Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Teatro de madrugada, jantar noutro fuso horário e concertos à distância: 33 coisas para fazer no fim de semana (antes e depois das 13h) /premium

Brunches e mais brunches, espetáculos em horários improváveis, muita música e algumas compras de Natal. Reunimos 33 sugestões para aproveitar este sábado e domingo, antes e depois das 13h.

Se achava que o recolher obrigatório era impedimento para se divertir este fim de semana, pois desengane-se. Dentro ou fora de portas há muito com que se entreter.

As manhãs começam com brunches bem recheados e são dedicadas à cultura com exposições, concertos, peças de teatro e museus. Os programas mais caseiros ficam para a tarde e para a noite. Há compras online para presentear a família neste Natal, muitos filmes e concertos à distância e ainda kits para se ocupar a fazer pizzas em casa. E não se preocupe com o jantar que há muitas opções de home delivery. Tome nota da agenda para este sábado e domingo.

Os Meus Sentimentos por Monica Calle

Teatro Carlos Alberto, R. das Oliveiras 43, Porto. Sábado e domingo, às 6h

Para os madrugadores: Os Meus Sentimentos é o segundo espetáculo do ciclo Este é o Meu Corpo, que apresenta quatro solos de Monica Calle. Nesta performance, a intérprete, enquanto narradora do texto, dá corpo às palavras da escritora Dulce Maria Cardoso, como se de uma segunda pele se tratasse. Este programa, ideal para quem pretende sair da cama mais cedo, decorre no Teatro Carlos Alberto no sábado e no domingo às 6h e prolonga-se por quase seis horas, com quatro intervalos. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros e os 16 euros.

Novo horário no Museu do Chocolate

Rua Guilherme Braga 31, Vila Nova de Gaia. Sábado e domingo, das 9h às 12h30

Para os mais gulosos: o Museu do Chocolate volta a estar aberto este fim de semana durante a manhã. Pode aproveitar para fazer uma visita ao museu (15 euros), cuja duração costuma ter entre 1h e 1h30. Pode ainda frequentar o Workshop de Degustação de Chocolate (14 euros ou 10 euros quando comprado com o bilhete para o museu), que acontecerá às 11h nos dois dias, e aprofundar conhecimento através da prova de 8 tipos de chocolate. Além disso, o café do museu estará também aberto, sendo a escolha ideal para tomar o pequeno-almoço ou para comprar a sobremesa para levar para o almoço em casa. Se quiser ainda adiantar as compras para o Natal, pode também visitar a loja do museu.

3º Aniversário na Casa da Arquitectura

Av. Menéres 456, Matosinhos. Sábado e domingo, das 10h às 12h30. Entrada livre com lotação limitada

Para um programa em família: A Casa da Arquitectura comemora o seu 3º aniversário no Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos com uma programação que oferece entrada gratuita na exposição até dia 22 de novembro e conteúdos online nas suas redes sociais. Durante sábado e domingo, pode visitar a exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”, que pode ser acompanhada nas páginas de Facebook e Youtube da Casa. Às crianças será fornecido um kit para levar da oficina Take-Away “Paredes Elásticas”. Para as famílias que acompanharem a programação a partir do sofá há a Oficina para Crianças e Famílias “Arquistruturas”, que pode ser acessada através do Youtube.

Fim de semana no Bairro Alto Hotel

Praça Luís de Camões, 2, Lisboa. Sábado e domingo. Check-in a partir das 10h

Para ter tempo de aproveitar a estadia: ao reservar duas noites neste fim de semana, o Bairro Alto Hotel oferece a terceira noite. Este programa inclui pequeno-almoço à la carte no restaurante BAHR até às 12h; crédito de 25 euros para usufruir no centro wellness; e ainda parque de estacionamento gratuito. É o plano perfeito para quem está a precisar de descontrair. Pode fazer a sua reserva aqui.

