910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

WWW.NUMO.PT

WWW.NUMO.PT

No palácio, numa villa, na serra ou no convento: 26 escapadinhas para dizer adeus a 2021

Da Serra da Estrela ao Algarve, da Madeira aos Açores, há boas razões para fazer a mala e entrar em 2022 num sítio diferente. Jantares temáticos, música ao vivo e paisagens fotogénicas farão a festa.

    Índice

    Índice

Passam 365 dias e permanece o dilema: onde passar a última noite do ano? No alto da serra, num palácio centenário, no centro da cidade ou numa herdade alentejana, não faltam destinos para entrar em 2022 em festa e em bom. Seja em família, com amigos ou apenas com a sua cara metade, há quartos com vista para o mar ou em cima do rio, jantares com assinatura de chefs Michelin, provas de vinhos, pistas de dança, atividades ao livre e massagens para relaxar. O brinde com espumante e as 12 passas estão garantidas, por isso pense nos desejos e faça-se à estrada.

Quinta da Côrte

Valência do Douro. Reservas: enoturismo.reservas@quintadacorte.com; Tel.: 964 536 200. Sob consulta

É apresentada como uma das propriedades mais antigas da região cuja paisagem vinhateira é património mundial da UNESCO. Adquirida em 2013 por Philippe Austruy, proprietário de várias propriedades em França e uma em Itália, foi alvo de remodelações, com as adegas e os quartos de hóspedes a serem revisitados na íntegra por Pierre Yovanovitch, arquiteto e designer de interiores. Na despedida a 2021, o programa da Quinta da Côrte é para quem quiser juntar a família toda ou, então, um grupo de amigos — a casa é composta por sete quartos. Estadia à parte, o último jantar do ano começa com um Porto Tónico, como bebida de boas-vindas, seguido de couvert, entradas, prato principal de peixe ou carne, sobremesas e café — e, como esta é uma morada do vinho, as harmonizações fazem parte da experiência. Já a meia-noite é celebrada com uma flûte de champanhe e há ceia pontuada pela gastronomia portuguesa para quando a fome voltar a apertar. No primeiro dia de 2022, passado nesta varanda para o Douro, será servido um brunch, mas o programa só termina com uma prova vínica e uma visita à adega (valor do pacote, que inclui estadia de uma noite, sob consulta).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quinta da Côrte

Os quartos da quinta foram revisitados na íntegra pelo francês Pierre Yovanovitch, arquiteto e designer de interiores

© Jean-Francois Jaussaud

The Yeatman

Rua do Choupelo (Vila Nova de Gaia). Reservas: 22 0133 135; 22 0133 3100 ou events@theyeatman.com. Jantar: 290€/pessoa (seleção de vinhos incluída)

Não será todos os dias que jantamos num hotel cinco estrelas, com uma vista de cortar a respiração e um menu elaborado por um chef com duas estrelas Michelin no curriculum, mas em noite de festa tudo vale a pena. O The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, é a morada ideal para uma experiência gastronómica capaz de encher o olho e o paladar em partes iguais, servida com uma seleção de vinhos escolhidos a dedo e acompanhada com música ao vivo e Dj. O chef aveirense Ricardo Costa, na casa há mais de uma década, preparou para entradas um corneto de atum com wasabi, um ferrero de foie gras e avelã, uma sanduíche de vaca velha e um pani puri com cordeiro, tikka massala e hortelã. Nos pratos principais imperam o lagostim com cenouras, quinoa crocante e vinagrete de lima, as vieiras com caviar, aipo e champagne, o veado com castanhas, couve roxa e trufa ou o pregado com cogumelos, beurre blanc e folhas do campo. Chocolate, cerejas e pistacho compõem a sobremesa, que deve pode ser acompanhada com café, infusões e muita animação.

Com uma vista sobre o Porto de cortar a respiração, o jantar deste hotel terá assinatura Michelin

© Divulgação

PortoBay

PortoBay Falésia, Quinta do Milharó, Olhos de Água, Albufeira. Reservas: reservations@portobay.pt. Desde 401 euros, estadia mínima duas noites

Seja em Lisboa (PortoBay Liberdade), no Porto (PortoBay Flores e PortoBay Teatro) ou na Madeira (Les Suites at The CliffBay), a passagem de ano fica garantida com jantares de gala e até momentos de brunch preparados especialmente para estes dias, aos quais acrescem, caso seja essa a vontade, a estadia nas respetivas unidades. Já em Olhos de Água, na costa algarvia, o PortoBay Falésia preparou um pacote que inclui duas noites de alojamento com pequeno-almoço, bebida de boas-vindas, jantar buffet de fim de ano e um brunch no dia seguinte para assinalar a estreia em 2022 (desde 401 euros, estadia mínima de duas noites).

