478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fidel Castro

Fidel Castro

Cuba assinala 5.º aniversário da morte de Fidel

Dirigentes cubanos e as principais instituições, incluindo os media oficiais, utilizaram as redes sociais para recordar a sua obra e figura, com lemas como #Fidelvive e #FidelPorSiempre.
Fact Check

Selecionador do Brasil prestou homenagem a Fidel?

Existem semelhanças físicas entre a figura que é apontada como tendo visitado o túmulo de Fidel, em Santiago de Cuba, e quem realmente o visitou. Uma certeza: não foi o ex-futebolista Tite.
Fact Check

Imagem mostra protestos contra regime de Cuba?

Não. Imagem pertence ao Dia Internacional do Trabalhador em Cuba e foi tirada em 2018.
Cuba

Teremos sempre Havana. Teremos?

Todo o leque de reações da extrema-esquerda – incluindo a do PS e JS – desvela, mais uma vez, uma verdade profunda: a esquerda radical não se preocupa verdadeiramente com ativismos ou liberdade.
Comunismo

Cuba, o Parque Jurássicomuna

Convém não esquecer os feitos da Revolução Cubana em áreas como a educação. Se houvesse imprensa livre, quase 100% da população conseguiria lê-la.
Mundo

Sobreviver em Cuba

Poucas vezes as revoltas populares têm um desfecho efectivamente favorável à população e, quando têm, longos anos de ditadura levaram das pessoas o fôlego da liberdade.
Cuba

Em Cuba falta o líder da oposição ou um Gorbatchov

Para sair do impasse, Cuba precisa de um líder forte da oposição ao regime ou de um Gorbatchov que surja no Partido Comunista. Mas, neste momento, não há um nem outro.
Centenário

Vasco Gonçalves: centenário com sessão evocativa

Na Voz do Operário, em Lisboa, haverá uma sessão comemorativa, que incluirá um espetáculo musical, e que conta com as intervenções de Manuel Begonha e de Batista Alves sobre Vasco Gonçalves.
Conversas à Quinta

Mesmo sem um Castro, a ditadura cubana não mudará

Mais de 60 anos depois Cuba não tem um Castro formalmente à frente dos seus destinos, mas a nomenclatura do Partido Comunista não abriu mão do poder. A ditadura tem demasiado medo de qualquer abertura
Atualidade

Quem é e o que quer o novo líder de Cuba?

A eleição de Miguel Díaz-Canel põe fim a décadas de presidência dos Castro. Mas vai ficar tudo na mesma? Provavelmente sim. Herda um país com vários problemas e a sombra dos históricos do partido.
Cuba

Filho mais velho de Fidel Castro suicidou-se

Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, conhecido por Fidelito, suicidou-se esta quinta-feira. Tinha 68 anos e estava num estado de "depressão profundo". Era o filho mais velho do falecido presidente de Cuba.
Cuba

Raúl Castro deixa presidência de Cuba em abril

O presidente cubano Raul Castro anunciou oficialmente esta quinta-feira que vai abandonar a presidência do país em abril de 2018. Miguel Díaz-Canel, o seu número dois, deverá ser o seu sucessor.
Fidel Castro

Fidel Castro. Uma inspiração cinematográfica

Fidel Castro teve uma breve experiência enquanto actor mas serviu sobretudo de inspiração para filmes e produções de televisão, além de ter sido amigo de alguns nomes grandes de Hollywood.
Fidel Castro

Cinzas de Fidel já foram depositados no cemitério

Funeral de Fidel Castro acontece este domingo na cidade que é berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-presidente.
Fidel Castro

Nome de Fidel não vai ser usado em ruas ou praças

Nome e figura de Fidel Castro não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas, por desejo expresso do líder.
Fidel Castro

Raul Castro jura "defender o socialismo"

O Presidente cubano, Raul Castro, jurou "defender a pátria e o socialismo" numa cerimónia de homenagem ao irmão, Fidel Castro.
Caixa Geral de Depósitos

4 de dezembro, 2016

Tudo visto e considerado, a verdade não se vende e não dá emprego a ninguém. Os senhores que nos governam estão, portanto, autorizados a mentir a toda a gente.
Fidel Castro

O legado de Fidel e duplicidade moral da esquerda

O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.
Fidel Castro

Anticomunista, graças a Deus

Os regimes não se medem pelas suas belezas retóricas mas pelas suas obras. O sonho revolucionário de Fidel, um terrível pesadelo para os cubanos, não o exime das atrocidades perpetradas pelo castrismo
História

A filha do diretor da PIDE apaixonada por Cuba

Filha do último director da PIDE, casada com um diplomata suíço, passou-se para o lado dos comunistas na Cuba de Fidel. A desconcertante história de Annie Silva Pais, que faria 81 anos esta semana.
PCP

O estranho caso do socialismo via satélite

O grau de credulidade necessário para acreditar no que nos diz o PCP ultrapassa os limites superiores da imaginação humana. E até o da crença na possibilidade científica das mamografias via satélite.
Fidel Castro

Ex-nora de Fidel Castro duvida do dia da sua morte

Idalmis Menéndez, ex-nora de Fidel Castro, duvida que o ditador tenha mesmo morrido no dia 25 de novembro. As suas dúvidas são sustentadas nos pormenores que envolveu a morte do ditador.
Fidel Castro