O Balcão de Jean Genet no São João

Teatro Nacional São João, Praça da Batalha, Porto. Sábado às 10h. Bilhetes entre 7,50 e 16 euros

Para acordar com uma ida ao teatro: O Balcão, com encenação de Nuno Cardoso, sobe ao palco do São João (TNSJ) uma última vez dia 21 pelas 10h. A peça de Jean Genet, que conta com tradução da poeta Regina Guimarães, transporta o espetador para um cenário que, apesar de parecer representar uma sacristia, denuncia sedução e erotismo. O Balcão procura assim criar “um jogo de espelhos no qual toda a maquinaria da farsa do poder é exposta” e debater temas como os ocasos das revoluções ou as sedutoras vizinhanças entre o sexo e a morte. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

DJ set com Rui Vargas no Lux Frágil

Terraço do Lux Frágil, Av. Infante D. Henrique, Armazém A, Lisboa. Sábado das 10h às 13h. Entrada livre

Para começar o dia animado: a discoteca Lux Frágil abre as suas portas, é certo que num horário pouco convencional — na manhã de sábado —, para receber um DJ set com Rui Vargas, durante três horas. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação do espaço. Corre o boato nas redes sociais que vai haver castanhas e bom som.

HF Room Office

HF Ipanema Park (Porto) e HF Fénix Lisboa (Lisboa). Check-in a partir das 8h

Para quem teletrabalha ao fim de semana: está farto de trabalhar a partir de casa e quer mudar a sua rotina? O grupo HF Hotels criou um serviço em que pode transformar um dos quartos dos hotéis HF Ipanema Park (Porto) ou HF Fénix Lisboa (Lisboa) num escritório, por um dia (ou os que quiser). A oferta conta com a opção de dois pacotes: o Basic (60 euros) que dispõe de um quarto equipado com uma área de trabalho, wi-fi gratuita e serviço de impressões gratuito (até 5 impressões); e o Premium (75 euros) que dispõe de tudo isso e mais a oferta do pequeno-almoço e do parque de estacionamento. Existe, também, um Menu Especial Room Office (13 euros) no restaurante dos hotéis composto por entrada, prato principal e peça de fruta.

Pequeno-jantar no Geographia

Restaurante Geographia, R. do Conde 1, Lisboa. Sábado, das 10h30 às 12h30. Menu de degustação a 25 euros por pessoa. Tel.: 213 960 036

Para jantar noutro fuso horário: o restaurante Geographia vai celebrar o lançamento da nova carta com um jantar especial que substitui o pequeno-almoço, às 10h30 de sábado (hora de jantar em Timor-Leste), dando a provar as novidades num menu degustação que promete uma autêntica viagem gastronómica. O menu inclui pratos com inspiração em Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste e Brasil, não esquecendo Portugal.

Brunch pan-asiático no Boa-Bao

Boa-Bao, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30, Lisboa. Sábado e domingo, das 11h30 às 13h. Tel.: 919 023 030

Para mergulhar nos sabores asiáticos: o Boa-Bao convida pela primeira vez os seus clientes a experimentar um brunch exclusivo (22 euros), com propostas à moda do continente asiático, não esquecendo opções vegetarianas. Esta viagem começa com um chá especial da casa, chamuças vegetarianas com chutney de tamarindo; dim sums e crepes primavera; wontons fritos de galinha e camarão; pãezinhos recheados gua bao; uma aconchegante sopa de wontons; bao de beringela chinesa com batata doce e cogumelos, espetada dupla de tofu marinado com molho picante. Por fim, termina-se com uma opção doce: dim sums de chocolate belga e laranja com gelado de gengibre ou sorbet de coco. As reservas podem ser feitas através do 919 023 030.