PortoBay Lisboa

Os vários hotéis PortoBay (no Porto, em Lisboa e no Algarve, respetivamente) prepararam programas de passagem de ano

© Henrique Seruca

Tivoli Palácio de Seteais

Rua Barbosa du Bocage 8, Sintra. Tel.:  21 923 3200. Jantar 250 euros e brunch 120 euros, por pessoa

Chegar a 2022 num palácio cuja arquitetura é uma viagem no tempo até ao século XVIII é a proposta do Tivoli Palácio de Seteais. Outra viagem é aquela feita à boleia das dicas de Joachim Koerper do estrelado Eleven, o novo chef consultor que vai a tempo de assinar o menu de Réveillon (as sobremesas típicas da quadra natalícia ficam a cargo de Cintia Koerper, nova responsável pela pastelaria do hotel de cinco estrelas). Situado junto ao castelo de Sintra, vila eleita como Património Mundial pela UNESCO, no hotel fica-se entregue, em noite de passagem de ano, ao cocktail acompanhado de canapés à chegada e ao menu servido, que inclui ostras da Ria Formosa com caviar, lombo de robalo com risoto de lavagante e tornedó de novilho com molho de trufa preta — há ainda queijos, um buffet de sobremesas e, claro, champanhe à meia-noite (250 euros por pessoa). A pensar no dia seguinte, como já vem sendo hábito, o brunch de ano novo (120 euros por pessoa, com bebidas) que inclui sopa de peixe e cabrito do monte assado. Para quem quiser pernoita, o preço é desde 960 euros (reserva obrigatória de duas noites).

O menu de jantar foi desenhado por Joachim Koerper do estrelado Eleven, o novo chef consultor do hotel que é um palácio

© Divulgação

Fortaleza do Guincho

Estrada do Guincho, Cascais. Reservas: reservations@guinchotel.pt/214 870 491. A partir de 1.090 euros com estadia de duas noites, jantar de gala para duas pessoas, check-out tardio

Renovada a estrela Michelin, o restaurante da Fortaleza do Guincho, liderado pelo chef Gil Fernandes, concentra agora as energias no tema da passagem de ano. Vai daí, disponibiliza dois menus de degustação — sempre focados nos peixes e mariscos da costa portuguesa — a serem servidos no último dia deste ano e no primeiro de 2022. O primeiro arranca com amêijoa com diospiro, cidra e couve fermentada, e segue com um pastel de massa tenra de lebre com castanhas. Na lista está ainda uma ostra com caril e erva do caril e ainda um ouriço com sama e triguilho. Para pratos principais, ei-los: o camarão vermelho servido com nabos, tangerina e gama fermentada, um lavagante com açafrão português e romanesco, e um robalo acompanhado de caviar e cherovia. Nas carnes há barrosã com trufa, cogumelos cantharellus e acelgas. E porque nada fica completo sem o doce a marcar o paladar, para o fim fica reservado o pudim de São Jorge com queijo de cabra e marmelo e ainda o folhado com doce de ovo e champanhe (340 euros por pessoa, incluindo harmonização com vinhos). O dia seguinte também se faz de mesa e barriga cheias, incluindo lagostim da nossa costa com aipo e trufa, e borrego das Beiras com maranhos, abóbora e couves de bruxelas (125 euros por pessoa e 170 euros com vinhos).

O jantar fica a cargo do chef Gil Fernandes, que mantém a estrela Michelin durante mais um ano

© Divulgação

Sublime Comporta e Sublime Comporta Beach Club

Muda, Grândola Reservas: restaurant@sublimecomporta.pt/269 449 376. 250 euros por pessoa (menu Comporta Beach Club) e a partir de 1.140 euros para duas pessoas por duas noites (programa Sublime Comporta)

Pode ser difícil escolher: tanto o Sublime Comporta como o Sublime Comporta Beach Club prepararam-se a rigor para a passagem de ano. No primeiro, a noite arranca com um cocktail servido no Lobby Bar pelas 19h, seguido de um jantar de seis momentos no restaurante Sem Porta com a indispensável harmonização de vinhos. Carpaccio de gambas da costa, carabineiro grelhado ou a tarte de caramelo são os pratos que antecedem as 12 passas e o copo de champanhe que promete regar as tão aguardadas 12 badaladas. Há música ao vivo, DJ e fogo de artifício, com uma ceia programada para as 02h (inclui mini-pregos do chef e chocolate quente). Já no Beach Club, o jantar é de quatro momentos e o ambiente faz-se de saxofone, seguido de hits dos anos 80, 90 e 2000 com o DJ Boca Roxa. Ambas as propostas podem ser combinadas com estadia em quarto, suite ou villa (existe também a opção de o jantar ser servido na villa). Já o dia 1 de janeiro arranca com um brunch.

