890kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O novo iMac vai ter modelos em sete cores diferentes
i

O novo iMac vai ter modelos em sete cores diferentes

O novo iMac vai ter modelos em sete cores diferentes

Os iMac coloridos estão de volta. As cinco novidades do primeiro evento de 2021 da Apple

No primeiro evento de 2021, a Apple apresentou novos iMac com um total de sete cores, um iPad Pro com um processador de computador, uma Apple TV 4k e uns Airtags para não perder nada.

Num evento totalmente online, devido à pandemia de Covid-19, Tim Cook, o presidente executivo da empresa Apple, apresentou as novidades da empresa para 2021. Tudo a partir dos parques da sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. Houve bastantes anúncios — até os Airtags, um rumor que havia desde 2019. Contudo, de todos os novos produtos, um destacou-se: o computador iMac, que volta a ter várias cores, consoantes os gostos dos utilizadores.

Além dos Airtags e dos computadores coloridos, a Apple divulgou também um novo iPad Pro que até tem uma versão 5G, uma Apple TV 4K renovada, e até teclados e ratos. Abaixo, deixamos todas as novidades apresentadas nesta terça-feira.

iMac em verde, rosa, amarelo ou azul?

Os novos iMac são vendidos em sete cores

Era o rumor que tinha mais força e foi confirmado. Depois de ter lançado os primeiros portáteis com os processadores M1, feitos pela Apple, a empresa anunciou uma nova versão dos iMac, os computadores de secretária all-in-one [ecrã e computador num aparelho só] da marca. Afinal, o último modelo deste aparelho foi lançado em 2017 e ainda contava com os processadores da Intel. E não é só processador que é novidade, também há sete cores que pode escolher, uma câmara frontal de alta definição e um design fino, completamente renovado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a Apple, além do processador M1, estes computadores têm entre 256Gb e 512Gb de armazenamento, memória RAM de Gb, e um “ecrã de retina 4.5K”, de 24 polegadas. Além disso, todas as versões têm quatro entradas USB-C. Adicionalmente, a Apple vai vender ainda dois modelos com mais três entrada USB-C e com uma entrada de ethernet no transformador de energia.

Os novos iMac, que são vendidos num total de sete cores — verde, amarelo, cor de rosa, laranja, roxo, azul e prateado –, estão equipados com câmaras frontais de alta definição “1080p FaceTime HD camera”. Por outras palavras, estão “preparados para videochamadas”, como disse a Apple no evento. Para isso, a empresa equipou estes aparelhos com seis colunas e microfones que prometem captar apenas a voz do utilizador, mesmo que este esteja numa sala barulhenta.

Em Portugal, os novos iMac podem começar a ser encomendados a partir de 30 de abril e vão estar disponíveis a partir da “segunda quinzena de maio”. O modelo  inicial, que apenas está disponível em quatro cores, tem um preço recomendado de 1.499 euros. Já as outras versões, com mais entradas USB, mais memória (o modelo mais caro) e mais opções de cores, custam 1.719 e 1.949 euros.

iPad Pro com 5G e um processador como o dos computadores

O novo iPad Pro utiliza os processadores M1 que também são usados pelos Macbooks e iMac

Este é outro rumor que se confirmou e está relacionado com o novo iPad Pro. A nova versão anunciada esta terça-feira tem como principal destaque o processador M1, o mesmo que equipa os novos macbooks e iMac. Ou seja, o iPad Pro deixou de ter um processador como o do último iPad Air para passar a ter um igual aos dos computadores. “Este o iPad Pro é 50% mais rápido do que o anterior”, diz a Apple. E não é a única novidade, há também uma versão que tem uma antena 5G.

Em relação ao design do último iPad Pro, praticamente nada mudou. A única verdadeira diferença é nas câmaras traseiras, que agora têm um sensor LIDAR, que permite reconhecer a profundidade de um espaço com mais detalhe. De resto, as mudanças são potentes, mas discretas. O ecrã Liquid Retina XDR promete mais definição está presente no modelo de 12,9 polegadas. No de 11 polegadas, o XDR sai mas a Apple promete, igualmente, imagens mais nítidas.

Além da versão com acesso à rede de telecomunicações 5G do iPad Pro, estes novos tablets vêm também equipados com antenas Wi-Fi 6, com câmaras frontais de 12 megapíxeis e uma lente grande angular que promete seguir o utilizador. À semelhança dos modelos anterior, o iPad Pro tem apenas uma entrada thunderbolt que é compatível com USB-C. Não bastam estas novidades? O Magic Keyboard, o teclado com um trackpad para os iPad mais recentes, tem uma nova cor: branco.