A Tarte & O Gelado PopUp Shop

Mercado de Alvalade Norte, Av. Rio de Janeiro, Lisboa. Sábado, das 7h30 às 13h

Para comprar a sobremesa do almoço: na nova banca do Mercado de Alvalade, em Lisboa, não há legumes, nem frutas. Há tarte de amêndoa e gelado. Este novo espaço PopUp reúne os melhores produtos das marcas A Tarte e O Gelado, mas vai também contar com novos lançamentos numa dinâmica de show cooking. Por enquanto, é certo que irá estar por ali até ao final de dezembro, mas não convém desperdiçar a oportunidade.

Cookoo The Kitchen Hub

Entregas em Lisboa através da app Cookoo ou do site cookoo.pt

Para uma viagem gastronómica num só pedido: são vários tipos de comida reunidos numa só app que lhe permite experimentar novos sabores gastronómicos sem sair de casa. Com a Cookoo, tem disponível através de uma única encomenda 9 restaurantes de diferentes gastronomias (italiana, mexicana, portuguesa, japonesa, havaiana, americana), para que nunca seja difícil escolher e possa agradar a todos. A taxa de entrega é gratuita em pedidos acima dos 30 euros.

Restaurante Porto Novo

Entregas no Grande Porto. Sábado e domingo, das 13h às 15h e das 20h às 11h. Tel.: 220 404 000

Para degustar a partir de casa: sob o lema “If you can’t stay, take us away”, o hotel Sheraton Porto Hotel & Spa criou um menu para quem quiser continuar a saborear as iguarias do Restaurante Porto Novo, na segurança e conforto de casa. O novo serviço Take&Share oferece três menus distintos compostos por entrada, prato quente e sobremesa, com quatro opções em cada uma das categorias. As entregas ao domicílio estão disponíveis na zona do Grande Porto, por valores que variam entre os 25,5 e os 55 euros por pessoa, e as encomendas devem ser feitas em take@sheratonporto.com ou através do 220 404 000.

Dona Rosa e o Moço dos Croissants

Aplicação Dona Rosa disponível na GooglePlay e na AppStore. Serviço 24h em Lisboa

Para pôr as tarefas do lar em dia:Dona Rosa juntou-se ao Moço dos Croissants para presentear os clientes e ajudá-los a juntar o útil ao agradável. Este serviço de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio, disponibiliza agora dois packs que incluem uma Mix Box da pastelaria O Moço dos Croissants, composta por dois brownies, quatro cookies, quatro brigadeiros e dois mini croissants recheados. O Pack Rosa inclui 15 peças para engomar por 36 euros; e o Pack Roxo abrange 15 peças para lavar e engomar por 48 euros.

Festival online do Porto/Post/Doc

Passe Online a 12 euros. online.portopostdoc.com

Para uma tarde em frente ao grande ecrã à distância: o festival de cinema do real Porto/Post/Doc, a decorrer entre 20 e 29 de novembro, tem também paralelamente uma edição online este ano, devido às restrições impostas pela pandemia. A programação em formato VoD (Video on Demand) está disponível no site online.portopostdoc.com, permitindo o visionamento dos mais de 50 filmes que participam no evento. Cada filme estará disponível online, até um máximo de quinze dias, após 120 minutos da sua exibição no festival presencial. Pode comprar o Passe Online (12 euros) que lhe dá acesso a todo o conteúdo online, ou então pode alugar individualmente cada filme.

Hambúrgueres no Mito

Entregas no Porto através da UberEats. Sábado e domingo, das 12h30 às 23h

Para apoiar negócios locais: o Mito está a fazer uma pausa naquilo que sempre foi e troca agora a comida mediterrânica por suculentos hambúrgueres. Há sete versões para que nenhum palato requintado, curioso ou guloso fique de fora. Carne, vegetariano, peixe ou frango serão as estrelas que viverão no meio do pão e de outros ingredientes que conferem um aspeto mais vibrante a este clássico da gastronomia americana. Por causa das restrições, durante o fim de semana o pedido pode ser feito na UberEats.