Sublime Comporta Sublime Comporta Sublime Comporta Sublime Comporta

Tanto o Sublime Comporta como o Sublime Comporta Beach Club têm propostas de passagem de ano

© Nelson Garrido

Convento do Espinheiro

Évora. Reservas: reservas@conventodoespinheiro.com/266 788 200. A partir de 420 euros por noite, inclui jantar

O mote é a Alice no País das Maravilhas, com a intenção a ser esta: entrar no próximo ano com “fantasia e esperança”. Mas como ideias não alimentam barrigas, no menu de ano novo há ravioli de lavagante, bisque e abóbora, para entrada, robalo do mar, espargo branco e miga de camarão e coentros, como prato de peixe, e ainda lombo de novilho mertolengo, amêndoa, batata trufada e acelgas, nas carnes. Para sobremesa há parfais de frutos silvestres com gelado de limão e gengibre (a harmonização com vinhos é também uma garantia). O pacote que inclui estadia (mínimo de duas noites), a partir de 420 euros por noite, engloba o jantar de gala que se fará acompanhar por um DJ e fogo de artifício num hotel de cinco estrelas de morada fixa num convento onde, em tempos, há coisa de 600 anos, a realeza portuguesa pernoitou.

No Convento do Espinheiro, em Évora, o mote é a Alice no País das Maravilhas

© Divulgação

Montargil Monte Novo

Montargil. Tel.: 915 347 236. Reservas até ao dia 29 de dezembro, estadia mínima de duas noites. A partir 1.260 euros (no caso das villas)

No Alto Alentejo, o Montargil Monte Novo permite aos hóspedes escolher entre uma das sete moradias situadas na encosta da barragem e o edifício principal, de nome Casa Redonda, com quatro quartos duplos, mas também um espaço amplo para refeições, serviço de bar e ainda uma lareira que, pensando nos dias frios que se fazem sentir, vai calhando bem. Considerando as estadias no edifício principal, o jantar de ano novo é servido no restaurante; já nas moradias, a refeição é servida pelo hotel no conforto de casa. Em comum, o espetáculo de fogo preso no cais. A proposta que é pet-friendly inclui brunch no dia a seguir, workshop de chocolate e de cozinha molecular, e ainda jantar.

A proposta em Montargil é pet-friendly

© Divulgação

Torre de Palma Wine Hotel

Quarto duplo a partir de 1.890 euros para três noites, com atividades e jantar incluído

Miguel Laffan voltou ao Alentejo, onde alcançou a primeira estrela Michelin, para comandar os destinos do Palma, o restaurante vínico do hotel de cinco estrelas, membro da Design Hostels, com apenas 19 quartos — a arquitetura alentejana inconfundível é característica permanente. Foi precisamente Laffan quem desenhou o menu de fim de ano, cujos pratos são harmonizados com as sugestões vínicas do sommelier Gonçalo Pires. Mas neste programa de três noites com pequeno-almoço há muito mais o que fazer, da visita à Vila Romana de Torre de Palma na companhia de um arqueólogo à prova de vinhos à volta da fogueira com produtos regionais alentejanos. Sob céu estrelado alentejano há ainda fogo de artifício no cimo da torre omnipresente, ceia, bar aberto com música e pista de dança.

É Miguel Laffan quem está aos comandos do novo restaurante do Torre de Palma Wine Hotel

© BRANQUINHO - Fine art happiness photographers

Herdade dos Delgados

Mourão, Alqueva. Reservas: reservas@herdadedosdelgados.pt/266 247 900. Desde 764 euros para duas pessoas, com alojamento em quarto duplo

Virado para as margens do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, também a Herdade dos Delgados, em Mourão, apostou na criação de um pacote a pensar na última noite do ano. O Star 2022 inclui duas noites de alojamento com pequeno-almoço, uma bebida de boas-vindas, jantar, ceia e bar aberto com animação a cargo de um DJ (o brunch, como já vem sendo hábito, chega no dia a seguir). Atentemos ao menu preparado para a ocasião: garoupa salteada em cama de puré de batata vitelotte, acompanhada com chips de batata vitelotte, couve romanesca salteada com gamba da costa e molho champanhe, baunilha e açafrão, como prato de peixe, e presa de porco preto com puré de abóbora, puré de maçã, cebola confitada e braseada, canelone de couve-lombarda recheado com couve, bacon e cogumelos shimeji salteados e jus de porco, nas carnes. As sobremesas são várias e as bebidas estão incluídas. À noite também as estrelas são trunfo, não estivesse o hotel inserido na primeira região do mundo classificada como “Starlight Tourism Destination”, pela UNESCO.

o O hotel está inserido na primeira região do mundo classificada como “Starlight Tourism Destination”, pela UNESCO

