita) e Camilo Cienfuegos (em cima).

Getty Images

1961

16 de abril

Fidel Castro declara que os princípios da revolução foram pautados por valores socialistas. Um dia mais tarde começaria a invasão da Baía dos Porcos por exilados cubanos contra o regime castrista.

AFP/Getty Images

1962

10 de outubro

Fidel corta cana do açúcar em Cuba.

AFP/Getty Images

1962

Outubro

Início da Crise dos Mísseis. A presença de soldados soviéticos em Cuba causou tensão entre Moscovo e Washington, dando corpo ao receio de uma guerra nuclear entre os dois países. Os mísseis soviéticos são retirados perante a ameaça norte-americana de um bloqueio naval.

Getty Images

1963

6 de maio

Fidel Castro com o líder soviético Nikita Khrushchev durante uma visita à URSS.

Getty Images

1963

6 de maio

Fidel tira uma foto durante a visita a Moscovo.

Getty Images

1963

7 de maio

Fidel em Moscovo com o líder soviético Nikita Khrushchev.

Getty Images

1965

Outubro

Fidel Castro cria o Partido Comunista Cubano e é nomeado seu secretário-geral. Nessa altura já tinham desaparecido da liderança cubana alguns dos chefes mais carismáticos da revolução, como Camilo Cienfuegos, morto num desastre de avião em circunstâncias que ainda hoje suscitam dúvidas.

AFP/Getty Images

1968

5 de julho

Fidel exibe uma foto que mostra soldados bolivianos a comemorarem com álcool a morte de Che Guevara.

Getty Images

1969

17 de dezembro

Fidel Castro faz um discurso em Havana

Getty Images

1970

1 de janeiro

Durante um jogo de basquetebol com estudantes de liceu, em Havana.

AFP/Getty Images

1970

Junho

Durante uma conferência de imprensa em Havana.

AFP/Getty Images

1971

10 de novembro

Fidel Castro visita Salvador Allende no Chile. Ao longo dessa década visitaria também Panamá e Nicarágua, para dar o seu apoio a governos de extrema-esquerda.

AFP/Getty Images

1973

Setembro

Segura numa espingarda durante uma visita ao Vietname do Norte, durante a Guerra do Vietname.

AFP/Getty Images

1975

Outubro

Fidel Castro (na foto, com Agostinho Neto) envia tropas cubanas para Angola, a fim de se juntarem aos combatentes socialistas angolanos do MPLA, pró-soviéticos, na luta contra os outros movimentos de libertação, a UNITA e a FNLA, que chegaram a ser apoiados pela África do Sul.

Getty Images

1976

2 de novembro

Fidel Castro torna-se presidente de Cuba, que passa a ser membro das Nações Unidas.

Getty Images

1991

31 de dezembro

O colapso definitivo da União Soviética, aliada de Cuba, lança o país numa grande crise económica. É tal a carência de bens essenciais que o regime é obrigado a fazer algumas reformas económicas e a permitir alguma actividade e iniciativa privada.

Getty Images

1993

14 de agosto

O governo de Fidel Castro acaba com a proibição da utilização do dólar americano. Essa medida representou uma das raras aberturas económicas de Cuba, que a justificou como forma de “salvar a revolução”. Mas criou duas economias, uma para quem tinha dólares e acesso a lojas especiais, outra para os cubanos comuns.

AFP/Getty Images

1994

5 de agosto

Centenas de cubanos naturais de Havana juntaram-se para um motim contra Fidel Castro. Foi a maior insurreição contra Castro desde a revolução castrista. Ao longo desse mês, 35 mil pessoas fogem de Cuba em barcos. Os Estados Unidos disponibilizam-se para receber 20 mil deles de forma legal.

AFP/Getty Images

1996

24 de fevereiro

Dois MiG (aviões de combate russos) do governo cubano abatem dois pequenos aviões norte-americanos no céu do Estreito da Flórida. Os aviões pertenciam ao grupo de exilados cubanos “Hermanos al Rescate”. Morreram quatro membros da tripulação.

AFP/Getty Images

1998

21 de janeiro

O Papa João Paulo II visita Cuba e é recebido por Fidel Castro. É a primeira vez na História que um pontífice viaja até território cubano.

AFP/Getty Images

1999

25 de novembro

Inicia-se a saga da custódia de Elian Gonzalez. Fidel Castro inicia uma campanha anti-norte-americana para conquistar o regresso de Elian, um rapaz de seis anos resgatado no mar pelas autoridades dos Estados Unidos depois de a sua mãe ter morrido num naufrágio. Elian viria a regressar a Cuba.

AFP/Getty Images

2001

23 de junho

Duas horas depois de começar um discurso numa manifestação pública, Fidel Castro desmaia por exaustão e por causa do imenso calor que se fazia sentir.

AFP/Getty Images

2002

12 de junho

Fidel Castro participa numa marcha com um milhão de pessoas em Havana como parte de uma campanha para defender o sistema comunista. Fê-lo por causa da crescente dissidência com os Estados Unidos.

2002

26 de junho

Cuba declara o comunismo como “irrevogável” através de uma emenda constitucional aceite pela Assembleia Nacional.

AFP/Getty Images

2003

18 de março

Fidel Castro lança uma onda de repressão contra os dissidentes. Entre eles estavam 75 ativistas pró-democracia e jornalistas independentes. Todos foram detidos, levantando várias críticas internacionais.

Getty Images

2004

20 de outubro

Fidel Castro fica ferido no joelho esquerdo na sequência de uma queda nas escadas do Mausoléu de Che Guevara em Santa Clara.

AFP/Getty Images

2006

31 de julho

Fidel Castro é forçado a entregar o poder político ao seu irmão, Raúl Castro, depois de uma operação de emergência para estancar uma hemorragia intestinal.

AFP/Getty Images

2007

29 de março

Embora afastado do poder cubano, Fidel Castro continua a escrever artigos sobre questões mundiais. A maior parte deles representa um ataque ao governo norte-americano.

AFP/Getty Images

2007

17 de dezembro

Numa mensagem lida na televisão, Fidel Castro diz que não vai “agarrar-se ao poder” nem vai impedir que partidos e forças políticas mais jovens ascendam no panorama cubano.

AFP/Getty Images

2008

19 de fevereiro

Fidel Castro afirma que não regressará à política como líder do Estado. A partir daí começam a ser raras as suas aparições em público.

AFP/Getty Images

2010

24 de fevereiro

Fidel recebe o Presidente do Brasil, Lula da Silva, em Havana

Getty Images

2012

29 de março

O Papa Bento XVI encontra-se com Fidel na embaixada do Vaticano em Havana, 14 anos depois da visita ao país de João Paulo II.

Getty Images

2014

8 de janeiro

Fidel Castro é filmado durante a inauguração do centro cultural Acho Romerillo, pertencente ao Laboratório de Arte de Havana.

AFP/Getty Images

2015

20 de julho

As relações entre Estados Unidos e Cuba são restaurados ao fim de longos anos de atrito. Tudo começara com um aperto de mão entre Raúl Castro e Barack Obama no funeral de Nelson Mandela na África do Sul.

Getty Images

2016

13 de fevereiro

Fidel Castro faz uma das suas raras aparições em público. Aqui, aparece reunido em casa com o patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia.

AFP/Getty Images