Miramar Live @ A Casinha

Concerto online. Sábado às 21h30. Bilhetes a 7,50 euros

Para ir a um concerto dentro de portas: a 21 de novembro, os Miramar — dupla formada por Frankie Chavez e Peixe — continuam a apresentar o seu disco de estreia e são os convidados dos Xutos e Pontapés para participar no Live @ A Casinha, um evento online de concertos digitais transmitidos diretamente dos estúdios da banda de rock português. O acesso a este concerto digital é feito através de bilhetes virtuais disponíveis aqui.

Pequeno-almoço no Benini

Restaurante Benini, R. A Gazeta D’Oeiras 8, Oeiras. Sábado e domingo, das 9h30 às 12h30. Tel.: 938 840 667

Para sair da rotina: o restaurante italiano Benini Sapori di Genova, em Oeiras, preparou um menu de pequeno almoço que dispõe, por exemplo, de croissant, sandes de focaccia com vitela e salada e torta di mele com maçã. O valor deste menu varia entre 2 euros e 10 euros. É aconselhada a reserva de mesa através do 938 840 667.

A Exposição Invisível

Culturgest – Fundação CGD, R. Arco do Cego 77, Lisboa. Domingo, das 10h às 12h30. Entrada gratuita

Para pôr à prova os sentidos: A Exposição Invisível, com curadoria de Delfim Sardo, é uma viagem histórica que reúne os projetos sonoros que vários artistas têm vindo a desenvolver, desde o início do século XX. Quer pela utilização da voz, quer pela construção de ambientes, o som proporciona aqui situações de exploração conceptual, esculpindo o espaço que nos envolve. Apesar de no domingo à tarde estar fechada devido às restrições, a Culturgest abre as suas portas durante a manhã, das 10h às 12h30, para que possa desfrutar desta experiência sonora gratuitamente.

Brunch nos Restaurantes Blue e Lumi Rooftop

Lumi Rooftop, R. de São Pedro de Alcântara 35, Lisboa. Blue Restaurant & Bar, R. Barata Salgueiro 55, Lisboa. Sábado e Domingo, das 10h30 às 13h

Para juntar pequeno-almoço e almoço num só: Lumi Rooftop localizado no último piso do hotel The Lumiares e o Blue, no Hotel Vintage, dispõem de um brunch completo e cheio de cor. Ambos os espaços apresentam uma oferta variada: ovos mexidos, fritos ou escalfados, croissants, seleção de queijos e charcutaria, tostas e iogurte com granola e mel. Quem gosta de bebidas vitaminadas pode pedir sumo de laranja natural e smoothies variados com fruta da época. Há ainda Mimosas ou Bloody Mary’s.  As panquecas com Nutella são a delícia dos mais pequenos e também estão incluídas nos menus. O brunch no Blue fica a 15 euros; no Lumi fica a 18 euros. As crianças até aos 12 anos só pagam 50% do valor.

Exposição “Os Olhos da Memória” do fotógrafo Armindo Cardoso

Museu do Aljube, R. Augusto Rosa 42, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 12h. Entrada livre

Para uma viagem ao Portugal da década de 70: “Os Olhos da Memória”, do fotógrafo português Armindo Cardoso, vai estar patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa. A exposição é composta por 50 fotografias que nos contam a história do país, no tempo entre a revolução de 1974/75 e o período pós-revolucionário, entre 1976 e 1980. O trabalho e as lutas laborais parecem ser o objeto privilegiado deste conjunto de imagens.

Brunch do Café na Fábrica

Lx Factory, Edifício E, R. Rodrigues de Faria 103, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 13h

Para começar o dia cheio de energia: o Café na Fábrica do Lx Factory volta a abrir este fim de semana e, mais uma vez, com um brunch (15 euros) recheado que inclui croissants e cesto de pão; compotas, manteiga e queijo creme temperado; uma tábua de queijo, fiambre e presunto; ovos mexidos; iogurte com frutas e granola; uma fatia de bolo caseiro; e uma bebida quente. Pode sempre desfrutar deste brunch na esplanada ao som de muita música.