© Divulgação

Anantara Vilamoura

Victoria Gardens, Av. dos Descobrimentos (Quarteira). Reservas: 28 931 7000 ou vilamoura@anantara-hotels.com. Menus: de 60€ a 260€/pessoa com vinhos incluídos. Massagem de 80 minutos: 120€/pessoa

Todas as desculpas são boas para voltar ao Algarve e há quem prefira a tranquilidade do inverno para o fazer. O Anantara Vilamoura vai despedir-se de 2021 de forma tranquila, com um pacote de massagens no spa, e de barriga cheia, à boleia de menus especiais, que incluem os melhores sabores da região e uma garrafeira com 350 referências de vinhos para brindar. No restaurante Emo o último jantar do ano arranca com carpaccio de bacalhau, rillete de pato com foie gras ou pêras em brioche de vinho do Porto, no prato de peixe reina a garoupa com avelã e trufa, nas carnes conte com o porco alentejano com regout de cogumelos, funcho e bivalves, e as texturas de cacau e framboesa finalizam o repasto. Já no restaurante Victoria há opções mais em conta como salada de goi-ga de frango e couve chinesa, ostras ao natural, robalo da costa em crosta de sal e citrinos, filetes de salmão teriaki, caril massaman de novilho, lasanha de requeijão com espinafres e cogumelos e, claro, os doces tradicionais da época, como os sonhos de Natal ou o bolo rei. Além da arte de bem comer, o hotel sugere ainda começar 2022 com uma massagem de rejuvenescimento no spa e uma mão cheia de terapias exclusivas.

Anantara Vilamoura Algarve

Massagens relaxantes e banquetes à mesa, eis a proposta deste resort algarvio

© Sven Ellsworth

Terra Nostra Garden Hotel

Rua Padre José Jacinto Botelho 5, Furnas. Tel.:  296 549 090. A partir de 458 euros em quarto standard

Inaugurado em 1935, desenhado de raiz seguindo a inspiração do estilo Art Decó, o Terra Nostra Garden Hotel quase dispensa apresentações pela morada: está inserido no parque com o mesmo nome, na ilha de São Miguel, popularizado pelas águas termais e pela grande variedade de espécies botânicas. A pensar na passagem do ano, também aqui há um pacote que engloba alojamento de 31 de dezembro a 2 de janeiro em quarto standard com pequeno-almoço e jantar de gala no Casino Terra Nostra (bebidas incluídas). Do buffet fazem parte propostas como bisque de caranguejo real dos Açores ou aveludado de aves com limão galego e frutos secos laminados, mas também cherne com molho de açafrão e bivalves ou cataplana do mar. A tempo da ceia servem-se o creme de abóbora e as mini sandes de espetadas, com a mesa de queijos, enchidos, pães e compotas a servir de complemento.

Terra Nostra Garden Hotel Terra Nostra Garden Hotel

A unidade hoteleira está inserida no Parque Terra Nostra na ilha de São Miguel

© Divulgação

The Shipyard Angra

Avenida Infante Dom Henrique (Angra do Heroísmo). Reservas: 29 510 1520 ou res@theshipyardangra.com. Jantar, uma noite de alojamento e pequeno-almoço: 370€/duas pessoas

Se nunca passou o ano nos Açores, acredite que não faltam boas razões para apanhar já um avião. Inaugurado há pouco mais de um mês, o The Shipyard Angra prepara-se para comemorar a sua primeira passagem de ano com uma festa temática inspirada nos motivos náuticos. O programa inclui alojamento, pequeno-almoço, um jantar especial no restaurante Oficina da Esquina, preparado pelo chef Vítor Sobral, e muita música pela noite fora. O menu privilegia ingredientes típicos da região em vários momentos, sendo que o prólogo tem direito a pão, manteiga de trufa e pastéis de massa tenra. Seguem-se entradas como a terrina de foie gras com compota de figos, cava marinada e caviar, gyosa de cogumelos e caldo clarificado ou uma sopa fria de ananás, gengibre e hortelã. Nos principais destacam-se a moqueca de bacalhau e camarão ou as texturas de bochechas de porco com milho e trigo. No universo dos doces, esqueça as calorias por um dia e entregue-se de corpo e alma ao gelado de iogurte, morangos, licor de nêveda, peta zetas e crumble de avelã. As doze badaladas serão acompanhadas por espumante e as tradicionais passas e caso aguente até mais tarde saiba que durante a madrugada será servida uma ceia composta por queijos, enchidos, patês, compotas e o clássico caldo verde.