Fidel Castro e as ditaduras fofinhas

Nos nossos jornais alegadamente credíveis, Fidel era impecável. Nos sites do DN e do Expresso, quem os lesse pensaria que tinha morrido um Gandhi. E o Público anunciava "A morte muito antes do sonho".
Óbito

Fidel. Romaria de líderes a Havana para o adeus

As cerimónia fúnebres de Fidel Castro levaram a Havana os presidentes de Equador, Venezuela, Bolívia, África do Sul, o primeiro-ministro grego e representantes da China, Rússia e Irão.
Assembleia Da República

AR aprova votos de pesar pela morte de Fidel

A Assembleia da República aprovou dois votos de pesar pela morte de Fidel Castro. Grupo de deputados do PSD contra tentativa de "branquear" Fidel. Bloco lembrou "grandes erros" do ditador cubano.
Mercados Financeiros

Fundo de investimento CUBA dispara quase 20%

Os investidores num fundo chamado CUBA, nos EUA, ficaram a ganhar com a morte de Fidel Castro. O fundo não investe em Cuba, porque não pode, mas investe em empresas que ganham com crescimento no país.
Fidel Castro

Fidel. Obama, Hollande e Trudeau não vão a funeral

Obama, Hollande e Trudeau não vão estar presentes no funeral de Fidel Castro, no domingo. Hollande vai ser representado por Jean-Pierre Bel e pela ministra da Ecologia, Ségolène Royal.
Fidel Castro

Não apaguem a memória

Nestes dias após a morte de Fidel Castro, temos assistido aos mais espantosos depoimentos, relativizando e branqueando os crimes do regime comunista cubano e de Fidel em particular.
Fidel Castro

Elián González trata Fidel como "pai e amigo"

Elias González, o menino que em 1995 se tornou um dos símbolos da disputa EUA-Cuba, reaparece para elogiar o "legado" de Fidel Castro, a quem chama de "pai que se tornou um amigo".
Fidel Castro

Fidel. Guiné Equatorial decreta três dias de luto

A Guiné Equatorial decretou três dias de luto nacional pela morte do histórico líder cubano Fidel Castro, anunciou o primeiro-ministro do país, Francisco Pascual Obama Asue.
Fidel Castro

Portugal participa em homenagem a Fidel Castro

O ministro adjunto Eduardo Cabrita irá representar Portugal na cerimónia fúnebre de homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, agendada para terça-feira em Havana.
PCP

PCP presente nas cerimónias fúnebres de Fidel

O PCP vai estar presente em Havana, Cuba, nas cerimónias fúnebres de Fidel Castro. Em comunicado, os comunistas expressam a sua solidariedade para com os comunistas cubanos e para com o povo de Cuba.
Fidel Castro

Luto em Cuba. Cinzas de Fidel vão percorrer 861 km

Durante uma semana, vai haver salvas de tiros de canhão, as cinzas de Fidel vão dar a volta à ilha e líderes de todo o mundo vão estar presentes nas cerimónias fúnebres do antigo ditador cubano.
Fidel Castro

Coreia do Norte chora um "camarada distante"

A Coreia do Norte deu início, esta segunda-feira, a três dias de luto pela morte de Fidel Castro. Bandeiras a meia-haste nos edifícios oficiais em todo o país marcam o respeito pelo ícone cubano.
Fidel Castro

Ninguém lava a história como os comunistas

Décadas de romantismo à volta de Fidel Castro tornaram menos óbvio para o mundo que ele não passou de um ditador como outros. Eis a demonstração de força da máquina comunista de revisão da história.
Fidel Castro

Llosa: regime cubano não sobrevive ao "ditador"

Escritor peruano não esconde a oposição ao regime dos irmãos Castro e diz esperar que as estruturas de poder comecem a mudar rapidamente.
25 de Novembro

Fidel Castro, o 25 de Novembro e a opção ocidental

Convém recordar que Fidel impôs uma paupérrima prisão em Cuba com base na infeliz dicotomia do "fascismo ou revolução" — a que o nosso 25 de Novembro de 1975 felizmente pôs cobro. Pelo menos até agora
Fidel Castro

Trump diz que Governo cubano terá de mudar

O Governo cubano terá de conceder liberdades fundamentais ao seu povo e dar aos EUA alguma coisa em retorno, defenderam conselheiros de Donald Trump.
Fidel Castro

Não são "erros", mas crimes

Se Catarina Martins tivesse empregue a palavra "crimes" não teria coragem de lhe chamar "grande homem". Então um grande homem podia tratar tão mal as minorias defendidas com tanto ardor pelo Bloco?
Fidel Castro

Um ditador é um ditador. Ponto final, parágrafo

O balanço de quase 57 anos de castrismo é trágico. Inimigo das liberdades, apenas ofereceu ao povo uma pobreza resignada. Por isso é intolerável a duplicidade moral com que avalia o legado de Fidel.
Fidel Castro

E agora, Cuba? 4 perguntas e respostas decisivas

Sem Fidel, como serão as relações entre Cuba e os EUA de Donald Trump? A liberalização económica continuará? Quem virá depois de Raúl? E o que acontecerá à esquerda populista?
Fidel Castro

Coreia do Norte lamenta morte do "líder do povo"

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, lamentou a morte de Fidel Castro, que implantou o comunismo em Cuba, considerando-o um "verdadeiro líder do povo", numa mensagem divulgada pela agência estatal.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.