Concerto Maria Monda

Mercado de Alvalade Norte, Av. Rio de Janeiro, Lisboa. Domingo, às 11h. Entrada livre

Para ouvir antes de ir almoçar: o trio Maria Monda sobe ao palco no domingo dia 22, para abrir a 7.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, numa parceria com a Fundação Inatel. Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso, que partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica, mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. O espetáculo é de entrada livre, limitada à lotação do espaço.

Express Drive Thru no Ajitama

Avenida Duque de Loulé 36, Lisboa. Serviço take-away. Sábado e domingo, das 11h às 13h

Para quem não gosta de filas de espera: para fazer face às restrições da circulação, este restaurante especialista em ramen oferece agora um novo serviço de take-away mais rápido, o Express Drive Thru. Este novo conceito reduz os momentos de espera de uma compra —escolher, pagar e recolher a comida — num só. Os dois primeiros são feitos no site do Ajitama Ramen Bistro e o último, já junto ao restaurante. Para um take-away mais conveniente, o staff do Ajitama entrega a refeição no carro do cliente. Na encomenda é preciso indicar a hora a que vai levantar a comida e a matrícula do automóvel, para que a equipa o identifique. Há ainda uma promoção que oferece uma bebida ou uma sobremesa em compras superiores a vinte euros. Pode consultar aqui as opções de ramen disponíveis.

Exposição “Meet Vincent van Gogh”

Terreiro das Missas, Belém, Lisboa. Sábado e domingo, das 9h às 13h

Para conhecer van Gogh: a experiência imersiva e multi-sensorial, que resulta da parceria entre o Museu Van Gogh em Amesterdão e a produtora portuguesa UAU, mantém-se aberta mas abre as suas portas mais cedo ao fim de semana: entre as 9h e as 13h, com a última entrada agendada para as 11h30. A exposição “Meet Vincent van Gogh” está montada no recinto do Terreiro das Missas, junto ao Tejo, e convida os visitantes a interagirem, tocarem, filmarem, envolverem-se no que está à sua volta, numa viagem aos sentimentos e pensamentos do pintor. O custo dos bilhetes varia entre os 11 euros e os 15 euros.

Scheherazade pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Praça do Império, Lisboa. Domingo às 11h. Bilhetes entre 13 e 23 euros.

Para os amantes de música clássica: a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o maestro Adrian Leaper juntam neste programa dois grandes mestres da composição para orquestra: Nikolay Rimsky-Korsakov e Maurice Ravel. Em Scheherazade, o mistério da música irradia por criar efeitos sonoros de tal forma eficazes que nos levam a não reparar sequer no modo como são produzidos. O título é sugestivo: remete para a célebre lenda do sultão ciumento que matava todas as mulheres com quem se deitava, exceto aquela jovem que salvou a própria vida contando mil e uma histórias em outras tantas noites. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

The Little Collection da Livraria Lello

Encomendas online

Para os leitores mais novos: que tal comprar já os presentes de Natal para as crianças lá de casa? A Livraria Lello lançou uma coleção de livros infantis totalmente desenvolvida por artistas nacionais. The Little Collection é composta por cinco clássicos da literatura — Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Tom Sawyer, O Livro da Selva e o Feiticeiro de Oz —, que foram adaptados à literatura infantil com ilustrações únicas, assinadas por autores portugueses. Os livros custam 14,90 euros cada e podem ser encomendados através do site da Lello.

Workshop de Bolo Rei e Bolo Rainha

Workshop online. Domingo às 15h

Para ir ensaiando a consoada: a Pastelaria Batalha volta com mais um workshop, mas desta vez a sessão é dedicada ao bolo rei e ao bolo rainha, dia 22 às 15h. Os bilhetes (10 euros) para esta experiência virtual, que tem uma duração de uma hora e meia, podem ser adquiridos aqui. A aula decorre por vídeo-chamada no Zoom. Tem ainda a possibilidade de marcar uma aula privada para aprender a fazer os melhores doce de natal — os pedidos devem ser feitos através de pasteldenataworkshop@gmail.com.