O chef Vítor Sobral promete colocar na mesa o melhor dos Açores, num jantar temático inspirado nos motivos náuticos

Just Frame It

1905 Zino’s Palace

Palacete do Lugar de Baixo, 10 (Ponta do Sol, Madeira). Reservas: res@1905zinospalace.com ou 29 160 0123. Preço: a partir de 560€/duas pessoas

Se é daqueles que votaria para que fosse obrigatório passar o ano num sítio bonito, com história e junto ao mar, então este palacete centenário pintado de cor de rosa na Ponta do Sol pode muito bem encher-lhe as medidas. O 1905 Zino’s Place preparou um programa especial de dois noites, num dos nove quartos disponíveis, com direito a pequeno almoço e a um jantar requintado pautado pelos sabores da ilha. Tarte de cogumelos, bacalhau confitado com crumble de broa musselina de abóbora com alho francês ou porco preto com sementes de mostarda e maçã assada são apenas alguns exemplos do que pode provar com vinho da Madeira. Quando soar a meia noite, não faltará a flute de champagne para brindar e a fotografia postal com a vista marítima. No dia seguinte, se São Pedro colaborar, dê as boas vindas ao novo ano com um mergulho na piscina exterior.

1905 Zino’s Palace

Na ilha da Madeira há um palácio centenário plantado em frente ao mar que vale a pena conhecer

© Divulgação

Casa das Penhas Douradas

Manteigas (Serra da Estrela). Reservas: 27 598 1045/96 338 4026 ou booking@casadaspenhasdouradas.pt. Preços do programa de fim do ano: a partir de 1500€/duas pessoas

Junte a família ou os amigos e passe o ano no alto da montanha, a mais de 1500 metros de altitude, bem perto das estrelas. Na Casa das Penhas Douradas o programa de passagem de ano acontece entre 30 de dezembro a 1 de janeiro ou inclui quartos e suites com vistas altamente fotogénicas, música ao vivo, jantares gourmet, cocktails elaborados e visitas guiadas à Burel Factory para conhecer a história da lã. A região tem mais de 250 quilómetros de percursos marcados para descobrir a pé, de carro ou de bicicleta e apesar das baixas temperaturas, onde a neve pode fazer as delícias dos mais novos, não faltam sugestões para aquecer o corpo e alma. Aproveite a seleção de vinhos e o sortido de chás e infusões do hotel, dê umas braçadas na piscina interior aquecida para relaxar ou coloque a conversa em dia junto a uma das lareiras do espaço.

Prepare-se para o frio e para a beleza da serra, nesta casa não falta conforto e tranquilidade

Casa da Calçada

Largo do Paço, 6 (Amarante). Reservas: 25 541 0830. Jantar: a partir de 685€/duas pessoas

Há precisamente 20 anos abriu em Amarante, junto às margens do rio Tâmega, a Casa da Calçada, um palácio do século XVI que se converteu num hotel de charme e que desde 2004 integra a prestigiada cadeia Relais & Châteaux. Os quartos e suites têm tanto de vistosos como de majestosos e quem passa por lá não consegue ficar indiferente aos jardins românticos, onde se pratica yoga ou pilates, à piscina, à vinha onde nasce o famoso vinho verde ou ao restaurante Largo do Paço, por onde já trabalharam chefs como José Cordeiro, Ricardo Costa (The Yeatman Hotel), Vítor Matos (Antiqvvm e Onze) ou André Silva. Atualmente é Tiago Bonito quem comanda os destinos da cozinha, que em 2004 alcançou uma estrela Michelin, distinção que mantém até hoje, e onde impera a inspiração portuguesa, os vinhos, as infusões e os produtos plantados na horta biológica do hotel. O pack reveillón inclui uma noite com pequeno almoço e um jantar de gala com um menu de degustação assinado pelo chef, onde as surpresas estão mais do que garantidas.

Vista-se a preceito e despeça-se de 2021 entre as margens do rio Tâmega

Ventozelo Hotel & Quinta

Ervedosa do Douro, São João da Pesqueira. Reservas: 25 424 9670 ou hotel@quintadeventozelo.pt. Jantar: dos 40€ aos 125€/pessoa. Alojamento: 200€ aos 2000€/duas pessoas