O iPad Pro pode começar a ser encomendado a partir de 30 de abril e vai estar disponível a partir da “segunda quinzena de maio”. A versão mais barata, com 11 polegadas e 128Gb de armazenamento tem um preço de 909 euros. A mais cara, de 12,9 polegadas e 2Tb de memória interna, custa 2.289 euros.

Airtag, para que não perca nada

Os Airtag funcionam como os Tile e as Lapa

Para quem não gosta dos Tile ou das Lapa, a Apple tem agora uma solução: os Airtag. À semelhança destes dois produtos, estes círculos que se utilizam com um porta-chaves ou deixam-se dentro de uma carteira servem para ajudar o utilizador a encontrar os objetos que não quer perder. Como? Através da app “Find My”, que é utilizada para encontrar outros equipamentos da Apple, e a tecnologia bluetooth. Há apenas três senãos: se os Airtag não estiverem ao alcance do seu bluetooth pode valer-lhe de pouco ter este acessório, porque não o encontrará; se se esquecer de carregar a bateria após um ano, também não servem para muito.

Porém, mesmo com estes senãos, estes airtag podem ser a salvação para quem tem a cabeça no ar e deixa para trás, por exemplo, um casaco com um destes aparelhos no bolso. Caso o utilizador se afaste, o airtag pode começar a apitar para ajudar a encontrar e, com a ajuda de outros utilizadores, pode encontrar um objeto dado como perdido e que alguém tenha detetado. Nos EUA, cada um custa 30 dólares, havendo um pacote de quatro airtags pelo valor de 99 dólares. Em Portugal, os Airtags vão estar disponíveis a partir de 30 de abril e custam, de acordo com o site oficial da Apple, 35 euros por unidade ou 119 euros por um pacote de quatro unidades.

Após quatro anos, a Apple TV 4K foi renovada

A Apple TV 4K torna qualquer ecrã numa televisão inteligente

Desde 2017 que a Apple TV, o aparelho da empresa que transforma qualquer ecrã numa televisão inteligente, não tinha uma nova versão. Afinal, não havia muito para melhorar. A última versão já disponibilizada imagens em 4K e o fino comando era dos mais competentes neste mercado. Isto até esta terça-feira. Com a nova Apple TV 4K, a empresa renovou este aparelho. Agora, é possível ver conteúdos com imagens em HDR (alta gama dinâmica). Além disso, o aparelho está equipado com o processador A12 Bionic, prometendo ser mais rápido. Contudo, ainda falta um ponto importante: o comando mudou de visual.

Agora, o comando larga o trackpad para voltar a ter uma roda clicável com controlo tátil como tinham os iPod. O “Siri Remote”, como lhe chama a marca, põe de lado o botão de microfone da Siri — literalmente, agora está na lateral do comando — e põe mais botões na parte frontal. De resto, faz tudo aquilo que o antigo já fazia, que é controlar a Apple TV, e até jogar alguns jogos do Apple Arcade.

A nova Apple TV já está disponível em Portugal com um preço a partir de 199 euros (versão de 32Gb).

App de Podcasts com subscrições, uma nova temporada de Ted Lasso, a promessa de um mundo melhor e teclados

Com as novidades de hardware explicadas fica a faltar o resto. Neste evento, a Apple também anunciou um novo visual para a App de Podcasts. Além disso, este serviço da empresa passa agora a ter uma versão premium para que quem queira pagar uma subscrição para ouvir os podcasts de que mais gosta, possa fazê-lo. E a Apple não se ficou por aqui. Relembrando os fãs de que tem um serviço concorrente à Netflix, o Apple+, a empresa anunciou uma nova temporada da série “Ted Lasso”, que chegará em junho, uma nova cor para o iPhone 12, roxo, um plano familiar para o cartão de crédito Apple Card e até prometeu um mundo melhor. Como? Até 2030 a empresa diz que vai ser “neutra em carbono”, prometeu Tim Cook.

E só mais uma coisa. A Apple divulgou ainda um novo teclado sem fios para computadores que tem um sensor de impressão digitais embutido na tecla de ligar e desligar. Para fazer a parelha com os iMac e o teclado, a empresa anunciou também sete novas cores para o rato magic mouse, assim como para o seu trackpad sem fios.

*Nota: artigo atualizado a 23 de abril, às 15h27, com a informação da venda e preço dos airtags em Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.