Besushi

Rua de Braga 57A, Carcavelos. Entregas entre Caxias e Monte Estoril. Sábado e domingo, das 18h às 22h. Tel.: 215 885 051

Para comer de forma mais sustentável: o Besushi já existe desde 2015, mas agora decidiu apostar na responsabilidade social. Numa altura em que as entregas ao domicílio são privilegiadas, o restaurante de comida japonesa decidiu substituir as embalagens de plástico por embalagens biodegradáveis, para tornar o seu serviço de entregas mais sustentável e proteger os oceanos, uma vez que é de lá que vem grande parte da sua matéria prima. O Besushi oferece uma extensa carta com opções de sushi, sopas miso e bowls, que podem ser encomendadas através do 215 885 051 ou no site besushi.pt.

Novos Lançamentos na Claus Porto

Encomendas online

Para comprar produtos nacionais: as novidades da Claus Porto chegam mesmo a tempo do Natal, com uma seleção de produtos portugueses que vai agradar aos amantes das tendências e das fragrâncias. Entre os novos lançamentos há o Discovery Set (26 euros), com seis águas de colónia de 2ml cada; o Necessaire Voga (50 euros), em tecido de algodão com impermeabilização de película plástica biodegradável; e ainda os Duo Sets (48 euros), que incluem um sabonete líquido e uma loção corporal.

Kit Vícios do Maus Hábitos

Entregas no Porto através da UberEats

Para pôr as mãos na massa: e que tal um kit para fazer pizzas em casa? Sim, é verdade! Chama-se Kit Vícios e é uma opção lançada pelo restaurante Maus Hábitos. Está disponível para entregas no Porto através da UberEats. A ideia é simples: eles enviam a massa, os ingredientes e as dicas de confeção. Por aí, só tem de montar a pizza e levá-la ao forno. Os kits podem vir em três packs diferentes: pack de duas pizzas por 22 euros; de quatro pizzas por 37 euros; e de seis pizzas por 53 euros.

Doca de Santo Takeaway

Entregas em Lisboa. Sábado e domingo, das 12h às 21h. Tel.: 916 052 568

Para ir preparando a semana: este novo serviço de entrega de refeições frescas e congeladas do restaurante D0ca de Santo, pode ser aquela ajuda necessária para ir planeando as refeições para o resto da semana. Com esta oferta nunca vai ficar desprevenido. Pode armazenar no frigorífico ou congelador e depois só tem que aquecer e comer! As encomendas devem ser feitas antecipadamente e pode agendar o horário da entrega através do 916 052 568. Há entregas gratuitas na zona de Lisboa para pedidos superiores a 35 euros. Consulte o menu aqui.

deCastro do chef Miguel Castro e Silva

Entregas na Parede, Cascais, através da UberEats. Sábado e domingo, das 17h30 às 22h30

Para provar comida caseira com assinatura de chef: numa fusão entre tradição, inovação e os melhores sabores da cozinha portuguesa, o UberEats abre as portas ao Chef Miguel Castro e Silva com um novo restaurante virtual, desenvolvido unicamente para delivery exclusivo na aplicação. Chama-se deCastro e oferece uma carta com base em refeições tradicionais e caseiras, e que chegam até casa com um packaging biodegradável e sustentável. O menu inclui petiscos, pratos de peixe e carne, doçaria sem glúten e uma carta de bebidas.

Música na Quinta da Regaleira

Transmissão online. Domingo das 16h às 18h

Para uma tarde bem passada: neste domingo a Quinta da Regaleira recebe o Sintra Estúdio de Ópera para um recital de música europeia do renascimento. Este programa, que faz parte do projeto Música na Quinta, será transmitido em direto a partir das 16h na página de Facebook e canal de YouTube da Quinta da Regaleira.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.