As vinhas, as árvores de fruto e o Estevão, o meigo cão de gado transmontano que impõe respeito pelo seu porte, dão as boas vindas a quem chega à Quinta de Ventozelo, em São João da Pesqueira. Situada na margem esquerda do rio, esta é uma das maiores e mais antigas quintas do Douro – a primeira referência é de 1500. O projeto de reabilitação arquitetónica, assinado por Carlos Santelmo, faz lembrar uma típica propriedade duriense, onde imperam as construções modestas em xisto e em madeira. Os 29 quartos estão distribuídos por sete casas preexistentes e com tipologias diferentes, onde se encontram opções de alojamento arrojadas como um antigo balão em cimento capaz de armazenar 200 mil litros de vinho transformado num quarto ou uma casa romântica mergulhada entre a vinha e com direito a um chuveiro exterior. A Cantina é o restaurante do espaço, cuja carta tem a consultoria do chef Miguel Castro e Silva, e baseia-se essencialmente na gastronomia local confecionada com ingredientes sazonais. No menu de passagem de ano constam pérolas como bôla de carne, sálvia em tempura, tosta de alheira e azeitonas com pão, bacalhau fumado com vinagreta de tomate seco, vitela barrosã assada com espargos e couve troncha e um mil folhas de maçã com frutos vermelhos. A refeição será regada com vinhos da região e perto da meia noite conte com tábuas de presunto bísaro e queijos, compotas, amêndoas e uma canja de galinha para fintar o frio. O programa comemorativo inclui ainda fogo de artifício, prova de vinhos da Quinta Ventozelo e uma visita guiada pelas redondezas.

Em Ventozelo, o Douro não é só paisagem e também marca presença à mesa no último jantar do ano

Luis Ferraz

Herdade Malhadinha Nova

Albernoa, 7800-601 (Beja). Reservas: 28 496 5432 ou reservas@malhadinhanova.pt. Experiências com três noites de alojamento, refeições e atividades: de 1350€ a 1690€/pessoa

Tempo, natureza, partilha e sustentabilidade são os ingredientes principais do programa de fim de ano que a Herdade Malhadinha Nova preparou para que possa explorar os seus 450 hectares de produção biológica numa espécie de regresso às origens. De 30 de dezembro a 2 de janeiro vai poder viver uma experiência com tudo a que tem direito, longe da confusão, do stress, das regras e das obrigações. Haverá voos de balão, sessões de poesia, recitais de harpa, passeios todo o terreno, jantares inspirados na herança gastronómica do Alentejo, piqueniques no meio das vinhas ao som de cante alentejano, exposições de trajes, concertos, fogo de artifício e champagne para brindar ao que aí vem. Para entrar em 2022 com o pé direito, conte com um brunch recheado de ovos, queijos, folhados, carnes frias, croissants e bolos caseiros e já com o estômago forrado, ponha mãos na massa. Plante alguns legumes da época na horta ou use toda a sua criatividade num workshop de materiais autossustentáveis.

Recitais de harpa, sessões de poesia, piqueniques e voos de balão são algumas experiências que pode ter no Alentejo

Torel Avantgarde

Rua da Restauração, 336 (Porto). Reservas: 22 001 0082. Jantar: 190€/pessoa (com harmonização vínica, água e café). Brunch: 70€/pessoa

Situado bem no centro da cidade do Porto, este boutique hotel é inspirado na elegância e na arte dos anos 30 e 40, cada um dos 49 quartos e suites é dedicado a um artista de vanguarda e a vista sobre o Douro é desafogada. No restaurante, batizado de Digby, a carne é a protagonista, numa carta onde a cozinha tradicional portuguesa é feita sem pressa, e o mobiliário nacional de design artesanal, feito em madeira, cortiça e veludo, garante a sensação de estarmos mesmo em casa. Para a última noite do ano, o jantar faz-se com ceviche de salmão, morango, abacate e ovas de salmão, alheira com esparregado, cogumelos e ovos, corvina com risoto de lingueirão, couve bruxelas e aneto, lombo de vitelão, batata doce, cebola caramelizada, espargos e milho. Para rematar a noite com gula opte por uma pêra bêbada com crumble e gelado de framboesa, um pudim abade de priscos, pão de ló, rum, gelado de whisky, amêndoa e laranja, sendo que à meia noite as passas e o champagne estão garantidos. Se for madrugador, saiba que no primeiro dia de janeiro espera-o um brunch especial com direito a canja de galinha, arroz de polvo, magret de pato e feijoada de tofu.

Descontraído e citadino, este hotel promete dar um cenário vanguardista à sua passagem de ano

Luís Ferraz

Bairro Alto Hotel

Praça Luís de Camões, 2 (Lisboa). Reservas: 21 340 8288 ou bahr@bairroaltohotel.com. Preço: alojamento e jantar com bebidas incluídas: a partir de 1045€/pessoa

Por vezes não precisamos de percorrer muitos quilómetros para sermos felizes e o Bairro Alto Hotel prova que é mesmo na capital que mora a melhor sugestão para terminar 2021. Há várias opções disponíveis que incluem alojamento, jantar e o brunch de ano novo, sendo que no dia 31 de dezembro a animação começa ao fim da tarde na sala de estar Mezzanine com música ao vivo, um cocktail de boas vindas e pequenos snacks como camarão vermelho, pele de galinha, cogumelos enoki e papada curada, enguia fumada com presunto pata negra e brioche grelhado ou folhas de sisho com vaca maturada. Siga depois viagem para o restaurante do hotel onde os chefs Nuno Mendes e Bruno Rocha tomarão conta de uma carta recheada por lavagante fumado com cenouras assadas, salmonete e lula recheada com molho de cataplana, lombo de vitela com cogumelos trompetas e piso de pistácios, tudo regado com vinhos portugueses e internacionais. No terraço, erga a flute e brinde ao futuro, mas se não quiser que a noite fique por ali, suba até ao rooftop e depois de uns passos de dança ceie mini pregos em bolo do caco, rissóis de camarão ou pastéis de nata.

O Bairro Alto Hotel preparou uma festa que começa na sala de estar e termina no rooftop

Six Senses Douro Valley

Quinta de Vale Abraão, Samodães (Lamego). Reservas: reservations-dourovalley@sixsenses.com ou 25 466 0600. Jantar: 300€/pessoa (com vinhos incluídos)

Não será exagero dizer que ao entrar no Six Senses Douro Valley estará literalmente no cenário de um filme. Na verdade, a quinta de Vale Abraão, em Lamego, foi eternizada pelo filme homónimo de Manoel de Oliveira, em 1993, baseado no romance escrito por Agustina Bessa Luís. Erguido numa casa senhorial do século XIX, este hotel de cinco estrelas já foi considerado o melhor resort da Europa e consegue ser um autêntico pedaço de céu tanto no verão como no inverno. De 30 de dezembro a 2 de janeiro não faltam oportunidades para explorar os sentidos junto ao Douro em atividades como aulas de yoga e passeios pedestres nos jardins, workshops de desenho artístico, chás, pickles ou iogurtes, massagens no spa ou provas de vinhos numa biblioteca convertida num bar. O ponto alto será o último jantar do ano, serviço no restaurante do hotel, onde a lareira, os azulejos azuis nas paredes e os sofás em pele dão nas vistas. O menu é composto por vários momentos e arranca com ostra de Aveiro com maçã e pepino e batata com ovo e trufa branca. Do mar chega o carabineiro com amêndoas e uvas, a lagosta com arroz carolino e coentros e o pregado com marmelo e cogumelos, já nas carnes impera a carne de vitela com beterraba e caviar. Finalize a refeição com uma sobremesa capaz de juntar baunilha, framboesas e mostarda e enquanto espera pela meia noite e o tradicional fogo de artifício aproveite a música ao vivo no bar.

Aprenda a fazer iogurtes ou pickles, faça uma massagem ou prove um rol de vinhos neste hotel histórico do Douro

Six Senses Douro Valley

Hilton Porto Gaia

Rua Serpa Pinto, 87 (Vila Nova de Gaia). Jantar: 195€/pessoa (com águas, sumos e vinhos incluídos)

O restaurante Composto Food & Club, integrado no hotel Hilton, é uma das mais recentes paragens gastronómicas citadinas, onde os chefs Hugo Portela e Ricardo Tiago exploram as suas raízes transmontanas e nortenhas com sofisticação e muito sabor. Motivo mais do que suficiente para dedicar as últimas horas do ano a esta dupla, que promete preparar um jantar diferente. Para começar, peça um vinho branco ou um Porto tónico e acompanhe o cocktail com blinis de salmão com ovas, terrina de foie gras com figos, tosta de cavala marinada, taco de novilho com maionese de alho negro ou tosta de sapateira. Já sentada à mesa, forre o estômago com entradas como o consommé de cogumelos com ravioli de cogumelos e ovo cremoso ou o tártaro de barriga de atum, chalota, maçã e presunto bísaro. Guarde apetite para o bacalhau fresco com puré de batata e pimentos, presunto crocante, ervas e caviar e para o naco de carne maturada com batata recheada com foie e maçã, molho de trufa e legumes. Se ainda ver espaço para as sobremesas, não deixe de provar o chocolate negro com mousse de bergamota e gelado de noz pecan. Para cear antes de subir para o quarto, conte com um buffet de tábuas de queijos, enchidos, carnes fumadas e salgadinhos, doces, frutas e digestivos. O primeiro dia do ano é celebrado com um brunch reforçado, com robalo braseado, barriga de leitão no forno ou lasanha de abóbora à disposição.

Renda-se aos sabores nortenhos e transmontanos e aproveite o jantar de réveillon o Hilton, onde o brunch no dia seguinte também fará salivar

Nick Bayntun

Pine Cliffs Resort

Pinhal do Concelho, Praia da Falésia (Albufeira). Reservas: 28 950 0100. Estadia: a partir de 190€/ duas pessoas (com pequeno-almoço). Jantar: de 165€ a 225€/pessoa

Passar o ano em grupo, seja em família ou com amigos, nem sempre é fácil, pois pode tornar-se quase hercúleo agradar a gregos e a troianos. Felizmente, este resort algarvio tem opções para todos os gostos e feitios e não deixa ninguém a torcer o nariz na hora de festejar. Para os mais festeiros, o restaurante Maré, em pleno areal da Praia da Falésia, será palco de um evento exclusivo para adultos, com um menu de cinco pratos ligeiros, bar aberto e animação com Dj. Para quem preferir entrar em 2022 num ambiente mais tranquilo e com animação ao vivo, no restaurante O Pescador será servido um menu à base de peixes e mariscos, já no espaço Piri Piri vão reinar opções de inspiração portuguesa aliadas ao conceito de uma steakhouse. Não faltarão os adereços alusivos à época, o fogo de artifício, o champagne e os pacotes a pensar no coletivo, com alojamento e pequeno-almoço incluídos.

Regresse ao Algarve em modo tranquilo e escolha um dos três restaurantes deste resort para brindar ao novo ano

Hotel Infante Sagres

Praça D. Filipa de Lencastre (Porto). Reservas. 22 339 8500. Jantar: 220€/pessoa (com vinhos incluídos)

No ano em que celebra 70 anos de vida, este clássico portuense não sai de moda e continua de portas abertas para quem quiser saltar para 2022 em bom. Por lá já passaram nomes como José Saramago, Amália Rodrigues, Mário Soares, António de Spínola ou Manoel de Oliveira, mas também Dalai-Lama, Bob Dylan, Margaret Thatcher, John Malkovich, Catherine Deneuve ou Bono Vox. Além de histórias que davam um filme, no Infante Sagres vai encontrar vitrais coloridos, jarros com versos de Camões e cabines telefónicas transformadas em elevadores, num espaço digno de museu que conta com 79 quartos disponível. O último jantar do ano pede um dress code formal para degustar pratos como lombo e tamboril confitado com carabineiro e sementes de sésamos, vitela de leite gralhado com risotto de cogumelos caramelizados, queijo Chèvre e trufa fresca ou entrement de laranja e canela com gelado de especiarias. As bebidas e a música ao vivo estão asseguradas.

Entre no novo ano nesta espécie de museu em forma de hotel, vista-se a rigor e renda-se a este clássico portuense

Octavio Passos/Observador

You And The Sea

Rua das Silvas, 2 (Ericeira). Reservas: reservations@youandthesea.pt ou 26 124 3370. Jantar: 120€/pessoa

Se faz parte dos adeptos de praia mesmo em dias de inverno, então vá até à Ericeira e não se irá desiludir. Neste hotel de quatro estrelas, mesmo a um passo do mar, vai encontrar opções de alojamento em apartamentos acolhedores e com lareira e um restaurante, o Jangada, com uma decoração botânica, onde o chef André Rebelo está ao leme da cozinha. Na última noite de 2021, pode escolher entre o menu especial de mariscos serviço no apartamento ou descer até ao restaurante e degustar uma refeição completa. Há waffles com vieiras e algas, brioche com foi gras, croquete de cachupa e tártaro com escabeche e espuma de ostra para começar. Fried rice com camarão tigre e barriga de leitão com puré de batata são os pratos principais e a sobremesa junta doses generosas de pêra e chocolate. A animação noturna terá direito a um Dj, as bebidas estão incluídas e o pequeno almoço no dia seguinte vale bem a pena.

Neste hotel na Ericeira, o mar é o vizinho ideal para passar o ano inspirado

NUNO ANDRE SANTOS

The Vintage House

Rua Manuel António Saraiva (Pinhão). Reservas: reservations@vintagehousehotel.com ou 22 0133 185. Jantar: 165€/pessoa (com vinhos incluídos). Alojamento e jantar: a partir de 336€/duas pessoas

Este hotel de charme presidencial situado junto ao Douro tem tanto de sossegado como de romântico, a decoração majestosa, mas confortável, a vista digna de postal e a gastronomia tornam-no a morada certa para pernoitar na última noite do ano. O programa do The Vintage House inclui duas noites num dos 39 quartos e 11 suites, jantar, festa e pequeno almoço tardio no dia seguinte. À mesa uma seleção de vinhos da região, mas também pratos como ravioli de rabo de boi, pargo rosa gratinado com couve-flor e pesto de amêijoa e coentros, lombo de novinho, legumes do campo, lombo de atum com puré de beringela caramelizada ou uma delícia de chocolate branco, mousse de frutos do bosque e sorvete de framboesa. Queime algumas calorias a dançar com o seu par e saiba que na ceia haverá mimos como canja de perdiz, bifanas em bolo do caco, pão de ló, crepes de laranja, chocolate quente, fruta laminada e tábuas de queijos e compotas.

Dê aos boas-vindas a 2022 em cima do Douro e brinde ao que há de vir com os melhores néctares da região

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.